TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Desenvolvimento

Exames: Atps De Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Ao Pesquisar e analisar os investimentos no Brasil, este trabalho tem como objetivo identificar os tipos de investimentos e descobrir para que sirva e como utilizá-los na montagem de uma pequena empresa e seus produtos.

Para iniciarmos nosso trabalho, buscamos compreender o significado da palavra Investimento propriamente dita. E encontramos as seguintes definições:

a) No Dicionário, a definição para a palavra Investimento é: “SM Ato ou efeito de investir, de atacar, investida. Aplicação de capitais com finalidade lucrativa”.

b) “Em Economia, Investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura), ou seja, em bens de capital”.

Podemos concluir que Investimento, nada mais é do que utilizar recursos disponíveis no momento para aplicar num projeto, seja econômico ou não, a fim de que o faturamento seja maior que o valor aplicado.

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:

1. O projeto vai se pagar?

2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?

3. Esta é a melhor alternativa de investimentos?

O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível.

De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Existem vários tipos de investimentos, porém são somente três mais importantes, são eles:

1. Investimentos públicos: em geral, são aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, etc. estes não visam lucros, porém visam o retorno social, como: votos para o político ou governo que gerou estas melhorias para a população.

2. Investimentos privados: são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores. Por exemplo: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, ou seja, qualquer estabelecimento particular. Este tipo de investimentos é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista.

3. Investimentos mistos: este investimento é mantido tanto pelo governo e entidades públicas como pessoas jurídicas e físicas de direito privado, portanto visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário e estrutura-se na forma de capital misto. Por exemplo: Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc.

Podemos notar que o investimento está inserido não somente no ramo de negócios, como na vida das pessoas. Como exemplo, podemos nos citar, ao ingressar num curso de graduação, estamos investindo no nosso futuro, nos preparando para conquistarmos um emprego melhor, onde resgataremos o que investimos nesses anos de curso e poder também atingir o nosso objetivo que é o de conquistar um lugar melhor no mercado de trabalho que é tão competitivo e consequentemente um bom e por que não dizer: um ótimo salário, ou talvez o nosso próprio negócio.

A seguir, explicaremos os departamentos existentes dentro do ramo de uma empresa de sacolas retornáveis:

Nossa Empresa de sacolas retornáveis se chamara Byo-Bags

A empresa fica localizada á Rua dos Expedicionários, n º 260, Centro, Pindamonhangaba – SP.

Fone 01: (12) 3643-3311

Fone 02: (12) 3643-3312

Fax: (12) 3643-3313

A decisão de se instalar a empresa na região central da cidade foi tomada depois de terem sido analisados os seguintes itens:

• O fluxo intenso de pessoas, em vários horários do dia.

• A facilidade do cliente em estacionar.

• Por estar localizada na região central a segurança e a limpeza do local é feita diariamente pelos órgãos públicos.

• Facilidade do fornecedor em descarregar as mercadorias.

• Acessibilidade de clientes ao transporte coletivo.

Fonte de recursos

Os investimentos financeiros que serão utilizados para a abertura e desenvolvimento do empreendimento captado junto aos sócios. Cabendo a cada sócio a contribuição de 50% do capital financeiro.

Sócio 01

Sophia Albuquerque, graduada em Administração na Faculdade Anhanguera, residente á Rua das Oliveiras, nº 413, Centro, Pindamonhangaba, estado São Paulo, telefones para contato: (12) 3648-5050 e (12) 9100-0001.

Experiência profissional: Gerente comercial na área de confecção de bolsas na empresa F & S Bolsas Para Você, trabalhou na fabrica Bella Moda por 13 anos, como secretaria. Possui cursos de inglês, francês, italiano, entre outros.

Na empresa será responsável pelas áreas de Administração, Recursos Humanos e Finanças de acordo com suas experiências profissionais. Caberá as atribuições de:

- Promover a comunicação da empresa (empregados, fornecedores, clientes, sócios, governos e sociedade);

- Assegurar a sintonia na comunicação entre as áreas;

- Estabelecer políticas na empresa;

- Planejamento financeiro;

- Fluxo de caixa;

- Controle de contas a pagar e receber;

- Acompanhamento das inadimplências;

- Política de recrutamento e seleção;

- Plano de Cargos e Salários.

Sócio 02

Pedro de Alcântara, graduado em Designer e Marketing na Faculdade Unip, residente á Rua das Palmeiras, nº 678, Parque das Palmeiras, Taubaté, estado São Paulo, telefones para contato: (12) 3621-4041 e (12) 9785-5858.

Experiência profissional: Gerente gráfico na área de desenvolvimento de layout de bolsas na empresa B & B Com Você por 08 anos. Possui curso de inglês, Frances, ISSO 9001:2000, entre outros.

Na empresa será responsável pela área de Marketing e Comercial, de acordo com suas experiências profissionais. Caberão as atribuições de:

- Supervisionar campanhas publicitárias;

- Acompanhar atividades do setor de comercial;

- Buscar possibilidades de expansão comercial;

- Visitas a feiras e eventos;

- Acompanhar lançamento de novos produtos;

- Promoção e propaganda.

Nossa missão

Fornecer um produto de qualidade, durável e com baixo custo satisfazendo a necessidade dos clientes.

MERCADO

Clientes

O público-alvo da empresa são os clientes que buscam comprar sacolas retornáveis, com a intenção não somente de utilizá-las na ida ao supermercado, com uso exclusivo de carregar as suas compras, mas que queira utilizar em outras atividades do dia- a- dia, que faça uso do produto e o divulgue por ser de qualidade e que atenda as suas necessidades, sem descaracterizar o estilo.

Fornecedores

Com a pesquisa de disponibilidade de matéria-prima, tempo de entrega e forma de pagamento oferecido pelos fornecedores, optou-se pela empresa Plascar.

MARKETING

Produtos

As sacolas retornáveis serão fabricadas em modelos e tamanhos variados, com diversas cores e estampas, buscando que o cliente ao optar por este produto encontre realmente o que se adaptarão a sua real necessidade, sem perder seu estilo. As sacolas atenderão aos clientes que queiram desde algo tradicional como aqueles que gostam de modelos que acompanham á moda, garantindo assim que suas preferências sejam satisfeitas.

Preços

As sacolas serão oferecidas desde modelos básicos como outros mais elaborados, atendendo desde clientes das classes A, B, e C.

Promoções

Para que se faça a divulgação da empresa e os clientes conheça os produtos oferecidos serão utilizados os seguintes meio de comunicação:

• Rádio - com anúncios diários, fornecendo amostra dos produtos para que seja sorteado aos ouvintes.

• Panfletos - distribuídos antes e após a inauguração.

• Jornal – anúncio semanal.

• Internet – Página da empresa, onde os clientes poderão ver os produtos oferecidos, e com a possibilidade de se cadastrarem para receber através de e-mails, as promoções oferecidas.

• Cartões de Visita

• Catálogos com modelos das sacolas.

• Carro de som e faixas.

• Sorteio de brindes aos clientes que visitarem a empresa e conhecerem os produtos.

Funcionários

Serão necessários 07 funcionários:

• 02 operadores de máquina;

• 02 auxiliares de produção;

• 01 auxiliar de serviços gerais;

• 02 vendedores.

Perfil profissional e experiências

Os operadores de máquinas deverão ter experiência mínima de 03 (três) anos para operação dos equipamentos que serão utilizados.

Os auxiliares de produção deverão ter experiências de pelo menos 02 (dois) anos na atividade de pequena indústria têxtil ou especificamente no ramo de fabricação de sacolas.

O auxiliar de serviços gerais estará envolvido na conservação, manutenção e limpeza de todos os setores, mantendo limpo e organizada as instalações evitando assim o acumulam de detritos em locais inapropriados. Deverá ter experiência no mínimo de um (um) ano na função.

Os vendedores deverão atuar no devido setor responsabilizando pelo atendimento do cliente e apresentação do produto. Fazendo o controle de todo venda e estoque, qualificar e relatar o produto oferecido ao cliente. Experiência de no mínio 03 (três) anos na área.

Os auxiliares de produção deverão ter experiências de pelo menos 02 (dois) anos na atividade de pequena indústria têxtil ou especificamente no ramo de fabricação de sacolas.

O auxiliar de serviços gerais estará envolvido na conservação, manutenção e limpeza de todos os setores, mantendo limpo e organizado as instalações evitando assim o acumulam de detritos em locais inapropriados. Deverá ter experiência no mínimo de um (um) ano na função.

Os vendedores deverão atuar no devido setor responsabilizando pelo atendimento do cliente e apresentação do produto. Fazendo o controle de todo venda e estoque, qualificar e relatar o produto oferecido ao cliente. Experiência de no mínio 03 (três) anos na área.

Fluxo de caixa Relevante

Fluxo de Caixa Relevante são projetos utilizados para analisar os investimentos das organizações e elas apresentam em geral um formato padrão. E ele é formado por basicamente por três partes:

1) Investimento Inicial ou nos períodos iniciais: eles podem ser no formato de bens físicos quanto na forma de investimento em capital de giro, para suportar o projeto, ele deve ter o sinal negativo no fluxo de caixa

2) Retornos de caixa do Investimento: após alguns períodos o projeto se torna rentável, gerando fluxos de caixa positivo para a empresa.

3) Valores Residuais: normalmente são positivos e eventualmente negativos, por exemplo: como a obrigação de reflorestar determinadas áreas após retirar toda a madeira ou realizar gastos para compensar danos ambientais causados pelo investimento, o chamado “passivo ambiental”.

Projetos únicos e projetos concorrentes

1) Projetos únicos: para quais não há alternativa, sendo nesse sentido “únicos”, portanto a decisão a ser tomada é se o projeto tem viabilidade ou não, ou seja, se será aceito e realizado ou se será descartado.

2) Projetos concorrentes: quais há alternativas, de modo que uma alternativa inviabiliza a outra, sendo assim, são “concorrentes”. Analisar a viabilidade de cada projeto concorrente, e pode-se chegar à conclusão de que nenhum deles é viável.

Técnicas de analises de investimentos

Existem diversas técnicas de análise de investimentos, das mais simples às mais sofisticadas, mas destacam-se apenas três, as quais são as mais utilizadas e disseminadas:

Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:

• Playback;

• Playback descontado;

• Valor presente líquido – VPL;

• Taxa interna de retorno – TIR.

Playback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado.

Se levarmos em consideração que quanto maior o horizonte temporal, maiores são as incertezas, é natural que as empresas procurem diminuir seus riscos optando por projetos que tenham um retorno do capital dentro de um período de tempo razoável.

Playback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.

O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.

A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se igualam as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.

Um aspecto que deve ser considerado é que a utilização exclusiva da TIR como ferramenta de análise pode levar ao equívoco de se aceitar projetos que não remuneram adequadamente o capital investido, por isso deve ser uma ferramenta complementar à análise.

O investimento representa a utilização, no presente, de recursos disponíveis, objetivando criar, futuramente, mais recursos, ou seja, renda.

Estimativa do preço de venda unitário e a quantidade mensal a ser comercializada.

Sacola retornavel Preço de Venda Unitário Faturamento do Mes

Básico Polietileno R$ 6,00 R$ 18,00

Estampado Polietileno R$ 9,00 R$ 22.500,00

Básico Algodão Cru R$ 8,00 R$ 8.000,00

Estampado Algodão Cru R$ 9,50 R$ 14.250,00

O faturamento anual da empresa de sacolas retornáveis Byo-Bags, multiplicando o valor mensal por 12 será de:

Produto Faturamento do Mês Faturamento Anual

Básico Polietileno R$ 18.000,00 R$ 216.000,00

Estampado Polietileno R$ 22.500,00 R$ 270.000,00

Básico Algodão Cru R$ 8.000,00 R$ 96.000,00

Estampado Algodão Cru R$ 14.250,00 R$ 171.000,00

Estimar o Faturamento da empresa para os próximos cinco anos:

Maquinas Equipamentos Quantidade Valor R$ Total

Maq. Corte Tecido 01 R$ 1.100,00 R$ 1.100,00

Maq. Costura Reta 01 R$ 4.800,00 R$ 4.800,00

Formadores de Sacolas 01 R$ 4.500,00 R$ 4.500,00

Perfuradoras de Alça 03 R$ 35,00 R$ 105,00

Bancadas de Silk Screen 01 R$ 510,00 R$ 510,00

Maq. Costura Overlock 01 R$ 2.900,00 R$ 2.900,0

Prateleiras pra Estoque 10 R$ 200,00 R$ 2.000,00

Prensa Hidraulica 01 R$ 419,00 R$ 419,00

Moveis e Utensílios Quantidade Valor R$ Total

Impressora 02 R$ 150,00 R$ 300,00

Telefone 02 R$ 65,00 R$ 130,00

Mesas 03 R$ 153,30 R$ 459,90

Cadeiras 08 R$ 85,00 R$ 459,90

Armário p/ Escritório 02 R$ 160,00 R$ 380,00

Estante p/ Escritório 01 R$ 420,00 R$ 420,00

Veículos 01 R$ 25.000,00 R$ 25.000,00

Capital de Giro

Cap. Inicial R$ 35.000,00

Estimativa de Estoque

Est. Estoque Inicial

CONCLUSÃO

Conforme observado ao decorrer do trabalho, a utilização de metodologias

de análise de investimento é uma atividade extremamente dependente de variáveis muito

incertas e na maioria das vezes, imprevisíveis. Com isso, a dificuldade encontrada para

se obter uma opção ideal de investimento é muito grande. Porém, se utilizada de forma

correta, as metodologias tratadas neste estudo norteia o investidor para se obter uma

opção mais próxima da ideal, dentro da medida do previsível.

A utilização da metodologia e das teorias, em si, é trivial. Entretanto, a

obtenção dos parâmetros a serem utilizados nas mesmas não possui o mesmo caráter,

pois tais informações são extraídas de análises macro econômico e políticas para o

período a se investir e isso não é, de longe, tarefa trivial. A utilização de informações de

terceiros, como corretores, boletins, etc, é de suma importância para a conclusão final a

respeito dos investimentos a serem realizados, uma vez que quanto maior a gama de

informações na qual a conclusão será embasada melhor confiabilidade ela terá.

Dado ao grau de dificuldade e ao alto nível de incerteza do mercado, os

iniciantes da área devem passar por uma capacitação ou formação das áreas econômicas

e administrativas, a fim de se gerir com mais consciência e consistência sua carteira de

investimentos, caso contrário, a probabilidade do investidor perder dinheiro é grande. Por

outro lado, investir somente em poupança significa, na grande parte das vezes “perder

dinheiro”, já que o dinheiro parado na poupança poderia estar rendendo mais, em outro

tipo de investimento. Em outras palavras, o custo de oportunidade da poupança é bem

alto.

Espera-se que a metodologia de Análise de Investimentos proposta possa

servir como um guia de iniciação aos interessados em investir seus excedentes. A

metodologia, também, proporciona aos interessados o conhecimento básico das

principais técnicas de investimento existentes, podendo ser um primeiro passo para que

possam se aprofundar no tema.

...

Baixar como  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »