TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração De Materiais Etapa 1 E 2

Ensaios: Atps Administração De Materiais Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  4.900 Palavras (20 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 20

Etapa 1 – Introdução. Administração de materiais.

1.1 – Análise sobre a importância, responsabilidade e as atividades desempenhadas pela administração de materiais.

1.1.1 – A importância da administração de materiais.

A administração de materiais dentro das organizações é de extrema importância, porque todo o funcionamento da organização necessita de materiais, desde o abastecimento da produção até os materiais de escritório, limpeza e etc.

A administração de materiais está ligada ao setor de compras e suprimentos, estas atividades têm importância estratégica dentro das empresas bem sucedidas, pois o lucro ou prejuízo começa quando a compra é realizada. Esta atividade deveria ser desempenhada por um setor específico, porém não é o que acontece em todas as empresas, que por muitas vezes compram quando está próximo ao resuprimento, sem levar em conta qualquer tipo de planejamento.

A administração de materiais tem como objetivo a redução de custos para que seja maximizado o retorno do capital investido e o setor de compras é um dos responsáveis por essa redução.

Outro item muito importante são os estoques, hoje as empresas visam o estoque baixo, para que não fique dinheiro parado, porém, ter estoque é algo inevitável, sempre haverá estoques. A administração de materiais vem para otimizar os estoques para minimizar o capital investido, para que isso não seja dispendioso para a empresa é necessário todo o planejamento e a redução de estoque sem o comprometimento do processo de produção e vendas ainda é um desafio para as empresas.

1.1.2 – As responsabilidades da administração de materiais.

As responsabilidades da administração de materiais são:

• Distribuição da produção;

• Previsão de vendas;

• Planejamento da produção;

• Produção.

A distribuição da produção deve ser feita de forma eficiente para que haja satisfação do cliente.

A previsão de vendas representa a quantidade de produtos/ serviços que a empresa pretende ou espera vender e colocar no mercado durante um determinado exercício de tempo. (CHIAVENATO).

A finalidade do planejamento de produção é planejar as atividades produtivas da empresa, adequando-as à sua capacidade de produção e à previsão das vendas. (CHIAVENATO).

A produção irá acontecer depois que é feita a previsão de vendas e o planejamento da produção.

1.1.3 – Atividades desempenhadas pela administração de materiais.

São várias as atividades desempenhadas pela administração de materiais, tudo está dentro de um sistema logístico integrado.

As atividades são:

• Controle de estoques;

• Compras;

• Almoxarifado;

• Planejamento e controle da produção;

• Importação;

• Transportes e Distribuição.

O controle de estoque serve para a organização controlar melhor todo o seu material para que não haja problemas na produção e/ou vendas. Para ter um bom controle de estoque é preciso ter um bom sistema de gestão, o sistema registra, geri entradas e saídas de produtos, o controle deve ser feito tanto para matéria-prima quanto para produtos acabados.

O setor de compras abastece os estoque e a produção, faz as negociações para ter os melhores produtos com melhores preços e condições de pagamento, por isso é tão importante para a redução de custos da produção.

O almoxarifado é o setor responsável pelo armazenamento e guarda física dos materiais. Alimenta de materiais todos os setores da empresa, suas atividades são: recebimento, armazenagem e expedição.

O planejamento e controle de produção é a função da administração de materiais que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingí-los da melhor maneira possível (CHIAVENATO).

O PCP controla o processo produtivo da empresa, pode estar subordinado à área de produção ou de materiais.

A importação lida com fornecedores internacionais, acompanhando todo o processo de importação inclusive o desembaraço aduaneiro, tem legislação extensa e complexa.

O transporte e distribuição é uma atividade que gera maior custo nas organizações, com isso a distribuição da produção deve ser muito bem feita para que este custo não seja ainda maior. Sua função é entregar matérias-primas, produtos e etc. Administra frota de veículos e também a contratação de transportadoras.

1.2 – Empresa: Copafer Comercial Ltda.

Copafer Comercial Ltda.

Localização:

Matriz: Av. Dos Estados 4.555 – Santo André – S.P.

Área total 24.000 m², sendo 14.000 m² de área construída

Área de circulação para clientes 10.000 m²

Filial: Av. Dos Estados 8.393 – Santo André – S.P.

Área total 10.000 m² de área construída.

Área de circulação para clientes 10.000 m²

Seguimento:

Comércio Varejista: produtos para indústria e construção.

Porte:

Empresa de grande porte.

Número de Funcionários:

550 funcionários.

Missão, Visão e Valores:

Missão: “Vender a solução de morar bem promovendo a realização de sonhos”.

Visão: “Ser a melhor empresa de materiais de Construção e Acabamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com