TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps - Agregando Pessoas Aplicando Pessoas Trabalhos Escolares E Acadêmicos Prontos

Ensaios: Atps - Agregando Pessoas Aplicando Pessoas Trabalhos Escolares E Acadêmicos Prontos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  3.022 Palavras (13 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 13

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ATPS-Administração de Produções e Operações

“Agregando pessoas. Aplicando pessoas”.

Trabalho exigido na disciplina de

Administração de Produção e Operações para

obtenção de nota do Curso de Administração

de Empresas do 6º Semestre, Vila Mariana noturno.

Prof.ª Sérgio Romero

SÃO PAULO

25/09/2013

2013

INTRODUÇÃO

A Administração de Produção e Operações é o gerenciamento dos recursos diretos que são necessários para a obtenção dos produtos e serviços de uma organização. Refere-se à direção e ao controle dos processos que transformam insumos em produtos e serviços.

A Administração da Produção visa para organização mais qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e redução de custos. Neste presente trabalho serão expostos alguns conceitos e técnicas que auxiliam na realização dos objetivos.

ETAPA 1 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Nos tempos passados já existia a visão da industrialização e hoje vem se adaptando. Antigamente o homem transformava a pedra em ferramentas. E em seguida veio o artesão produzindo com mais organização e detalhes de perfeccionismo dos seus produtos. Ao passar do tempo o artesão foi substituído pela indústria, nesta pequena citação já podemos ver a evolução da administração de produção. A partir destes pequenos eventos surgiram às competitividades de manufatura de seus produtos, com a necessidade cada vez mais de inovar seus produtos o ser humano começou a desenvolver novas tecnologias e modernidade para que atendesse seus clientes. Em seguido começou a industrialização de maquinas e empresas grandes cada vez mais automatizadas, com foco de produzir mais e mais, de se atingir novos mercados surgindo às importações e exportações, aplicando novas técnicas, teorias administrativas, ferramentas administrativas, métodos científicos, qualidade e entre outros aspectos.

Através desta pequena definição podemos ver o grande avanço da administração da produção sendo cada vez mais padronizada e sofisticada e caracterizada por novas técnicas produtivas denominada produção enxuta que introduz outros aspectos que veremos neste contexto.

Just in Time – (Hora certa): Sistema de Administração da produção que determina que nada deve ser produzido, comprado ou transportado antes da hora certa, ou seja no momento exato em que é requerido pela linha de produção ou pelo cliente. Com isso, objetivando o maior volume possível da produção, usando o mínimo de matéria-prima, embalagens, estoques intermediários e recursos humanos. O controle nesse processo tem que ser rígido para que seja evitado gerar estoque em excesso, desperdício ou escassez dos produtos.

Engenharia Simultânea: Conceito que se refere á participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto. Tanto os clientes como os fornecedores são envolvidos, com o objetivo de reduzir prazos, custos e problemas na fabricação e comercialização.

Tecnologia de Grupo (TG): É uma filosofia da engenharia e manufatura na qual, peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas, etc.) similares são identificadas e agrupadas para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.)

Consórcio Modular: O conceito do consórcio modular foi escolhido para estruturar o processo de fabricação da fábrica de caminhões da Volkswagen em Resende. Ele reúne numa mesma fábrica 7 grandes empresas de autopeças, especialistas em cada etapa do processo produtivo. Operando sob o mesmo teto, com políticas integradas e decisões por consenso, se objetiva alcançar maior valor agregado ao produto fornecido.

Neste conceito inovador a posição de fornecedor é substituída pela do parceiro, e o faturamento imediato substituído pelo lucro pós venda. O consórcio objetiva formar equipes flexíveis, otimizando os recursos disponíveis, redução nos custos de produção e investimentos, diminui ainda os estoques e o tempo de produção dos veículos, para maximizar resultados, num modelo de alta competitividade.

Células de Produção: Consiste em uma ou mais células de trabalho, com mecanismos de transportes e de estoques intermediários entre elas. As estações de trabalho são geralmente dispostas em“ U” com objetivo de haver maior velocidade de produção. Exige que o funcionário seja polivalente, ou seja, participe de todo o processo como todos os funcionários, estabelecendo integração da equipe de trabalho.

Desdobramento da Função de Qualidade (QualityFunction Deployment – QFD): Metodologia que visa levar em conta, no projeto do produto, todas as principais exigências do consumidor a fim de não somente atende-las como também suplantá-las.

Comakership(Co-fabricação):É a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Representado por conceitos como os de confiança mutua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, pois possui a garantia de contratos de longos prazos.

Sistemas Flexíveis de Manufatura: Conjunto de maquinas de controle numérico interligadas por um sistema central de controle e por um sistema automático de transporte (flexiblemanufacturing systems – FMS)

Manufatura Integrada por Computador: refere-se à integração total da organização manufatureira por meio de sistemas de computadores e filosofias gerenciais que melhoram a eficácia da empresa. ( computer integrated manufacuring – CIM)

Benchmarking:É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função especifica a fim de melhorar como realizar a mesma função ou outra semelhante.

Produção Customizada: É um tipo de manufatura direcionada para o consumidor, conforme suas exigências, resultando num produto de seu gosto. A prioridade é atender as necessidades do cliente.

Passo 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com