TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Custos Logísticos

Trabalho Escolar: Atps Custos Logísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  3.880 Palavras (16 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

Introdução...................................................................................................4

Descrição da Empresa pesquisada...............................................................5

Área Geográfica ..........................................................................................5

Porte da Empresa..........................................................................................6

Politica de Qualidade....................................................................................7

Missão..........................................................................................................7

Os três principais concorrentes.....................................................................7

Conclusão.....................................................................................................9

Bibliografia.............................................................................................................10

Introdução

O mundo globalizado dos últimos anos faz com que cada vez mais seja necessário analisar os ambientes em que uma determinada organização esta inserida, para que se possa fazer um planejamento das ações estratégicas de atuação, buscando maior competitividade no mercado interno e externo, os custos nas empresas nos dias de hoje, levam os diretores a pensar em uma forma alternativa para diminuir o máximo possível os custos dentro de uma organização, fazendo uma pesquisa e apurando o que realmente é necessário para a empresa, pensando nisso vamos apurar o que pode ser melhorado dentro da empresa Torfa, onde podemos encontrar soluções que podem colaborar para a melhoria na logística da empresa, A competição entre as organizações tem aumentado a cada dia, por isso reduzir custos, melhorar a qualidade e aumentar a produtividade é ponto fundamental para a sobrevivência destas. Na busca de atingir estes objetivos, empresas e seus fornecedores têm trabalhado em parceria, desenvolvendo ações para obter uma cadeia de suprimentos consistente e harmoniosa. Toda empresa tenta encontrar a melhor forma de gerenciar seus materiais (insumos e produtos acabados) e suas informações. A cadeia de suprimentos é um dos nichos de análise que pode mostrar para qualquer organização seus ganhos ou perdas. Estudos e o gerenciamento voltado a esta questão tem crescido para resolução de problemas das empresas. Utilizando o mapeamento de processo se identificou alguns pontos falhos e de desperdício da parte da cadeia, tanto nos dois fornecedores (Brascan/Logo Pack) com a empresa quanto dentro da mesma, e através de três práticas iniciativas a serviço do planejamento e gestão se propõem algumas ideias de melhoria que poderiam ser aplicadas e que tipo de redução de custo relacionado ao estoque poderá ocorrer. Este trabalho consiste no estudo realizado em uma parte da cadeia de suprimento da Torfa. O estudo analisou o abastecimento de dois fornecedores, de diferentes tipos de insumos, e o abastecimento de insumos dentro da área produtiva desta empresa, com o objetivo de apresentar de forma concisa quais são as medidas que a Torfa utiliza para reduzir custos com tributação e apresentar os cálculos de cada processo que a empresa administra.

Descrição da empresa

Torfa Indústria Metalúrgica de Luminárias LTDA

Empresa esta localizada na rua: Paulino Nunes, 37, Parque Industrial, Taboão da Serra – SP CEP 06765360

A Torfa atua no seguimento do mercado brasileiro desde 1989, com a missão de desenvolver, produzir e comercializar serviços e produtos de iluminação adequados, confiáveis e que satisfaçam plenamente nossos clientes.

Área Geográfica

Empresa tem sua sede própria em São Paulo, mas atua em todo território nacional brasileiro com distribuição sendo responsável pela sua própria fabricação e transporte dos seus produtos.

Porte da Empresa

Empresa de porte grande, por ser líder no mercado brasileiro em seu seguimento de fabricação de distribuição de seus produtos.

Sempre investindo no crescimento e aprimoramento de sua estrutura, aliada a todo este desenvolvimento esta a preservação do meio ambiente, que e praticada através de diversas atitudes da empresa, como o compromisso de manter uma área verde maior do que sua cede, com consciência ambiental.

Política da Qualidade

Aprimorar a qualidade, melhorar continuamente os processos, manter entre os funcionários um espirito de equipe, através de treinamentos e conscientização e preservar o meio ambiente.

Missão

Desenvolver e oferecer soluções de iluminação que garantam satisfação e qualidade de vida.

Visão

Ser reconhecida como uma das melhores empresas de iluminação, com gestão responsável e eficaz dos produtos, colaboradores, recursos financeiros e ambientais.

Publico Alvo

Atender nossa carteira de clientes de grandes redes como Lerroy Merlin, C&C, Telha Norte etc.. E no atacado e varejo, sempre ampliando sues clientes por estar a 25 anos oferecendo soluções em iluminação de maneira criativa e inovadora, reunindo qualidade, estilo, design e tecnologia.

Valores

Ética nas relações

Pró-atividade

Comprometimento

Respeito ao ser humano e à natureza

Comprometimento da Direção

A Alta Direção da Torfa está comprometida com o desenvolvimento, implementação e melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.

Foco no Cliente

A Alta Direção assegura que os requisitos do cliente são determinados através da aprovação da sistemática e que são atendidos através de análise de dados referentes à satisfação do cliente.

A diretoria e gerencia, através dos requisitos relacionados ao produto, pesquisa de satisfação ao cliente, comunicação e reclamações de partes interessadas, análise crítica de contratos, ou outro requisitos, e a contínua implementação e manutenção do Sistema de Gestão, busca assegurar o atendimento e aumentar a satisfação dos clientes e partes interessadas.

Política da Qualidade

A diretoria da Torfa definiu a Política da Qualidade abaixo citada, a qual é comunicada a todas as áreas envolvidas no Sistema de Gestão da Qualidade, e divulgada através de quadros distribuídos em vários pontos da empresa, sempre que se julgar necessário, analisada criticamente para que mantenha sua adequação ao compromisso com o atendimento aos requisitos determinados, e a melhoria contínua da eficácia desse mesmo sistema.

Os Três principais concorrentes:

Sudoki

Sede:

Guarulhos- SP

PONTOS FRACOS:

Por ser uma empresa nova e a concorrência já está no mercado a mais tempo no mercado ainda existe uma certa desconfiança por parte dos clientes, dificultando a sua entrada no mercado.

PONTOS FORTES:

Produtos com excelente qualidade, grande durabilidade, baixo custo de mercado, e ótimo relacionamento com os clientes.

Osram

Sede:

Osasco - SP

PONTOS FRACOS:

Algumas lâmpadas apresentam mal contato, na parte rosqueada de alumínio existe um fio interno que é soldado na plaqueta, esse defeito deixa os clientes descontentes.

PONTOS FORTES:

Lider em vendas no território nacional.

Philips

Sede:

São Paulo – SP

PONTOS FRACOS:

Baixo nível de investimento em marketing, e a empresa não da treinamento para seus vendedores.

PONTOS FORTES:

Alta disponibilidade dos produtos no mercado, qualidade e eficiência.

CONCLUSÃO

Para implantar um plano de melhorias em uma empresa em operação é necessário um planejamento detalhado, não só envolvendo a área de Marketing, mas sim todas as suas áreas e também uma análise do impacto que essas mudanças provocarão na organização.

Aplicação dos conceitos

A partir de essa etapa os parágrafos a seguir, consistem em analisar e esboçar os conceitos de custos logísticos aplicados à empresa descrita no titulo anterior.

Fases de Processamento de Pedidos

Para pedidos de peças prontas os clientes fazem os pedidos pelo telemarketing, ou pela intranet da Torfa, após passa por analise pelo setor financeiro, feito e aprovado, o pedido entra faturamento, a informação é repassada ao almoxarifado que por sua vez lança o pedido no sistema, que automaticamente, analisa o estoque e verifica a disponibilidade dos produtos, que chega até a expedição a qual acondiciona os produtos e preparam pra entrega, roteirizando e programando as entregas, finalizando o processo via sistema, que faz a baixa nos estoques e lança as cobranças.

Para pedidos que serão manufaturados, esses são feitos pelas empresas que revendem os produtos que a Torfa processa, então possui um departamento de analise de pedidos ainda a produzir, o qual verifica quantas peças estão disponíveis (Matéria Prima), constam no estoque, e quantas já estão montadas, fato que a Torfa, na realidade faz as compras dos componentes fora do país e estes é montado conforme as vendas do mês, sempre mantendo estoque de produtos acabados no mínimo de segurança, dessa forma são estipuladas um prazo de sete dias pra entregar, e é finalizado da mesma forma que a fase final do almoxarifado e expedição.

Sistema de Informação

Totvs, Microsiga.

Sistema de Gerenciamento.

WMS (Warehouse Management System) Sistema de gerenciamento de armazenagem.

Custos logísticos

Uma das atividades mais fundamental da logística são o controle e administração dos seus custos, oferecer um maior nível de serviço sem que isso aumente seu custo, consiste num dos principais pontos da logística.

Desse modo a logística ganha uma importância muito grande no desejo da empresa pelo ganho no mercado.

A logística pode contribuir de varias maneiras, as mais destacadas são:

A maior diminuição no prazo de entrega, disponibilidade do produto, entrega na hora certa.

Facilidade na colocação de pedidos, outro fato importante é que quanto mais a empresa tenta melhorar seu serviço aos clientes, maiores serão seus custos.

Estudo da Fundação Dom Cabral mostra que esses gastos reduzem as margens de ganho das companhias

O custo logístico compromete 13,1% da receita das empresas brasileiras, de acordo com o estudo Custos Logísticos no Brasil, da Fundação Dom Cabral. O levantamento foi feito com 126 empresas de diversos setores - elas representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O estudo também aponta que o custo logístico do Brasil é de 12% do PIB, enquanto essa relação é de 8% do PIB nos Estados Unidos. Se a logística brasileira tivesse o mesmo desempenho da americana, o País teria uma economia de R$ 83,2 bilhões ao ano.

O setor que tem a maior receita comprometida com custo logístico é o de bens de capital (22,69%), seguido pelo de construção (20,88%). O menor comprometimento é do setor químico (6,29%). "No caso de bens de capital, os equipamentos vão montados e, às vezes, o caminhão transporta somente um equipamento. No caso da soja ou minério, você tem a própria ferrovia ou caminhão com mais capacidade", diz Resende.

O transporte de longa distância é o que mais tem contribuído para o custo logístico brasileiro. Esse item é responsável, segundo as empresas, por 38% do gasto, seguido da armazenagem (18%) e da distribuição urbana (16%).

Entre as principais razões apontadas pelas empresas para o aumento do custo logístico no Brasil, estão estradas em má condição (54,5%), burocracia governamental (51,2%), restrição de carga e descarga nos grandes centros urbanos (49,6%) e falta de concorrência de modais (48,3%).

Solução. Para reduzir o custo logístico, 70,7% das empresas consultadas apontou a "melhor gestão das rodovias com integração multimodal" como solução. "As empresas acreditam que o investimento em ferrovia vai diminuir o custo na longa distância, que é o que mais pesa para eles", afirma Resende.

Na avaliação dele, a ferrovia como alternativa de transporte deixaria a rodovia pressionada pelo frete ferroviário mais baixo, o que aumentaria a concorrência e, consequentemente, reduziria os valores.

Planejamento de entregas

A organização atende seus clientes em forma de atacado, os produtos acabados saem em grandes quantidades, dessa forma o material é acondicionado em pallets, medida padrão, e cada um deles sai em média com 1000 kg.

A empresa possui cincos veículos própria, motorista e um ajudante para cada veiculo são funcionários registrados.

Os custos totais de entregas são embutidos no valor da mercadoria, desses a empresa arca com os fixos e variáveis.

Custos Variáveis

Óleo custa R$ 150,00 e rende 6.000 km.

Pneus custam R$ 8.000,00 e rende 105,000 km.

Freios custam R$4.000 e rende 60.000 km.

Suspensão custa R$ 2.500 e rende 50.000 km.

Parte elétrica custa R$ 5.000 e rende 10.000 km.

Custos Fixos Mensais

Salários totais de motoristas e ajudantes são R$ 10.000,00

Depreciação de cada veículo é R$ 1.600,00

IPVA de cada veículo é R$ 300,00

Manutenção é R$ 600,00

Seguros é R$ 200,00

Valores em reais das despesas mensais com fretes

Considerando que as entregas são respectivamente para os mesmos clientes cada veículo roda por mês 6.000 km.

Esboçamos o custo diário de cada veiculo e o resultado bruto mensal.

30.000 dividido por 30 dias são 1.000 km por dia, para cada veiculo.

Cálculo Combustível:

Os veículos rodam no mês 30.000 km e gastam em média R$ 0.44 de combustível a cada 1 km, que dá o total de R$13.200 no mês, o qual a empresa possui convenio com o posto pra ter esse valor sem reajustes.

Na tabela abaixo estão os cálculos para os custos variáveis:

Tabela 1 calculo de custos

Item Valor R$ Durabilidade Custo por Km/Rodado

Óleo 150 6000 0,03

Pneus 8000 105000 0,08

Freios 4000 60000 0,06

Suspensão 2500 50000 0,05

Elétrica 5000 10000 0,05

Subtotal custos por km 0,27

Total dos custos variáveis x 30000 km 8.100

Totais

Custos fixos: R$ 12.700,000

Custos Variáveis: R$ 8.100,00

Convênio Posto de Combustível: 13.200,00

Total mês: R$ 34.000.00

Gerenciamento dos custos logísticos.

O gerenciamento pode ser mais ou menos determinado de acordo com o objetivo a ser alcançado, como por exemplo, uma atividade em relação ao custo de estoque, pode-se

ser utilizado um sistema integrado onde se controle todas as atividades de uma empresa, em relação ao suprimento, estocagem armazenagem, e processamento de pedidos e distribuição.

Três pontos muito importantes que podem ser levados em consideração no gerenciamento correto dos custos logísticos são:

O suprimento (matéria – prima, peças de recomposição de um equipamento, matérias de apoio da produção), distribuição físico.

Produção

O suprimento é de suma importância que a empresa procure escolher bem seus fornecedores, no entanto a administração de um ou todos os elementos na área de suprimentos a empresa conseguirá uma melhor eficiência de adquirir seus produtos, com o menor custo possível de lote e alocação da produção e as linhas de produção.

Na distribuição é necessário o controle do custo, desde a saída de mercadorias até a sua chegada ao destino final (cliente). É importante rastrear os custos logísticos de toda estrutura logística.

Elementos dos custos logísticos

As empresas que considera apenas o transporte como um custo logístico, isso é um erro gravíssimo, pois existem outros custos que afetam diretamente a empresa e às vezes não são notados.

Os custos logísticos são quatro elementos básicos, Custos de Armazenagem, Custos de Processamento de pedidos, Custos de estocagem, Custo com transportes.

Identificar os itens de custo; São itens que serão considerados como custos, por exemplo, operadores de empilhadeira, depreciação das empilhadeiras, aluguel do armazém, custo de oportunidade dos racks, mão de obra. É importante que a contas não sejam agrupadas, é necessário que se separe a depreciação de cada item ativo;

O calculo dos itens de custo, como por exemplo, salários, benefícios, manutenção, aluguel são facilmente calculados pela contabilidade.

Custos com Impostos e Seguros – Esse elemento por muitas pessoas é considerado pertencente ao custo de armazenagem. Na realidade existem dois tipos de impostos e seguros quando analisamos em relação ao acondicionamento de produtos, a primeira é referente ao armazém, neste caso impostos como IPTU e seguros que protegem o imóvel são colocados como custos de armazenagem, no entanto impostos que estão diretamente ligados sobre os produtos e seguros contra roubos e incêndios do estoque são considerados como custos de estoque.

Custo com estoque

O custo de estoque se refere especificamente às matérias em si, se esses custos não forem bem administrados podem refletir em boa parte do custo de um produto, o descontrole destes custos pode acarretar em uma crescente necessidade da empresa por novos empréstimos de tal forma que diminua seu patrimônio liquido.

O custo de estocagem é sempre variável e crescente, na medida em que aumentam os níveis de estoques, os elementos que compõem estes custos aumentam proporcionalmente, pode- se chegar a certo momento que o nível de estoque está tão alto que pode prejudicar o capital de giro da empresa.

A variável que determina os custos de estoque é o próprio nível de estoque.

Custos de Transportes

Esses custos impactam fortemente na logística, por isso seja o aspecto mais importante a ser analisado pelos gestores das empresas.

O transporte rodoviário de cargas no Brasil chama muito a atenção pelo seu faturamento altíssimo, e por movimentar grandes quantidades de carga no país. Por outro lado apresenta várias greves e entraves, muitas vezes pelo o valor do frete.

Antes de analisar os custos, é de suma importância identificar os custos fixos e variáveis na empresa, onde muitas vezes não são levadas em consideração pelos gestores.

Os custos fixos são aqueles que independentemente das atividades desenvolvidas, terão que ser levados em consideração pela empresa, como por exemplo, IPVA, Depreciação, Motorista, Dpvat, Custos Administrativos.

Custos de Processamento de pedidos

Aquisição, vendas, salários e encargos do pessoal de compras salários e encargos de digitadores conferentes, separadores de pedidos, Custo de oportunidade de equipamentos utilizados (fax computadores, impressora e etc.), Custo de Depreciação dos equipamentos, Custo com aluguel de espaço adquirido ou Custo de oportunidade de imóvel utilizado, Energia, telefone, internet Materiais utilizados (papel, canetas, matérias de escritório em geral.).

Para se souber o custo de processamento de um pedido, basta dividir os valores encontrados no total de todos os itens, pela quantidade de pedidos efetuados.

Medidas de redução de custos

Quanto ao capital, vai ser preciso investir em relação à porta palletes, empilhadeiras, paletes, e mão de obra qualificada.

Porta Palletes R$ 30.000,00

Empilhadeiras

R$ 170.000,00

Palletes R$ 28.000,00

Mão de Obra Qualificada R$ 32.000,00

Com todos esses custos, vai ser preciso investir aproximadamente R$260.000,00.

O propósito dessa solicitação é a melhoria no setor de estoque, matérias descontinuados, faturamento, prazo de atendimento dos pedidos e entregas, os problemas são interdependentes, ou seja, estão interligados de modo que prejudicam os processos de trabalho como um todo.

Agora a empresa Bronzearte utiliza todo o espaço possível, tem um layout adequado a sua estrutura, possibilitando uma boa movimentação das matérias, desde a entrada a saída do material.

O tempo para essa melhoria das áreas será realizado a curto, médio e longo prazo. O tempo total estimado será aproximadamente um ano dependendo do setor.

O retorno previsto será um ganho de 20% no faturamento, vai ter um aumento de 20% na separação, endereçamento correto, evitar a divergência entre a data de faturamento e entrega na transportadora, impossibilitar que os pedidos sejam faturados antes do prazo estipulado e redução das divergências entre o estoque físico e o virtual.

Por meio destes planos de melhorias, acreditamos que as sugestões propostas Bronzearte poderão solucionar de maneira eficiente e eficaz os problemas por ela enfrentados no momento atual.

Dessa forma, a empresa minimizará os riscos e contribuirá para promover suas ações que serão importantes para conquistar vantagens desejadas sobre a concorrência, aumentando a sua participação de mercado e consequentemente seus lucros.

Para que esses objetivos sejam alcançados constantemente, a empresa deverá revisá-los e adaptá-los às mudanças do mercado e estabelecer novas ações conforme a situação do momento, contribuindo significativamente para que alcance os seus objetivos e metas definidas, mantendo a empresa focada na missão de seus negócios.

Custo de oportunidade dos estoques e balanço patrimonial da organização

O Marketing atua de forma eficiente, fazendo com que os balanços mensais tragam ainda mais lucros para a empresa, aumentando a rotatividade dos estoques, dessa forma a oportunidade de aumentar as vendas reduzem com eficácia os custos de armazenagem.

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é a demonstração financeira que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em dado momento, dentro de determinados critérios de avaliação.

A demonstração confronta os Ativos (bens e direitos) que a empresa possui com seus Passivos (obrigações) ou Patrimônio Líquido (o que foi fornecido pelos proprietários).

A grande importância do balanço reside na visão que ele fornece das aplicações de recursos feitas pela empresa (Ativos) e quantos desses recursos são devidos a terceiros (Passivos). Isso evidencia o nível de endividamento, a liquidez da empresa, a proporção do capital próprio (Patrimônio Líquido) e outras análises a serem vistas no decorrer deste trabalho.

No Balanço Patrimonial, os elementos do patrimônio serão agrupados de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa, portanto as contas do Ativo devem ser apresentadas na ordem decrescente de liquidez, ou seja, conforme a capacidade do Ativo de ser convertido em moeda corrente; assim um bem ou direito, quanto mais próximo estiver de se transformar em dinheiro, maior liquidez possuirá, enquanto que as contas do passivo devem obedecer à ordem decrescente das exigibilidades.

Custos de serviço de inventário (seguros);

Os estoques são ativos tangíveis que visam à comercialização ou utilização das operações das empresas. Cada empresa possui o seu nível de estoque que depende de suas políticas e decisões cabíveis a elas quanto à incerteza na demanda ou no fornecimento.

A análise preliminar do grau de eficiência do transporte, do armazém e do processamento de pedidos para a redução dos níveis de estoque gera um aumento do Custo Logístico Total.

A Bronzearte contratou a Marítima seguros, que calculou os valores reais e identificou todos os itens a serem assegurados, cobrando o valor mensal de R$ 50.000,00.

Custos de espaço para armazenagem (estocagem)

O espaço é um CD próprio, que mantem um estoque mínimo de segurança, aumentando a capacidade mensal e sempre inventariando os produtos e realizando promoções para não ficar com peças paradas no estoque, reduzindo perdas e aumentando os lucros.

Conclusão

Há um princípio mundialmente aceito, não exportar tributos, o governo brasileiro tem procurado desonerar das exportações os tributos nacionais, permitindo às empresas ofertarem seus produtos a preços competitivos no mercado internacional. Mas, será que isso realmente acontece, quando uma empresa compra um determinado produto, que para a empresa fabricante é o seu produto acabado, para a empresa compradora este serve de matéria prima ou um componente do seu produto a ser exportado, aí há incidência de alguns impostos, não há maneira eficiente de se desonerar este tipo de tributação.

Os fornecedores precisam estar em sintonia com nossas implementações. Hoje, fala-se muito em alianças estratégico, principalmente fornecedor e cliente, pois, se ambos não trabalharem em conjunto, dificilmente obterão bons resultados, é necessário que ambos dividam a responsabilidade de trocar informações à cerca do planejamento, gestão, execução e medição de desempenho, o trabalho em parceria facilitará também para o fornecedor, de tal forma, que ele possa ter uma precisão maior do que deverá ser fabricado para efetuar sua programação de produção conforme necessidade do cliente. Matemática Financeira, aprendemos a importância da utilização dos cálculos e conhecimentos adquiridos na disciplina, para contribuir com o planejamento e o controle financeiro/ administrativo da organização. A empresa utiliza a classificação ABC, e sabe da sua importância, pois com ela consegue saber qual o produto que mais tem rotatividade. A empresa utiliza gráficos para medir o desempenho dos setores, como no setor logístico, na separação, reclamações, pedidos corretos, porcentagem de erros e tempo.

O grupo teve oportunidade de enxergar que para implantar um plano de melhorias em uma empresa em operação é necessário um planejamento detalhado, envolvendo todas as suas áreas e também uma análise do impacto que essas mudanças provocarão na organização. Foi importante também colocarmos em prática todo o conhecimento por nós adquiridos no transcorrer do semestre, com a disciplina, movimentação e armazenagem, aprendemos a importância de um layout adequado, minimizar o espaço físico de um armazém, reduzir o tempo do percurso do material, aproveitar o espaço ao máximo.

Bibliografia

MACHADO, Ricardo. A Logística como estratégia para a obtenção de vantagem competitiva. Disponível em: http://www.administradores.com.br/comunidades/logistica/143/forum/logistica_uma_vantagem_competitiva/1567/>. Acesso em: 24/05/2013.

FLEURY, Paulo Fernando. Perspectiva para a logística brasileira. Disponível em: <http://www.remade.com.br/pt/revista_materia.php?edicao=96&id=902>. Acesso em: 24/05/2013.

NETO, Francisco Ferraes. A Logística como estratégia para a obtenção de vantagem competitiva. Disponível em: <http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_fae_business/n1_dezembro_2001/gestao_logistica_estrategia_competitiva.pdf>. Acesso em: 24/05/2013.

PORTAL DA ADMINISTRAÇÃO. Obtendo vantagens competitivas através da logística. Disponível em: <http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/ar. php?storyid=742>. Acesso em: 24/05/2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo : Atlas, 1999.

HOFFMAN, K. Douglas. Princípios de Marketing de Serviços. São Paulo : Pioneira Thomson Learning, 2006.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo : Prentice Hal, 2000.

LAS CASAS, Alexandre L. Marketing de varejo. São Paulo : Atlas, 1992.

MATTAR, Fause N. 2001. Pesquisa de Marketing. São Paulo : Atlas, 2001.

REIS, Vando Silva. Bronzearte. Encarregado de Estoque explica sobre processos da organização. FACULDADE ANHANGUERA, São Paulo : Grupo ATPS, 2013.

...

Baixar como  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »