TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anotações sobre o fluxo de caixa relevante

Projeto de pesquisa: Anotações sobre o fluxo de caixa relevante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.737 Palavras (15 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste trabalho foi a realização de um estudo sobre os principais problemas nas atividades de logística hospitalar interna, focada no almoxarifado de um hospital público de Campo Grande - MS, no intuito de analisar o seu atual funcionamento, estudando meios que viabilizem as melhores propostas para propor ações de implementação de alternativas visando à resolução de problemas. Para a consecução dos objetivos propostos, optou-se por um estudo qualitativo por meio de uma abordagem descritiva. Quanto à estratégia, o estudo assumiu a forma de estudo de caso, em que os dados foram coletados por meio da realização de um grupo focal e de entrevistas semiestruturadas.

A empresa citada neste trabalho é a Associação Beneficente de Campo Grande (Santa Casa de misericórdia de Campo Grande), a ideia da criação da Santa Casa de misericórdia de Campo Grande remonta aos idos de 1917, quando Campo Grande tinha apenas 8.000 habitantes aproximadamente, na ocasião não havia na cidade nenhuma instituição hospitalar, visto que a mais antiga que é o Hospital Militar hoje chamado Hospital Geral, foi criado em 1922 sendo a Santa Casa o 2º (segundo) Hospital mais antigo de Campo Grande.

Com o passar dos anos, acompanhando o crescimento da cidade, o hospital, graças a generosas doações de pessoas ilustres da comunidade, também foi tendo seu crescimento, com a construção de outros pavilhões, alguns deles em funcionamento até hoje, até que em 1976, percebendo que o hospital não podia continuar simplesmente aumentando a quantidade de leitos sem aumentar a infraestrutura geral, como: cozinha, lavanderia, refeitório para funcionários e etc. Decidiu-se então partir para a construção de um novo hospital, um grande projeto de um hospital com 750 leitos e uma grande infraestrutura. Hoje, a Santa Casa de Campo Grande, é um dos maiores e mais bem equipados hospitais do país, funcionando todos os dias em todos os períodos, possuindo cerca de 2200 funcionários, sendo também a quarta maior Santa Casa do Brasil ficando atrás apenas das Santas Casas de Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte.

A sua visão promover saúde e reconhecimento com excelência e sustentabilidade, visando o bem estar de nosso cliente interno e externo. Sendo assim seus valores: honestidade, humildade, lealdade, ousadia, parceria, perseverança, respeito e responsabilidade. A empresa também oferece atendimento de saúde com médicos em diversas especialidades, onde as consultas são pelo SUS (Sistema Único de Saúde), totalmente gratuito ao público e outra parte também com atendimento particular, são os casos dos convênios.

Seu público alvo se concentra totalmente na população que necessita de atendimentos médicos. As informações foram cedidas por um Assistente administrativo que trabalha no setor de almoxarifado da empresa citada, e também faz parte do grupo de estudo e desenvolvimento deste trabalho.

A rede de logística do hospital citado é complexo entre os vários setores em que formam o controle de suprimento, onde o gerenciamento entre os demais setores que é envolvido almoxarifado, manutenção, compras, cozinha, financeiro e jurídico são engrenagens para que possam ser feito o abastecimento do hospital e seus setores.

Anotações sobre o fluxo de caixa relevante

Um fluxo de caixa relevante em um projeto é aquele que provoca uma mudança no fluxo geral de caixa da empresa que está vinculado à questão de se aceitar ou não este projeto. E a diferença entre os fluxos de caixa futuros da empresa que podem ser obtidos com o novo projeto e aqueles que seriam possíveis sem o projeto, recebe o nome de fluxos de caixa incrementais. Portanto, entender o conceito de fluxo incremental é fundamental na análise de implantação de um projeto.

Custos irrecuperáveis - São os custos que já estão comprometidos no passivo de uma empresa para serem pagos. Esses custos não podem ser alterados hoje, pela decisão de aceitar ou não o novo projeto. Logo, esse custo existe e a empresa terá que pagá-lo de qualquer forma. Portanto, considerando o fluxo de caixa incremental, esse custo não está sendo considerado na decisão de investimento. É necessário excluir os chamados custos irrecuperáveis da análise. Logo, podemos dizer que os custos irrecuperáveis não devem ser considerados na decisão de investimento em um novo projeto.

Efeitos colaterais - Já sabemos que os fluxos de caixa incrementais de um projeto consideram todas as mudanças que podem ocorrer nos fluxos gerais de caixa futuros da empresa. Por isso, é muito comum que esses projetos provoquem efeitos colaterais, também chamados secundários, quando passam a ser executados.

Capital de giro líquido – CGL Além dos ativos que devem ser investidos a longo prazo é muito comum que a empresa, ao desenvolver um projeto, tenha que investir em capital de giro líquido. É natural que um projeto sempre vai exigir um investimento em estoques, em contas a receber, para poder atender às vendas a prazo. E alguns desses investimentos no projeto acabaram assumindo formas monetárias, isto é, quantias que deverão ser pagas aos fornecedores (contas a pagar) e a empresa provavelmente terá que complementar com a quantidade necessária para que isso ocorra. É essa diferença que chamamos de investimento em capital de giro líquido.

Demonstrações financeiras - São demonstrações financeiras projetadas aquelas que mostram a previsão das operações para o ano seguinte. Elas representam um instrumento bastante conveniente e capaz de sintetizar as informações mais importantes de um projeto de investimentos. Logo, para elaborar esse conjunto de demonstrações, vamos precisar de informações e estimativas de variáveis.

Gestão Financeira, fundamentais, como por exemplo, número de unidades vendidas, preço de venda de cada unidade, custos fixos e variáveis totais envolvidos, bem como conhecer o investimento total exigido pelo projeto, incluindo aí qualquer gasto que tenha ocorrido com o capital de giro líquido.

Risco de previsão

Quando analisamos um fluxo de caixa descontado, observamos que as informações mais importantes são as projeções dos fluxos de caixa futuros. Logo, devemos ter o máximo cuidado em processar e organizar essas informações, pois os resultados poderão ser muito enganosos. Às vezes se esquece da economia do país, da realidade econômica mundial e subjacente e se toma decisões baseadas somente em técnicas sofisticadas como o VPL e a TIR. Por isso, a possibilidade de tomar uma decisão ruim por causa dos erros de fluxos de caixa é denominada risco de previsão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com