TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECONOMIA NO SETOR DE DOCES

Tese: A ECONOMIA NO SETOR DE DOCES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Tese  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 7

1 – INTRODUÇÃO

A tradição de comer doces nasceu com o colonizador português que, junto com as primeiras mudas de cana-de-açúcar, também trouxe este habito. Nas cozinhas das casas grandes das fazendas produtoras de açúcar, as senhoras iam ensinando as escravas a misturar corretamente os ingredientes. Com a fartura do açúcar e a variedade de frutas existentes, as culturas foram se misturando e novos doces foram surgindo. Os doces integraram-se de tal forma à cultura brasileira que passaram a representar nossos mais íntimos sentimentos em relação aos amores de nossas vidas, carinhosamente chamados por alcunhas como ‘doce de coco’, ‘manjar’, ‘docinho’ ou a referências como ‘ela é um doce de pessoa.

2 - A ECONOMIA NO SETOR DE DOCES

Informações superficiais de uma doceria

A estrutura da loja será inicialmente, dividida entre a loja e a cozinha. A distribuição dos equipamentos será bastante importante, pois dela dependerá a facilidade de locomoção dos funcionários, uma boa estratégia e que impulsiona as vendas é a exposição atrativa desses produtos. Desta forma, o uso racional do espaço deve ser bem feito, um exemplo é do aproveitamento da parte inferior interna do balcão, que poderá ser utilizada para a instalação de balcão frigorífico, freezer horizontal, prateleiras para armazenagem de louças, garrafas, etc. A visibilidade da cozinha é hoje um fator muito importante para que o cliente perceba os cuidados com o preparo dos alimentos, a higiene e a limpeza, se faz necessário também a instalação de paredes de vidro chanfrado, criando assim maior segurança e confiabilidade, pois uma vitrine visualmente bem explorada é um fator que permite a diferenciação, já que o ser humano se sente atraído por formas, cores e texturas visualmente sedutoras e iguarias que combinam uma estética perfeita e um sabor irresistível.

Quanto se compra e se vende:

Como se trabalha com produtos altamente perecíveis, as compras são outro ponto com o qual o empreendedor deve se preocupar, pois necessitam fazer negociações antecipadas com fornecedores, para oferecer mais promoções aos clientes, devem-se fazer compras quase que diárias, para não usar produtos congelados, pois eles interferem no sabor final. No entanto, ingredientes como farinha de trigo e açúcar podem ser comprados sem pensar em perdas. A própria rotina do estabelecimento é que fornecerá dados para a estruturação do programa de compras. Neste negocio não se pode estocar o produto, por ser perecível, antes de produzir se faz necessário o estudo da quantidade a ser produzida diariamente. É necessário ter criatividade e flexibilidade para acompanhar as oscilações de mercado e solicitações da clientela. Há no mercado desde estabelecimentos bastante simples até aqueles que desenvolvem uma linha de doces de primeira linha, voltados para o chamado público “classe A”. Enfim, tudo será determinado pelo público-alvo, que por sua vez é resultado de uma reunião de fatores como: tipo de produtos, serviços ofertados e localização do estabelecimento.

Comportamento do Consumidor

Loja de doces mobiliza muito dinheiro, por incrível que pareça. A aparente inutilidade dos doces traz o sustento de muitas famílias e pode ser uma excelente fonte de renda a partir de um trabalho bem feito. Nos últimos anos, uma nova tendência de mercado se destaca: produtos prontos, dentre eles, doces. Com a mudança do comportamento da Sociedade (como falta de tempo, facilidade, comodidade, etc.) Já se foi o tempo em que se faziam tudo em casa, hoje existem lojas especializadas nos mais diversos doces. Assim sendo, sua empresa deve oferecer um diferencial (exemplo sabor caseiro, doces exclusivos) aos seus clientes para ganhar maior espaço neste mercado tão competitivo. Entender o comportamento do consumidor é algo que todas as organizações almejam alcançar, com Credibilidade: a sua representação e realmente tudo que você tem no mundo dos negócios. Os clientes devem confiar em você e na qualidade de seus produtos. Acessibilidade: acesso rápido e fácil ao sistema de serviço, através de telefone, e-mail, facebook, propaganda-via radio/internet, panfletos, dentre muitos outros. Confiabilidade: Você deve realizar o que promete, no tempo estipulado e com a melhor qualidade possível. Excelência: os clientes são muito importantes e essenciais para seu negócio.

3 – INFLUÊNCIAS DA ECONOMIA

Com novo tipo de modalidade empresarial “MEI”- Micro Empreendedor Individual, as docerias informais estão se formalizando devido às facilidades: baixa carga tributária, créditos facilitados e incentivos fiscais.

Informações sobre o mercado consumidor:

A procura por tais produtos tem tido um aumento considerável nos últimos anos devido, principalmente, ao crescimento da renda da população brasileira. Tal crescimento desse consumo

está associado à expansão do segmento de alimentação fora do lar, um dos segredos deste negócio. O segmento de bolos/doces é bastante dependente das datas comemorativas, o pico de vendas acontece nas festividades de natal, ano novo, dia das mães, dias dos pais, dia dos namorados, etc. No dia a dia a clientela geralmente consome este produto, após as refeições, durante chá da tarde, passeios, ou degustam no próprio estabelecimento.

Os consumidores são de todas as classes sociais. Os principais clientes são pessoas da vizinhança, pessoas que trabalham nas proximidades e pessoas que passam com freqüência pelo local, pois comer um doce já virou habito do brasileiro. Em geral, as mulheres são responsáveis por 55% do consumo de doces, já os homens, por 45% (gráfico 1). Este mercado é explorado por diversos tipos de empresas como padarias, confeitarias e grandes lojas especializadas (exemplos: Lalai doces, Amor em pedaços, feira central, entre muitas outras).

Gráfico 1 - Consumo de doces

4 – CUSTOS DE PRODUÇÃO

São todos os gastos realizados na produção e que serão incorporados posteriormente no preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, impostos prediais, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima (a farinha, a manteiga, o açúcar, o sal, o fermento, os ovos, o leite e mais outros que completam a receita), constata-se que, para produzir o bolo/doces, foram utilizadas fôrmas, local

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com