TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciencias

Trabalho Universitário: Atps Ciencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 8

LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO NO CENÁRIO DA GESTÃO EM ENFERMAGEM

“Liderança e Comunicação no Cenário da Gestão em Enfermagem” (Rev. latino-am.enfermagem – v. 6 – n. 5 – p. 77-82 – dezembro 1998). O artigo de Maria Auxiliadora Trevisan, Izabel Amélia Costa Mendes, Neide Fávero e Márcia Regina Antonietto da Costa Melo cita a importância da liderança nos grupos de trabalho. O termo liderança faz parte de um conjunto de situações que faz o indivíduo se destacarem como líder de uma equipe de trabalho. Na própria sociedade convivemos com várias pessoas que já possuem a liderança, essas pessoas mostram ao decorrer da vida uma liderança natural de cada dia, com sua vida pessoal, grupos de amigos, etc. O que é ser líder? Esse artigo mostra quais as características de um líder e todos os dias aumenta mais a importância desse cargo em uma equipe, primeiramente a preparação desse líder faz com que sejam capturados vários conhecimentos em modo geral tanto econômico como político, o líder tem que possuir primeiramente conhecimento geral sobre sociedade e administração, para facilitar o desenvolvimento geral em grupo. O líder é um membro de um grupo que possui em sua rotina o conhecimento de comunicação interna e externa, transmissão de informações, gerenciamento, uma pessoa que consiga canalizar a atenção dos envolvidos e dirigi-las para ideias comuns, tem que ser aceito pelo grupo, escutar todos os envolvidos, passar as informações claramente e explica-las, passar confiança entre os integrantes, abrir espaços individuais para os integrantes com respeito, mesmo tendo todas essas informações a principal característica é a comunicação.

A comunicação faz com que o líder tenha mais contato com seus integrantes, faz com que ele tenha uma maior dimensão dos fatos ocorridos, mais facilidade de resolvê-los, para passar corretamente para seus superiores.

Na enfermagem o papel de liderança é essencial para grupo geral de trabalho de um hospital ou unidade de saúde, existem vários grupos que precisam ser liderados, cada um em sua especialidade. O enfermeiro lidera os técnicos de enfermagem e os auxiliares de enfermagem na área de assistência a saúde, a transmissão de informações podem ser executada de várias formas, disseminador, monitor ou porta-voz. O Monitor é como um armazenador de informações do setor, é como se ele buscasse todas as informações que são necessárias para depois poder resolvê-las adequadamente, na área da saúde o líder verifica a dificuldade que os integrantes do grupo está encontrando com algum procedimento ou alguma situação e com seu conhecimento encontra a solução para repassar para seus integrantes. O disseminador transfere as informações externas para o interior, isso significa que se em algum momento for necessário à realização de algum atendimento externo o líder é quem determina aquele fará o atendimento conforme a função do integrante do grupo. O Porta-voz Transfere as informações internas para o externo, com o papel de mostrar a organização em alguma situação, exemplo o diretor do hospital ou a enfermeira chefe.

O líder na enfermagem é muito importante para os clientes, trazendo clareza nos procedimentos e confiança dos profissionais, faz com que seus usuários sejam melhor atendidos, com mais respeito e qualidade, por que quando existe a comunicação nos setores de trabalho os próprios clientes sentem a diferença nos profissionais que estão os atendendo.

Concluímos que o papel de liderança tem que ser ocupado por uma pessoa que seja preparada, uma pessoa que não possua lados e que seja global, que veja as situações como aprendizados e que principalmente respeite o próximo, o caráter é muito importante nesse cargo, por que o líder tem que transparecer a confiança e igualdade entre seus integrantes de trabalho, assim uma equipe bem liderada consegue fechar seu ciclo de grupo e trabalha de forma qualificada, totalmente estruturada.

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DE ENFERMEIRAS: UM NOVO VELHO DESAFIO?

“Competências Gerenciais de Enfermagem: Um Novo Velho Desafio?” (Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Jul-Set; 15(3): 479-82). O artigo de Isabel Cristina Kowal Olm Cunha e Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto descreve a constante mudança do mercado de trabalho quanto as formas de gerir pessoas, procurando hoje focar-se em melhor relação entre profissionais, buscando também profissionais que apresentem maior qualificação, pessoas que desempenhem seu papel com devida competência. Retrata também o sentido da palavra “competência”, demonstrando que quando se refere à “competência” não está apenas se referindo à forma de agir, de desempenhar um papel ou solucionar problemas, mas, sim sobre tudo aquilo que é de inteira responsabilidade de cada profissional.

Na enfermagem tudo o que é de competência do enfermeiro, vem aumentando a cada dia, pois, o enfermeiro que antes desempenhava apenas o papel de cuidar, hoje assume responsabilidades bem maiores, como: liderar equipes, gerenciar unidades e embutido nessas duas responsabilidades vem: manter sua equipe atualizada quanto à procedimentos, supervisionar a equipe, administrar unidades e setores de forma correta e coerente prestando conta de fatos ocorridos, solicitando materiais em falta, entre outros.

Portanto, a busca por capacitações, informações, melhor desempenho em seu papel e conhecimento, se faz cada vez mais necessária aos profissionais de enfermagem, para que não só aumente suas responsabilidades (competência), mas também para que o profissional de enfermagem seja reconhecido por desempenhar um papel fundamental, não apenas na equipe assistencialista, mas, em cargos mais visados e melhores remunerados como gerências.

GERÊNCIA E COMPETÊNCIAS GERAIS DO ENFERMEIRO

“Gerência e Competências Gerais do Enfermeiro” (Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Jul-Set; 15 (3): 492-9). O artigo de Aida Maris Peres e Maria Helena Trench Ciampone aborda as competências gerais do enfermeiro mostrando que de acordo com as novas Diretrizes Bases da Educação as instituições de ensino estão cada vez mais buscando formar profissionais capazes de terem uma visão crítica, uma forma de agir responsável, pois hoje o enfermeiro também desempenha o papel de líder. Na atualidade de acordo com as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), o profissional necessita exercer algumas competências como: atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente. O artigo descreve separadamente cada competência de forma à orientar como cada uma se faz necessária para o enfermeiro se tornar um profissional qualificado.

Atenção à saúde: Cabe ao profissional que está desempenhando o papel de gerência organizar sua equipe, ganhar o respeito e respeitar cada profissional, só aí, após a equipe se encontrar equilibrada, todos visando um mesmo objetivo, passar a buscar e solucionar problemas vividos pela sua clientela, oferecendo um atendimento de qualidade, respeitando o problema de cada um, prestando um atendimento mais humanizado.

Tomada de decisão: Para tomar decisões corretas e obter resultados positivos o gerenciador deve planejar de forma sistematizada cada função, quais as responsabilidades que cada profissional deverá assumir, quais serão os métodos utilizados, os equipamentos, entre outros, e a partir daí colocar em prática tudo aquilo que foi planejado.

Liderança: O líder possui a habilidade de respeitar, saber ouvir, comandar, delegar funções, orientar, tomar decisões, sem a necessidade de agredir ou de mostrar o tempo todo quem manda, é respeitado todos e muitas vezes admirado pela facilidade que encontra em gerenciar equipes, visando o bem estar de todos sempre.

Educação permanente: O gerenciador necessita estar sempre disposto a aprender, buscando a atualização quanto a novos procedimentos desenvolvidos e quanto a mudanças que ocorrem o tempo todo na área da saúde nos procedimentos já aplicados, sendo então responsáveis por atualizar sua equipe sempre que necessário, para que não ocorra uma deficiência no atendimento prestado.

Comunicação: A comunicação é uma competência muito importante dentro de uma equipe, haja vista, que uma má comunicação pode causar danos irreversíveis ao cliente que se presta o atendimento. O líder deve se comunicar com clareza de forma que toda sua equipe entenda aquilo que se está sendo solicitado ou informado.

Administração e gerenciamento: Para se gerenciar de forma eficaz e coerente uma unidade de saúde, um setor, ou até mesmo uma grande empresa (hospital), o profissional necessita do conhecimento, capacidade para tomadas de decisões, implantação de novas ideias, sugestões, qualificação e procurar sempre estar atualizado.

Mesmo que algumas instituições ainda visem profissionais que possuem qualificações técnicas-cientificas, e isso não seja menos importante, o mercado de trabalho está a cada dia se modificando e percebendo que um profissional qualificado não se faz apenas por teorias e técnicas, mas, sim por um conjunto de competências tais como as que foram citadas acima.

GERÊNCIA DOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

“Gerência dos Serviços de Enfermagem: um Estudo Bibliográfico” (Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 07, n. 03, p. 318 – 326, 2005). O artigo de Ana Beatriz de Almeida Aguiar, Raquel da Silva Barros Costa, Claci Fátima Weirich e Ana Lucia Queiroz Bezerra fala sobre o gerenciamento do enfermeiro e suas habilidades necessárias para fazer um bom trabalho como gerente. Um bom gerente enfermeiro precisa agregar em seu trabalho outras áreas, administração, gerenciamento, planejamento, gestão, para garantir uma qualidade na assistência dada ao cliente, mesmo trabalhando na área de gerencia o enfermeiro não deixa de exercer o ato de cuidar. Para se gerenciar é necessário também liderar, saber lidar com as situações de toda a equipe de trabalho. O gerente tem que se adequar as normas da empresa, se está envolvido em cargos públicos é necessário que ele ponha em prática as diretrizes do Sistema Único de Saúde, se adequando para que possa resolver as demais situações apresentadas, para trabalhar nas regras do sistema governamental. O gerente também precisa saber lidar com as dificuldades diminuindo seus agravos e tentando encontrar formas de reparação dos problemas.

A formação curricular ou Diretriz Curricular Nacional da enfermagem está preparando os profissionais enfermeiros para trabalhar com o gerenciamento. As instituições de ensino já estão se atualizando a esses ensinamentos na grade curricular do aluno, para que possa se agregar mais matérias que estão se interligando ao assunto, administração/gestão em saúde, planejamento e organização do serviço de enfermagem, planejamento em gestão financeira, são áreas específicas para a função de gerencia, assim ele está apto a enfrentar problemas, dialogar, argumentar, propor e alcançar mudanças etc.

Os de mais estudos realizados mostram que o enfermeiro gerencia tão bem quanto realiza a assistência do cuidar ao usuário, esses estudos são recentes e classificam o enfermeiro como qualificado para possuir esse cargo na empresa, gerenciando toda equipe e seus integrantes, um bom gerenciamento é respaldado na confiança, respeito e principalmente na valorização dos integrantes que formam a equipe, sendo assim tem como objetivo administrar todo o seu setor ou sua unidade, trabalhando com toda parte interna, e com os integrantes internos da empresa.

Assim a Enfermagem está se desenvolvendo cada dia mais, expandindo seu currículo para poder melhor atender as empresas e seus clientes, esses ciclo de trabalho quanto mais qualificado com seus profissionais satisfeitos e bem gerenciados, a assistência no cuidar se tornam muito melhor, seus clientes são mais bem assistidos e compreendidos, as formas de resoluções de problemas se tornam mais viáveis, porque o grupo possui uma boa comunicação com seu líder e sua gerencia, todos precisam trabalhar juntos.

Concluímos que apesar de avanços os Enfermeiros precisam mudar e expandir suas mentes e valorizar seu trabalho sabe ainda que são poucos que passaram essa faze e já estão ocupando seus cargos de gerentes, mais sabemos também que esse paradigma está sendo mudado há pouco tempo e agora temos a obrigação de mudar essa situação, como novos acadêmicos precisamos valorizar nossa profissão e nos impor em nossas habilidades profissionais.

REFRÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=50104-11691998000500010&ing=en&nrm=iso

http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n3/v15n3a13.pdf

http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n3/v15n3a15.pdf

https://revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/901/1096

...

Baixar como  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »