TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipo Investimento

Dissertações: Tipo Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  5.063 Palavras (21 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

Muito se ouve falar sobre o mercado de ações, muitas verdades e muitas mentiras, uma das verdades é que a participação de especuladores é intensa.

Mas o que é especular?

Muitas são suas definições e olhando no dicionário teremos uma clara definição dessa palavra, que são:

“Observar, indagar, averiguar, buscar informações minuciosas a cerca de um determinado assunto, fazer negócios com vistas ao lucro, negociar”.

Analisando, o especulador é aquele que busca informações a respeito de algo com vistas ao futuro e evidentemente busca colher frutos de seu trabalho de investigação através dos lucros.

E uma das mentiras ou talvez um paradigma é que bolsa é um jogo de azar.

No entanto, posso afirmar que não é, até porque especuladores não são jogadores e como a própria definição acima descreve, visa lucro através de suas pesquisas e informações e procura correr o menor risco possível com a finalidade de obter o máximo de lucro com seu capital investido. E em jogos de azar a probabilidade de se ganhar algo é , e sempre será remota.

Investir em ações é uma ciência e para tanto existem duas escolas que estudam esse mercado, a escola fundamentalista e a escola técnica. E reque muitos anos de estudo e dedicação.

Comprar e vender ações, trata-se portanto de um negócio como outro qualquer, e que o investidor tendo uma boa gestão de risco poderá vencer nesse mercado , que de azar não possui nada, mas muito pelo contrário requer um grande esforço, dedicação e estudo para se vencer nele. Com técnicas adequadas e estratégias definidas pode sim vencer. Me atreveria dizer e comparar, é como se, fossemos donos de um supermercado onde temos fornecedores e clientes, o que difere é tão somente a mercadoria que comercializamos.

Tanto num quanto em outro negócio existem seus riscos, assim como podemos efetuar um investimento em hora errada na bolsa e perder dinheiro, o supermercado pode vender a alguém e receber um cheque sem fundo, a diferença consiste apenas na mercadoria e a forma como se compra e vende suas mercadorias. A bolsa é o local onde se compra e vende ações e no caso do supermercado onde o empreendedor ira comprar de seus fornecedores e buscar através de ações de marketing vender a seus clientes, que podem estar localizados em seu bairro, cidade ou região, em ambas situações o investidor ou empreendedor estão em busca de lucro.

Em relação a negócios conhecidos como convencionais, o investidor ao iniciar um negócio com ações, possui algumas vantagens que são:

- Qual negócio você teria sem funcionários

- Qual negócio existe apenas um imposto para se administrar, na bolsa o investidor apenas paga 20% de IR sobre seus lucros e em negócios convencionais a quantidade de impostos são grandes e a responsabilidade do empresário a cerca deles é imensa,

- Na bolsa você consegue fazer seus negócios na comodidade de seu lar, seja através do telefone ou computador,

- E, qual outro negócio é possível liquidar e fechar as portas no mesmo dia? Sem que para isso não tenhamos que nos aborrecer com baixas de documentos, distratos sociais e ainda com a possibilidade de briga entre sócios. Na bolsa essa possibilidade existe, no dia e na hora em que quiser parar o seu negócio de comprar e vender ações basta liquidar suas posições de carteira e fim, está encerrado o seu negócio.

Como mencionado anteriormente o investidor em ações possui duas escolas para utilizar em suas análises de investimento a escola fundamentalista e a escola técnica, o presente trabalho será embasado na escola técnica.

Resolvemos elaborar o presente estudo por se tratar de matéria da maior relevância ao investidor que pretende entrar no mercado acionário e como existe pouco material didático a respeito do assunto esperamos que ele contribua para o aprimoramento e conhecimento a cerca do mercado de acionário.

Apesar de que nosso estudo estar focado inteiramente no mercado acionário a metodologia aqui apresentada poderá ser utilizada para investimentos em outros ativos ou mercados, como exemplo no mercado de futuros de commodities, mercado esse que é realizado através da BMF, bolsa de mercadorias e futuros em São Paulo.

BOLSAS DE VALORES

I - HISTÓRICO

No Brasil a fundação das Bolsas de Valores se deu inicio no ano de 1845 com decreto imperial nº 417 de Dom Pedro II do dia 18 de junho daquele ano, no qual foi criada a JUNTA DOS CORRETORES, onde as negociações dos títulos eram realizadas na atual rua primeiro de março, entre a Alfândega e o Paço Municipal, na cidade do Rio de Janeiro. E no ano de 1848 passou a utilizar a sede da Associação Comercial até a construção da sede própria.

A BOVESPA foi fundada em 23 de agosto de 1890, e até a década de 60 a BOVESPA e as demais bolsas brasileiras eram consideradas entidades oficiais corporativas, e seus membros denominados corretores que eram nomeados pelo poder público.

Com a reforma do sistema financeiro e do mercado de capitais realizadas em 1965/66 as bolsas se transformaram em associações civis sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeiras e que operam sob supervisão da Comissão de Valores Mobiliários – CVM. E os antigos corretores se transformaram em sociedades corretoras e são fiscalizadas pelo BACEN – Banco Central do Brasil.

II - FORMAS DE NEGOCIAÇÃO

As operações realizadas nas bolsas de valores são realizadas em local denominado PREGÃO e são realizadas pelos corretores, que são membros designados pelas sociedades corretoras que as representam nos negócios próprios ou de seus clientes.

Atualmente as bolsas de valores possuem diferentes tipos de negociação que são:

• Sistema de pregão viva voz, utilizado somente para realizações de ações de alta liquidez, com grande volume de negócios diariamente, onde os operadores operam as ofertas de compra e venda dos clientes das corretoras.

• Sistema Eletrônico de Negociação, conhecido como Megabolsa, destinada a realizar operações de compra e venda de ações através de um terminal de computador.

• Sistema de pregão automatizado com informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com