TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÍVEL DE RISCO PLANEJAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO

Resenha: NÍVEL DE RISCO PLANEJAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Resenha  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 6

NÍVEL DE RISCO PLANEJAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO

O primeiro pilar das finanças é o valor da moeda no tempo. As decisões financeiras envolvem custos e benefícios que estão espalhados sobre o tempo. Tomadores de decisões financeiras, na família e nas empresas, têm todos que avaliarem se investir o dinheiro hoje é justificado pelos benefícios esperados no futuro.

O valor do dinheiro no tempo se refere ao fato que dinheiro (um dólar, um euro, um yen, ou um real) na mão hoje vale mais do que a esperança dessa mesma quantia ser recebida no futuro. Existem no mínimo três razões do porque isto é verdadeiro. Primeiro dinheiro na mão pode ser investido, rendendo juros, de modo que você terminará com mais dinheiro no futuro. Em segundo lugar, o poder de compra do dinheiro pode mudar no tempo devido à inflação. Finalmente, a receita de dinheiro esperada no futuro é, em geral, incerta.

Um conceito fundamental como já falamos, é o valor do dinheiro no tempo, quer dizer, um dólar hoje vale mais que um dólar que será recebido daqui a um ano porque hoje pode ser investido e render juros, por isso precisamos familiarizar com o conceito de juros. Os economistas chamam de custo de oportunidade, ou seja, de desistir do ganho potencial de um dólar hoje para se beneficiar de seu valor no futuro.

Orçamento de Capital: planejamento e gestão dos investimentos de uma empresa em longo prazo. O administrador financeiro procura identificar as oportunidades de investimento onde o valor para a empresa é superior a seu custo de aquisição

Estrutura de Capital: Combinação de capital de terceiros e capital próprio existente na empresa.

Administração do Capital de Giro: ativos e passivos circulantes de uma empresa

Eles devem, então, comparar os valores da soma de dinheiro em diferentes datas. Para fazer isto é requerido um entendimento perfeito dos conceitos de valor do dinheiro no tempo e das técnicas de fluxo de caixa.

Um empreendedor consegue antecipar-se ás oportunidades de mercado, junta seus recursos disponíveis e monta um negócio ou uma empresa. Para almejar, a partir de então, não apenas a remuneração individual e isolada de cada um dos recursos aplicados, mas também um ganho excedente, ou um valor agregado, que podemos sintetizar na palavra lucro.

Uma parte é dedicada na elaboração do plano de negócios de um empreendimento, é a realização do plano financeiro. É a hora de expressar tudo em valores, isto é, tudo em dinheiro. É preciso fazer as contas para ver, por exemplo, qual o volume dos recursos necessários para viabilizar o negócio.

Estamos acostumados com a idéia de que o valor do dinheiro muda no tempo. Afinal, convivemos com a inflação.

Quem empresta dinheiro abre mão de algo: poderia consumir no presente ou obter uma renda aplicando o recurso em algum investimento. Chamaremos de capital, o valor que foi emprestado ou aplicado, e juros a remuneração devida pela utilização do capital.

NÍVEL DE RISCO

Se um investidor esta em duvida entre dois projetos e a ele é apresentado os seguintes resultados: duas ações com as seguintes taxas de desconto, a primeira com 6% e a segunda com 12%. Qual seria a melhor opção para escolha.Todos nós sabemos que quanto maior o risco do projeto maior o pode ser seu retorno, com base nisso concluímos que quanto maior a taxa de juros, maior o tempo que ele levara para trazer o retorno para o investidor. Falando em ações podemos visualizar nos meios de comunicação exemplos como o Facebook, que possui uma grande procura de compra. Baseado nisso a outra ação de 6% terá um menor tempo de retorno e um risco menor.

BALANCEAMENTO ENTRE RISCO E RETORNO

Desvio-padrão é: 170 para o Projeto A e 130 para o Projeto B, considerando que o retorno esperado para ambos é de 280. Calcular e avaliar qual dos projetos apresentam menor risco.

Calculo:

Projeto A _170_ = 0,60

280

Projeto B _130_ = 0,46

280

Avaliação: O risco ou desvio-padrão do Projeto B é menor, e tem um melhor índice de balanceamento entre risco e retorno. Portanto, o Projeto B é melhor que o Projeto A.

Quando os coeficientes de variação de diferentes projetos são comparados, quanto menor o CV, melhor o projeto, do ponto de vista da compensação entre risco e retorno.

Avaliação de Ações e Títulos

O valor de um ativo, tal como uma ação ordinária ou um título, é influenciado por três principais fatores: fluxo de caixa do ativo, taxa de crescimento do fluxo de caixa e risco ou incerteza do fluxo de caixa. Um aumento no montante do fluxo de caixa tende a aumentar o preço de um ativo. Inversamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com