TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Investimento Publico

Artigo: Tipos de Investimento Publico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Artigo  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Em economia Investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando aumentar a capacidade de produção da empresa, ou seja, seus bens e capital. O investimento produtivo acontece quando o lucro é maior ou igual ao capital investido. Já em finanças pode também significar compra de ativos financeiros, caracterizando o investimento financeiro.

Investimentos Públicos

São recursos disponibilizados pelo governo ou entidades publicas a fim de gerar bem estar social, e não visam retornos monetários e sim retornos sociais como exemplo desse investimento pode citar hospitais, escolas, redes de saneamento básico entre outros.

Tipos de Investimento Publico

Investimento a fundo perdido: É um investimento realizado sem perspectiva de retorno de montante investido. Esse tipo de investimento é realizado geralmente pelo estado, visando melhorar as condiçãoes de existência dos setores de baixa renda, estimulando os investimentos privados através de ofertas de um produto ou serviços antes inexistente.

Investimento autônomo: Os investimentos que acontecem em função do desenvolvimento tecnológico, ou aqueles que não têm expectativa de obtenção de taxa média de lucro ou mesmo que são realizados a fundo perdidos são considerados investimento autonomo. Este investimento não está relacionando com alterações de renda.

Investimento Induzido: É o investimento destinado a atender a demanda gerada pelo aumento de renda, pois é realizado em decorrência de um aumento da mesma.

Investimento Estrangeiro: A aquisição d empresas, equipamento, instalações, estoques ou interesses financeiros de uns pais por empresas, governos ou indivíduos de outros países, podem ser direto quando aplicado na criação de novas empresas ou na participação acionaria em empresas já existentes, e indiretos, quando assume a forma de empréstimo e financiamento em longo prazo.

Este tipo de investimento é geralmente realizado por razões politicas, militares ou independente de possíveis rendimentos, as pode ter a função de equilibrar em longo prazo o balanço de pagamento dos pais de origem. Para os pais que esta recebendo o investimento pode ser um meio de estimular o crescimento econômico.

Os investidores privados no exterior são feitos geralmente em decorrência de algumas motivações básicas:

• Lucro maior ou maiores facilidade fiscais ou legislativas doque conseguiria nos próprios pais.

• Na expectativa de cariaçõe cambiais favoráveis:

• Por temor a mudanças politicas ou fiscais nos pais de origem.

Investimento em longo prazo: Tem uma liquidez baixa. Por exemplo, a Poupança Poupança Reforma (PPR). Alguns fundos só permitem a sua conversão em dinheiro após algum tempo de permanência, outras ainda, oferecem condições mais vantajosas quanto maior for a “fidelidade” do investidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com