TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Custo

Artigos Científicos: Atps De Custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

TIPOS DE CUSTEIO:

– Custeio Histórico: pode ser definido como um sistema no qual os custos são registrados tais como ocorrem.

De acordo com BOMFIM E PASSARELLI;

¨Sob esse tipo de custeio, o produto é debitado pelo custo atual do material direto usado, da mão de obra direta aplicada e por um rateio dos custos indiretos de fabricação quando a empresa produz mais de um produto. ¨(2011 p.58)

1.0 Custeio predeterminado ou padrão: são custos estabelecidos com antecedência sobre as operações de produção.

2.0 Os custos predeterminados são usados quando a gerência está interessada, primeiramente, em conhecer quais deveriam ser os seus custos para depois compará-los com os custos reais.

MÉTODOS DE CUSTEIO

Partindo do princípio que Custeio é a forma pelo qual gerenciamos os custos, apresentaremos para análise os seguintes métodos:

1.0 - CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Entendemos que o método de custeio por absorção engloba tanto os custos fixos quanto os variáveis, e engloba também os rateios por se tratar de custos fixos.

A dificuldade apresentada neste método é em relação ao rateio, pois distorce os resultados apurados e afeta diretamente a determinação de preços de venda ou o cancelamento da fabricação de produtos deficitários.

A distinção principal do custeio por absorção é entre custos e despesas, uma vez que as despesas são jogadas imediatamente contra o resultado do período, enquanto os custos de produtos em elaboração e dos produtos acabados que não forem vendidos serão ativados nos estoques destes produtos.

Esse critério é amplamente adotado, sendo um procedimento contábil aceito pela legislação do imposto de renda e por auditores porque atende ao Princípio Contábil da Competência.

Passam a integrar o valor contábil dos produtos acabados, nesse método de custeio, tanto os custos variáveis (que só existem quando cada unidade é feita) quanto os fixos (que independem de cada unidade, relacionando-se mais com a criação das condições de produção).

Podemos constatar que o emprego do critério resulta em aumento dos custos administrativos, isto é, os próprios custos da Contabilidade de Custos tendem a crescer, porque para aplica-lo, a empresa precisa manter um setor de estatística para coletar, acumular e organizar os dados, parâmetros, que servirão de base de rateio, podendo oferecer resultados que não estão de acordo com a realidade, ficando difícil determinar as variações e suas causas.

O critério peca porque trabalha intensamente com os custos indiretos, distribuindo-os através de bases duvidosas entre os departamentos e entre os produtos.

Esse método foi derivado do sistema desenvolvido na Alemanha no início do século XX,conhecido com Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit (RKW), onde todos os gastos do período (custos e despesas) eram apropriadas à produção por meio de técnicas de rateio.

FIGURA 1 – FLUXO DE CUSTOS E DESPESAS NO CUSTEIO POR ABSORÇÃO

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »