TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Gerencial

Trabalho Escolar: Atps Contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  3.661 Palavras (15 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 15

ATPS Contabilidade Gerencial

Danilo de Souza Melo

Leonardo Ferreira Silva –

Paulo Alberto Ferreira –

Regis dos Reis Vaz –

Rodrigo Silva da Cunha –

Jun/2013

Sumario

Introdução 3

Qual o objetivo principal da contabilidade Gerencial? 4

Quais os três Macro conjuntos de informações? explicá-los. 5

Quais são os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais? 5

Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial? 6

Enumerar dez funções do Contador Gerencial. 6

Quais são as características que o contador gerencial deve apresentar? 7

Gerenciamento contábil específico 8

Bases de Rateio 11

MÉTODOS DE CUSTEIO 15

O custeio variável e o custeio-alvo como Suportes às decisões de investimentos no Desenvolvimento de novos produtos 17

Orçamento e suas técnicas 19

Orçamento de vendas 20

Orçamento de produção 21

Relatório final 23

Bibliografia 25

Introdução

Neste trabalho esta apresentando da melhor forma possível a Contabilidade Gerencial, seus conceitos e suas contribuições para todos os tipos de contabilidade. Segundo Sergio Iudícibus, a contabilidade gerencial pode ser caracterizada superficialmente como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custo, na analise financeira e de balanços etc.

Podemos definir como característica do contador gerencial, a precisão e a defesa dos interesses da empresa, deve ser uma pessoa altamente qualificada, com profundo conhecimento dos princípios contábeis, fazendo com que as informações corretas cheguem aos interessados dentro de prazos adequados e que a administração superior só receba informações úteis à tomada de decisões. Vamos ver também os tipos de custos, bases de rateio e os orçamentos, e veremos o melhor tratamento para fabricação dos produtos.

Qual o objetivo principal da contabilidade Gerencial?

Contabilidade Gerencial é o ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial. Segundo Crepaldi(1998,

P.18)

Quais os três Macro conjuntos de informações? explicá-los.

Gerenciamento contábil global: se caracteriza por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador um visão conjuntural da empresa, trata de informações sobre o todo empresarial.

Gerenciamento contábil setorial: objetiva suprir a demanda da média administração, neste grupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões. Departamentos.

Gerenciamento contábil específico: fornece informações detalhadas relativas as atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34).

Quais são os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais?

Controle Operacional – fornece informação ( feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.

Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.

Controle administrativo – fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.

Controle estratégico – Fornece informações sobre o desempenho financeiro e

competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.

Segundo Atkinson et al. (2000, p. 45).

Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial?

Os usuários das informações geradas, são no caso da contabilidade Gerencial, os internos como funcionários e administradores. Já a financeira visa os usuários externos, como os acionistas, os credores e outros interessados, podendo também atender os usuários internos.

A contabilidade financeira fornece informações objetivas, precisas e direcionadas por regras e princípios fundamentais da contabilidade e autoridades governamentais, em contraste com a gerencial que não é regulamentada, onde as informações sofrem apenas as restrições determinadas pela administração, sendo subjetivas e menos precisas.

A contabilidade Gerencial utiliza outras disciplinas nas áreas de economia, finanças, administração de forma integrada, utilizando a informação contábil como instrumento gerencial da administração. Além do que, uma de suas características principais é a ênfase dos relatórios atuais orientados para o futuro, enquanto a contabilidade financeira, não é dada a mesma importância apresentado uma orientação histórica e atrasada.

Segundo Padoveze (2000, p.31) e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com