TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Ciencias Sociais

Monografias: Atps Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

1.Introdução

Sociologia é a ciência humana que visa o estudo da sociedade, sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações, assim podemos dizer que seu foco é estudar os fenômenos sociais, compreender as formas de constituição das sociedades e suas culturas.

Estes estudos possibilitam mudanças e aperfeiçoamento do conhecimento social, pois auxilia os interessados a compreender mais claramente o comportamento dos grupos sociais e a sociedade como um todo, propicia a consciência social e a formação do espírito critico e analítico. Reflete os interesses das categorias sociais e pode ser usada como função ideológica.

2. Cultura, individuo e sociedade.

A história da humanidade mostra que o homem sempre viveu em grupos e que o contato com esse grupo é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Todas as pessoas nascem dentro de um grupo social e passará a ter hábitos e atitudes dos outros membros de seu grupo e isso fara que sejam aceitos dentro dessa sociedade.

2.1. Cultura significa cultivar, e bem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de formas específicas, uma determinada variante da herança social. A cultura também se pode diferenciar segundo o seu nível de desenvolvimento: primitiva (aquelas culturas com escasso desenvolvimento técnico e que não tendem à inovação), civilizada (atualiza-se mediante a produção de novos elementos), pré-alfabeta (não integrou a escrita) e alfabeta (utiliza quer a linguagem escrita como a oral).

Por fim, cabe destacar que, nas sociedades capitalistas modernas existem uma indústria cultural, com um mercado onde se oferecem bens culturais sujeitos às leis da oferta e da procura da economia.

2.2. Individuo são todas as pessoas que nascem dentro de um grupo, e este dotará o indivíduo com os mesmos traços sociais dos outros membros e que o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence. Assim, o grupo social- sociedade- precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social. Sendo assim, o homem pode ser definido como um ser social, um individuo é produto de um sistema complexo de interações que de um modo ou outro, ocorre com toda a humanidade e mais particularmente na sociedade da qual faz parte.

2.3. Sociedade é uma rede de relacionamentos sociais, podendo um sistema institucional, como por exemplo, anônima, civil, artística, etc. A origem da palavra sociedade vem do latim societas, que significa associação amistosa com outros.

O termo Sociedade é usado para o coletivo de cidadãos de um país. No entanto, a sociedade não é um conjunto de indivíduos convivendo juntos em um determinado lugar, é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas.

Os autores Berger e Lukmann, explicam a sociedade como realidade subjetiva, considerando que a socialização é o processo pelo qual ocorre a interiorização da realidade e é explorada de duas formas: a socialização primária e a socialização secundária.

Quando uma pessoa nasce ela ainda não se encontra dentro da sociedade, é necessária que haja um processo de interiorização que é a “base primeiramente da compreensão de nossos semelhantes, e em segundo lugar da apreensão do mundo como realidade social dotada de sentido” (Berger e Luckmann, 2003, p.174). Após esse processo ocorre o entendimento do individuo como parte do mundo do outro, que a partir deste ser instante, passa a ser o mundo do próprio individuo. O resultado final é a entrada deste ser na sociedade. Esse processo é descrito como socialização primária, que é o primeiro contato do ser humano com o mundo e seus significados e compreensões. Esta socialização não é a única na vida do individuo. Na maioria dos casos ocorre o contato com novos mundos e interpretações da sociedade, o que è denominado “socialização secundária”. É ressaltada que devido ao grau de afetividade e emoção envolvidaa socialização primária é a mais arraigada na mente do indivíduo. Além disso, o fato da criança não ter escolha e ser obrigada a se identificar com o mundo dos seus protetores causa o mesmo efeito.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com