TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciencias

Casos: Atps Ciencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

A Ciência No Ensino Fundamental

Construção do Conhecimento Científico na Escola

Fundamentos e Metodologia de Ciências

Professora: Sonelise Cizoto

Campinas, 16 de março de 2015

COMO DESENVOLVER EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Os artigos tratam de forma clara e objetiva o tema iniciação científica nas séries iniciais, ao ressaltar que o professor deve conhecer o perfil da turma, suas habilidades e pontos fracos que devem ser trabalhados ao elaborar um projeto.

É preciso que o professor encontre temas desafiadores mas que façam parte da vida dos seus alunos, pois assim o aprendizado fará mais sentido e será mais significante. O professor não deve também menosprezar a capacidade dos seus alunos, não é porque eles são crianças que é preciso mudar os termos científicos corretos das palavras, ou mandar que eles pesquisem apenas em fontes que são mais fáceis para crianças entenderem, deixe que eles busquem as informações em revistas cientificas, na internet, em livros e enciclopédias, e levantem suas hipóteses e dúvidas, e se eles não entenderem algo, cabe ao professor tentar sanar suas dúvidas.

Um dos textos retrata sobre como perguntar é importante para as crianças, é a maneira deles de descobrir o mundo a sua volta, e de entende-lo também, então quando o professor entende isso ele pode fazer uso desse método para começar um trabalho científico, o texto fala sobre o uso das pilhas e o seu descarte, e traz perguntas como: “O que acontece quando as pilhas usadas são jogadas no lixo? Qual a melhor forma de descartá-las?” E são as crianças/alunos quem devem responder essas perguntas, fazendo pesquisas em casa com os pais, ou em grupo na sala, usando livros, a internet que é um meio tecnológico que os alunos tem contato diariamente.

Quando o professor traz um tema desafiador para dentro da sala de aula, e faz com que seus alunos se interajam, que eles perguntem , discutam, a aula torna-se diferente, é um meio de fazer com que seus alunos participem, e começem a adquirir um pensamento crítico, a levantar hipóteses, a experimentar, e descobrir.

Para se fazer um experimento científico nas séries iniciais, ou em qualquer série, o professor deve apenas querer, encontrar um bom tema que dê um bom estudo para seus alunos, entender como a sua sala é, os recursos que ele terá disponível, e montar um planejamento, os alunos são capazes de aprender se o professor for capaz e tiver paciência para ensinar.

BIBLIOGRAFIA

Sites:

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml

Acesso: 12/03/2015

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S180611172012000100013&script=sci_arttext

Acesso: 12/03/2015

Livro-Texto da disciplina:

TRIVELATO,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com