TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Projeto de pesquisa: Atps DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.791 Palavras (16 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANAHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

PÓLO FORTALEZA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CONSISTE EM UM PROCESSO DE ENRIQUECIMENTO DOS PAÍSES, ASSIM COMO DE SEUS HABITANTES, OU SEJA, NA ACUMULAÇÃO DE ATIVOS INDIVIDUAIS OU PÚBLICOS E TAMBÉM DE UM CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO NACIONAL E PELA REMUNERAÇÃO RECEBIDA PELOS QUE PARTICIPAM DA ATIVIDADE

ECONÔMICA.

TUTORA;

PROF.ª Renata Machado Garcia Dalpiaz

FORTALEZA

JUNHO 2014

INTRODUÇÃO:

Este trabalho visa elaborar um Artigo Científico que compare o desenvolvimento econômico dos países do BRICS - Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul evidenciando a influência do bloco na economia mundial. Facilitando a compreensão de cenários e textos econômicos, conhecimento este, de suma importância para enfrentarmos os desafios do mercado de trabalho,

temos como objetivo analisar o desempenho científico e compara o grau de desenvolvimento econômico dos países do agrupamento (BRICS) a partir da análise de produção científica. Os procedimentos para o desenvolvimento

DESENVOLVIMENTO;

CONCEITOS SOBRE PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) POR HABITANTE, ÍNDICE DE GINI, CURVA DE LORENZ E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

.PIB: O Produto Interno Bruto (PIB)

É o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.

A fórmula para o cálculo é a seguinte:

A fórmula utilizada para calcular o PIB é:

PIB=C+I+G+X+M

Sendo que:

C – Consumo Privado

I – Total de Investimentos no período

G – Gastos do Governo

X – Volume de Exportações

M – Volume de Importações

São medidas, a produção na indústria, na agropecuária, no setor de serviços, o consumo das famílias, o gasto do governo, o investimento das empresas e a balança comercial. Entra no cálculo o desempenho de 56 atividades econômicas e a produção de 110 mercadorias e serviços.

ÍNDICE DE GINI: É uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tornasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. (PLT 682 – pg 34)

O coeficiente de Gini (ou índice de Gini) é um cálculo usado para medir a desigualdade social, desenvolvido pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912. Apresenta dados entre o número 0 e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda (onde todos detêm a mesma renda per capta) e um que corresponde a uma completa desigualdade entre as rendas (onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detêm toda a renda e os demais nada têm).

Gini mede o coeficiente através de pontos percentuais (que é igual ao coeficiente multiplicado por 100).

O gráfico acima representa a fórmula utilizada para se obter o coeficiente de Gini, cuja linha horizontal representa a porcentagem total de pessoas e a linha vertical, a porcentagem total da renda da região a ser calculada. A linha diagonal representa uma igualdade perfeita entre pessoas e renda, vem representada pela linha curva. Logo, segundo o gráfico a fórmula de Gini é: a / (a+b).

índice de Gini é calculado a partir da área formada pela Curva de Lorenz e a linha de perfeita igualdade. Dividindo essa área a pela área de plena desigualdade, formada pela área do triângulo ABC, tem-se: G= a/a+b

CURVA DE LORENZ: A Curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partit da ordenação da população pela renda. Em termos práticos, para obter a Curva de Lorenz, seguem-se os seguintes passos:

a) Ordena-se a população por renda domiciliar per capita.

b) No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%.

c) No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.

A curva de Lorenz é um simples instrumental gráfico e analítico que nos permite descrever e analisar a distribuição de renda em uma sociedade, além de permitirem que ordenamos distribuições de renda sob um ponto de vista de bem-estar.

A curva Lorenz é uma curva que expressa a relação entre a proporção de pessoas com renda pelo menos tão elevada do que determinado valor e a proporção de renda recebida por essas pessoas.

A curva de Lorenz é representada por uma função L(P), que corresponde à fração recebida pelo p-ésima fração inferior da população, quando a população está ordenada por renda de forma crescente.

A inclinação da curva é sempre positiva e é convexa, e L(0) = 0 e L(1)=1

A linha L(p)=p é a linha de perfeita igualdade, e corresponde à linha OB, no gráfico abaixo, e a uma situação na qual todos receberiam o mesmo montante.

A linha de extrema desigualdade corresponde aos segmentos AO e AB, e a uma situação na qual todos recebem zero com exceção do mais rico, que recebe o total da renda.

A curva de Lorenz sempre se encontra entre a linha de perfeita igualdade e a de extrema desigualdade.

Quando mais próxima ela estiver da linha de perfeita igualdade, mais igualitária distribuição de renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com