TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Economia 1 Semestre

Dissertações: Atps De Economia 1 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  4.450 Palavras (18 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 18

Índice:

Introdução .................................................................................................................. 1

Evolução .................................................................................................................. 2,3

Gráfico .................................................................................................................. 4

Custo de produção ....................................................................................................... 5,6

Análises Críticas .......................................................................................................... 7,8

Introdução a Macroeconomia (Dados dos municípios de Fortaleza)............................ 10,29

Setor Externo ................................................................................................................. 30

Crise da economia norte-americana .............................................................................. 31,32

Conclusão ....................................................................................................................... 33

Referências .................................................................................................................... 34

Introdução

Esse trabalho mostrará a evolução que as Sandálias Havaianas tiveram no mercado financeiro.

Como cresceram, como conquistaram seus consumidores, como estão evoluindo.

Quantidade de produção diária, influência na economia internacional, quanto à exportação do produto.

Alguns modelos produzidos pela a empresa, e os custos na produção das sandálias.

Custo de produção de uma empresa concorrente.

Análise crítica sobre o mercado financeiro.

Introdução a Macroeconomia, veremos Demonstrações da Região Nordeste do Brasil

A cidade escolhida foi Fortaleza capital do estado do Ceará, que tem 185 municípios.

Veremos informações sobre a população dos municípios:

Caucaia, Aquiraz, Cascavel, Pacajus, Aracati, Maramguape, Pacatuba, Beberibe, Maracanaú e Guaiúba.

Ao analisar as informações, podemos ver a diferença no PIB, números de habitantes, estabelecimento de ensino de saúde de cada município.  

A evolução

As Sandálias Havaianas foram lançadas em 1962, pela empresa São Paulo Alpargatas S/A. Em sua trajetória o produto sofreu várias alterações. Em 1994 a São Paulo Alpargatas enfrentou uma crise, nesse mesmo momento a sandália feita de borracha foi considerada como um chinelo de pobre, pois era considerada simples e de baixo custo, visando isto a empresa passou a produzir novos modelos de diversas cores e vários preços.

Passou a realizar propagandas com pessoas famosas que influenciaram muito para a grande demanda do produto.

Com isso a empresa conquistou vários consumidores: crianças, jovens, adultos, idosos (mulheres e homens), tanto da Classe A até a E. Geralmente as sandálias são mais adquiridas no verão, pois consideradas confortáveis.

As sandálias feitas de borracha são vendidas em vários países tendo grande influência nos países internacionais. No exterior o valor é elevado, mesmo assim ainda continuam sendo requisitados em grande demanda.

Tornou-se um sinônimo até de moda, pois hoje em dia em determinados lugares vemos pessoas usando, pois acham que a sandália além de ser confortável combina com seu estilo.

“ Havaianas virou símbolo dos chinelos por atender públicos que gastam de R$ 10 até R$ 280 em um par” ( Marcel Gugoni / R7).

Analisando essa frase podemos ver o quanto o produto se tornou considerável ao consumidor.

Além dos consumidores a marca Havaianas conquistou vários investidores. Sua Franquia é uma das mais requisitadas, pois se tornou uma marca de sucesso.

A marca, que possui participação de 80% no mercado brasileiro de chinelos de borracha, comercializa cerca de 162 milhões de sandálias anualmente, dos quais 10% para mais de 80 países dos cinco continentes, podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de venda. As exportações chegam a 22 milhões de pares (somente nos Estados Unidos está presente em 1.700 pontos de venda).

Mas para chegar a esse status a empresa trabalhou e trabalha muito com a produção das sandálias, podemos concluir esse fato quanto analisamos a produção diária das Havaianas produzidas em 1962 que era cerca de 13 mil pares por dia, e hoje que são aproximadamente de 288 mil pares, desde 1962 já foram vendidas cerca de 2,2 bilhões de pares das sandálias.

Para continuar cada vez crescendo mais a empresa trabalha a prol da biodiverididade do meio ambiente. Possui uma parceria com a empresa IPE, juntas produzindo sandálias de borracha com estampas diferenciadas, relacionadas à fauna.

Desde o início desta parceria, já foram vendidos mais 5,5 milhões de pares das Havaianas IPÊ, o que gerou para o Instituto uma renda adicional de mais de 2,5 milhões de reais, recurso que tem propiciado a criação de um fundo de conservação, que cria maiores condições para a perpetuidade do Instituto e de suas ações em prol da conservação da biodiversidade brasileira.

Hoje a empresa com 50 anos produzindo as sandálias de borrachas, pode ter certeza que já conquistou o mundo.

Alguns Modelos dessa evolução:

Gráfico:

Comparação da Evolução

Ano 1962 2012

Produção 13000 288000

Em 2012, são produzido 5 pares de sandálias por segundos,

que por minutos são produzidos 300 pares, e por hora 18.000 mil.

A empresa com dois turnos de produção com o total de 16 horas, hoje chega a produzir 288.00 mil pares por dia.

Segue o Cálculo

Ano 2012

5 (pares) x 60seg = 300 pares p/ minutos = x ( 60Min ) = 18.000 p/hora

18.000 x 16 h = 288.000 p/ dia

Custo de Produção:

Linha de Produção – Empresa Alpargatas

Variável:

- Fornecedores (quando diminui a demanda do produto a empresa não tem necessidade de comprar mais produtos para produzir).

- Matéria – prima: borracha e PVC ( também depende da demanda do produto )

- Água, energia elétrica, telefone

Fixo:

- Máquinas (Manutenção)

- Equipamentos de proteção (Segurança)

- Aluguel

- Água / energia elétrica / telefone

- Limpeza e conservação

- Salários (funcionários)

Custo de produção empresa concorrente:

A empresa Grendene é uma das concorrentes da empresa Alpargatas, tem basicamente os mesmos custos na produção das sandálias de borracha. O diferencial da empresa é que ela produz PVC para seu próprio consumo e com isso tem uma pequena redução em seu custo em relação aos fornecedores.

Mas devido à demanda do produto, no último trimestre, a empresa obteve um custo alto com seus fornecedores. Veja o gráfico abaixo:

Gráfico: Gastos com fornecedores.

Podemos concluir que independente da empresa todas para crescerem tem seus gastos, mas sabendo administrar certamente terão muitos lucros.

Análise Crítica Sobre o Artigo e Vídeos

Thaiane

Para você entrar como empresa no mercado você tem que estar bem informado e preparado para mudanças tanto dentro da empresa quanto ao mercado econômico; você tem que ter um bom planejamento sobre os preços usados e resultados.

Para a empresa se manter em alta tem que se olhar o preço dos concorrentes sim, mas você tem que ver a qualidade também do serviço que você vai oferecer, sempre atento as contas que você vai gerar quando se esta adquirindo o novo produto ou uma nova proposta, pois não é só a falta de interessados no mercado que pode acabar com uma empresa, mas também uma má administração.

Com o lucro gerado e de grande importância pensar nas despesas fixas, pois elas são as responsáveis pelo seu lucro, imagine uma empresa sem mão de obra a bagunça que seria ou sem telefone para ligar para os fornecedores.

Então para uma empresa ser reconhecida e haver um crescimento vêm primeiro a parte financeira e econômica que o administrador tem que ter um bom conhecimento.

Katheleen

A concorrência na maioria das vezes gera um preço médio de produtos de mesma categoria, reforçando o que dizia o neoliberalismo, onde o mercado se auto regulam, porém nos dias de hoje, os custos de fabricação, salários, aluguel, entre outros, obtém em tudo valores de impostos fiscais, que em muitos casos faliram empreendimentos que não deram atenção a estes pequenos custos, que juntos fizeram a dor de cabeça de muitos empresários. Quando estamos no processo de formar um valor ao produto, além de agregar os custos para fabricá-lo, podemos não somente tentar balancear com o do concorrente, mais analisar o poder de compra dos interessados, que em minha opinião pode ser um cliente que além da qualidade, atribui ao preço a exclusividade, a qualidade e o status. Mas cuidado, pois não a preço que pague as contas que são fixas, sem o volume de venda adequado, o lucro por mais alto que se consiga imprimir nos produtos, não são suficientes se não existir o mínimo de metas atingidas, por esta e outras tantas que ser um empreendedor agrega trabalho ardo, estudos e dedicação, porque uma empresa para ter sucesso começa de um inteligente planejamento.

Talita

Ao analisar os Vídeos, podemos compreender sobre o valor dos produtos que uma determinada empresa cobra do consumidor.

As empresas tem seu custo de produção com funcionários, energia elétrica, equipamentos entre outros, por isso cobram tal valor por um determinado produto.

Mas, além disso, a empresa tem o referencial que é a concorrência, que se ela produzir mais e com preço mais acessível certamente terá mais sucesso no mercado financeiro, é ai que veem outro diferencial que é qualidade do produto, pois se a empresa oferecer ao seu consumidor um produto barato, mas que não tem qualidade, provavelmente todos irão optar pelo de melhor qualidade, mesmo que o preço seja mais alto.

Portanto a empresa para ter sucesso e conquistar seus consumidores tem que alinhar o preço e a qualidade, que certamente terá um bom faturamento.

Marina

O Administrador financeiro tem um papel importante nas empresas, ele que controla os gastos e custos, é ele que auxilia para maximizar os lucros das empresas.

Esse setor deve sempre ficar atento nas despesas das empresas e dar prioridade para os pagamentos, de agua, luz, telefone, salários administrativos, Pro-Labore (Retirada dos Sócios), encargos sociais sobre Salários e Pro-Labore,honorários Profissionais (Contador, outros), despesas com Veículos, despesas com Alimentação, despesas financeiras, despesas de manutenção, depreciação sobre Ativo Fixo entre outras despesas administrativas.

O Administrador financeiro deve trabalhar sempre para gerar lucros nas empresas, fazendo a retirada de serviços que apenas estão gerando gastos e não investimentos.

Poliana

Uma marca como havaianas que é muito reconhecida no país tem como vantagem um público que conhece o produto e está disposto a pagar pelo calçado. Seu ponto forte é investir em inovação com novos modelos circulando pelo mercado sempre.

Vista como uma excelente oportunidade para investimento no ramo de calçados, pois o franqueado não terá dificuldade para conseguir alcançar os clientes. Mas claro que será preciso enquadrar-se em um perfil ao nível dos concorrentes, tendo uma grande identificação com a marca, dedicação e um amplo conhecimento da região onde deseja ofertar o produto, que este seja capaz de investir, trabalhar em equipe e manter a disposição para realizar um trabalho com excelência. Visando assim atender a necessidade e satisfazer o principal alvo que é o cliente.

Vivian

O vídeo fala de um negócio de família, a empresa começou pequena com apenas três funcionários. Hoje com o quadro de funcionários maior a empresa atende cerca de 190 clientes por mês. E para alcançar o sucesso foi preciso buscar outro tipo de produto.

No vídeo mostra que um produto para até chegar ao seu consumidor passa por vários processos, a empresa procura sempre agradar seu cliente, e conquistar várias classes sociais.

Um bom exemplo é a produção da pizza, os seus ingredientes, sua produção, tudo isso gera o custo para a empresa. Com isso o papel do empresário é fazer um bom planejamento de tudo de que se vende o que se gasta, para ter um bom rendimento e obter seu lucro.

Introdução a Macroeconomia:

A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, empregos e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio. A Macroeconomia trata o mercado de bens e serviços agregando produtos agrícolas, industriais e serviços de transporte.

O IBGE nos fornece dados de todas as regiões do país, como a população, a economia, é quem realiza a CENSO DEMOGRÁFICO das regiões.

Vejamos os dados fornecidos dos municípios da capital de Fortaleza.

Caucaia

População 2010 - 325.441 habitantes

Estimativa 2012 - 336.091 habitantes

Área: 1223.796 (Km2)

Densidade: 265.93 (hab./km2)

Código: 2303709

Gentílico: Caucaiense

Financeiro:

Receitas: 295.941.492

Despesas: 255.702.238

PIB Serviços: 1.283.098 mil reais

PIB Indústria: 630.655 mil reais

Agropecuária: 30.477 mil reais

PIB a preços correntes - 2.192.431 mil reais

PIB per capita a preços correntes - 6.557.02 reais

Cadastro Central de Empresas 2010:

Salários e outras remunerações: 330.641 mil reais

Números de unidades locais: 3.336 unidades

Pessoal ocupado total: 31.167 pessoas

Pessoal ocupado assalariado: 27.578 pessoas

Salário médio mensal: 1,9 salários mínimos

Números de empresa atuantes: 3.245 unidades

Escolas no Município:

Ensino Fundamental: 186 unidades / Pré - Escola: 186 unidades / Ensino Médio: 24 unidades.

Estabelecimentos de Saúde:

Unidades Privadas: 8 / Unidades Municipais: 49

Pirâmide Etária: (População)

Homens: 0 a 4 anos - 15587 habitantes

Mulheres: 0 a 4 anos - 15152 habitantes

Homens: 80 a 84 anos - 457 habitantes

Mulheres: 80 a 84 anos - 414 habitantes

Aquiraz

População 2010 - 72.628 habitantes

Estimativa 2012 - 74.465 habitantes

Área: 482.566 (km2)

Densidade: 150.50 (hab./km2)

Código: 230100

Gentílico: Aquirazense

Financeiro

Receitas: 82.214.847

Despesas: 65.394.765

PIB Serviços: 267.371 mil reais

PIB Indústria: 234.677 mil reais

Agropecuária: 36.548 mil reais

PIB a preços correntes - 603.479 mil reais

PIB per capita a preços correntes - 8.452.09 reais

Cadastro Central de Empresas 2010:

Salários e outras remunerações: 124.766 mil reais

Números de unidades locais: 1.060 unidades

Pessoal Ocupado total: 12.519 pessoas

Pessoal ocupado assalariado: 11.255 pessoas

Salário médio mensal: 1,7 salários mínimos

Números de empresas atuantes: 1.035 unidades

Escolas no Município:

Ensino Fundamental: 70 unidades / Pré - Escola: 63 unidades / Ensino Médio: 6 unidades.

Estabelecimentos de Saúde:

Unidades Privadas: 4 / Unidades Municipais: 43/ Unidades Federais: 1

Pirâmide Etária: (População)

Homens: 0 a 4 anos - 3275 habitantes

Mulheres: 0 a 4 anos - 3271 habitantes

Homens: 80 a 84 anos - 141 habitantes

Mulheres: 80 a 84 anos - 173 habitantes

Cascavel

População 2010 - 66.142 habitantes

Estimativa 2012 - 67.503 habitantes

Área: 837.321 (km2)

Densidade: 78.99 (hab./km2)

Código: 2303501

Gentílico: Cascavelense

Financeiro:

Receitas: 61.864.183

Despesas: 52.798.710

PIB Serviços: 216.202 mil reais

PIB Indústria: 118.763 mil reais

Agropecuária: 26.133 mil reais

PIB a preços correntes – 388.963 mil reais

PIB per capita a preços correntes – 5.723.75 reais

Cadastro Central de Empresas 2010:

Salários e outras remunerações: 84.907 mil reais

Números de unidades locais: 1.225 unidades

Pessoal Ocupado total: 8.593 pessoas

Pessoal ocupado assalariado: 7.352 pessoas

Salário médio mensal: 1,7 salários mínimos

Números de empresas atuantes: 1.210 unidades

Escolas no Município:

Ensino Fundamental: 65 unidades / Pré - Escola: 65 unidades / Ensino Médio: 6 unidades.

Estabelecimentos de Saúde:

Unidades Privadas: 2 / Unidades Municipais: 45

Pirâmide Etária: (População)

Homens: 0 a 4 anos - 3020 habitantes

Mulheres: 0 a 4 anos - 3038 habitantes

Homens: 80 a 84 anos - 210 habitantes

Mulheres: 80 a 84 anos - 186 habitantes

Pacajus

População 2010 - 61.838 habitantes

Estimativa 2012 - 64.521 habitantes

Área: 254.477 (Km2)

Densidade: 243.00 (hab./km2)

Código: 2309607

Gentílico: Pacajuense

Financeiro:

Receitas: 57.777.723

Despesas: 49.095.296

PIB Serviços: 221.220 mil reais

PIB Indústria: 174.694 mil reais

Agropecuária: 25.494 mil reais

PIB a preços correntes – 464.258 mil reais

PIB per capita a preços correntes – 7.777.94 reais

Cadastro Central de Empresas 2010:

Salários e outras remunerações: 86.187 mil reais

Números de unidades locais: 857 unidades

Pessoal ocupado total: 8.447 pessoas

Pessoal ocupado assalariado: 7.571 pessoas

Salários médio mensal: 1,7 salários mínimos

Números de empresa atuantes: 842 unidades

Escolas no Município:

Ensino Fundamental: 48 unidades / Pré - Escola: 46 unidades / Ensino Médio: 3 unidades.

Estabelecimentos de Saúde:

Unidades Privadas: 4 / Unidades Municipais: 16 / Unidades Federais: 1

Pirâmide Etária: (População)

Homens: 0 a 4 anos - 2601 habitantes

Mulheres: 0 a 4 anos - 2641 habitantes

Homens: 80 a 84 anos - 181 habitantes

Mulheres: 80 a 84 anos - 149 habitantes

Aracati

População 2010 - 69.159 habitantes

Estimativa 2012 - 70.363 habitantes

Área: 1.247.301 (Km2)

Densidade: 55.45 (hab./km2)

Código: 2301109

Gentílico: Aracatiense

Financeiro:

Receitas: 78.775.854

Despesas: 77.071.679

PIB Serviços: 273.473 mil reais

PIB Indústria: 122.322 mil reais

Agropecuária: 59.517 mil reais

PIB a preços correntes – 492.433 mil reais

PIB per capita a preços correntes – 7.073.56 reais

Cadastro Central de Empresas 2010:

Salários e outras remunerações: 97.858 mil reais

Números de unidades locais: 1335 unidades

Pessoal ocupado total: 10.364 pessoas

Pessoal ocupado assalariado: 8.917 pessoas

Salários médio mensal: 1,8 salários mínimos

Números de empresa atuantes: 1.300 unidades

Escolas no Município:

Ensino Fundamental: 45 unidades / Pré - Escola: 45 unidades / Ensino Médio: 6 unidades.

Estabelecimentos de Saúde:

Unidades Privadas: 6 / Unidades Municipais: 72

Pirâmide Etária: (População)

Homens: 0 a 4 anos - 3201 habitantes

Mulheres: 0 a 4 anos - 2993 habitantes

Homens: 80 a 84 anos - 191 habitantes

Mulheres: 80 a 84 anos - 287 habitantes

Pacatuba

População 2010 – 72.299 habitantes

Estimativa 2012 – 75.411 habitantes

Área: 145.077 (Km2)

Densidade: 498.35 (hab./ Km2)

Código: 2309706

Gentílico: Pacatubano

Financeiro:

Receitas: 59.805.986

Despesas: 50.773.450

PIB Serviços: 207.255 mil reais

PIB Indústria: 199.241 mil reais

Agropecuária: 5.516 mil reais

PIB a preços correntes – 479.294 mil reais

PIB per capita a preços correntes – 6.671.78 reais

Cadastro Central de Empresas 2010:

Salários e outras remunerações: 74.966 mil reais

Números de unidades locais: 553 unidades

Pessoal ocupado total: 7.382 pessoas

Pessoal ocupado assalariado: 6.773 pessoas

Salários médio mensal: 1,7 salários mínimos

Números de empresa atuantes: 541 unidades

Escolas no Município:

Ensino Fundamental: 37 unidades / Pré - Escola: 30 unidades / Ensino Médio: 6 unidades.

Estabelecimentos de Saúde:

Unidades Municipais: 15

Pirâmide Etária: (População)

Homens: 0 a 4 anos - 3061 habitantes

Mulheres: 0 a 4 anos - 3000 habitantes

Homens: 80 a 84 anos - 105 habitantes

Mulheres: 80 a 84 anos - 64 habitantes

Beberibe

População 2010 – 49.311 habitantes

Estimativa 2012 – 50.364 habitantes

Área: 1.623,881 (Km2)

Densidade: 30,37 (hab./ Km2)

Código: 2302206

Gentílico: Beberibense

Financeiro:

Receitas: 54.565.204

Despesas: 45.728.017

PIB Serviços: 138.863 mil reais

PIB Indústria: 23.658 mil reais

Agropecuária: 39.642 mil reais

PIB a preços correntes – 211.808 mil reais

PIB per capita a preços correntes – 4.343.89 reais

Cadastro Central de Empresas 2010:

Salários e outras remunerações: 37.638 mil reais

Números de unidades locais: 634 unidades

Pessoal ocupado total: 4.684 pessoas

Pessoal ocupado assalariado: 3.993 pessoas

Salários médio mensal: 1,6 salários mínimos

Números de empresa atuantes: 625 unidades

Escolas no Município:

Ensino Fundamental: 49 unidades / Pré - Escola: 46 unidades / Ensino Médio: 3 unidades.

Estabelecimentos de Saúde:

Unidades Municipais: 62 / Unidades Privadas: 1

Pirâmide Etária: (População)

Homens: 0 a 4 anos - 2246 habitantes

Mulheres: 0 a 4 anos - 2197 habitantes

Homens: 80 a 84 anos - 171 habitantes

Mulheres: 80 a 84 anos - 121 habitantes

Maracanaú

População 2010 – 209.057 habitantes

Estimativa 2012 – 213.404 habitantes

Área: 111.334 (Km2)

Densidade: 1.877,75 (hab./ Km2)

Código: 2307650

Gentílico: Maracanauense

Financeiro:

Receitas: 292.862.583

Despesas: 256.475.097

PIB Serviços: 1.360.014 mil reais

PIB Indústria: 1.695.052 mil reais

Agropecuária: 2.907 mil reais

PIB a preços correntes – 3.534.385 mil reais

PIB per capita a preços correntes – 17.523.59 reais

Cadastro Central de Empresas 2010:

Salários e outras remunerações: 647.722 mil reais

Números de unidades locais: 3.475 unidades

Pessoal ocupado total: 52.909 pessoas

Pessoal ocupado assalariado: 49.038 pessoas

Salários médio mensal: 2,1 salários mínimos

Números de empresa atuantes: 3.351 unidades

Escolas no Município:

Ensino Fundamental: 130 unidades / Pré - Escola: 93 unidades / Ensino Médio:19 unidades.

Estabelecimentos de Saúde:

Unidades Municipais: 34 / Unidades privadas: 11

Pirâmide Etária: (População)

Homens: 0 a 4 anos - 10301 habitantes

Mulheres: 0 a 4 anos - 9855 habitantes

Homens: 80 a 84 anos - 233 habitantes

Mulheres: 80 a 84 anos - 342 habitantes

Guaíuba

População 2010 – 24.091 habitantes

Estimativa 2012 – 24.727 habitantes

Área: 254.044 (Km2)

Densidade: 94.83 (hab./ Km2)

Código: 2304954

Gentílico: Guaiubano

Financeiro:

Receitas: 24.350.022

Despesas: 20.910.479

PIB Serviços: 57.414 mil reais

PIB Indústria: 11.887 mil reais

Agropecuária: 8.817 mil reais

PIB a preços correntes – 82.031 mil reais

PIB per capita a preços correntes – 3.439.03 reais

Cadastro Central de Empresas 2010:

Salários e outras remunerações: 28.090 mil reais

Números de unidades locais: 212 unidades

Pessoal ocupado total: 3.108 pessoas

Pessoal ocupado assalariado: 2.939 pessoas

Salários médio mensal: 1,5 salários mínimos

Números de empresa atuantes: 211 unidades

Escolas no Município:

Ensino Fundamental: 18 unidades / Pré - Escola: 19 unidades / Ensino Médio: 1 unidades.

Estabelecimentos de Saúde:

Unidades Municipais: 11

Pirâmide Etária: (População)

Homens: 0 a 4 anos - 1211 habitantes

Mulheres: 0 a 4 anos - 1181 habitantes

Homens: 80 a 84 anos - 90 habitantes

Mulheres: 80 a 84 anos - 56 habitantes

São Gonçalo do Amarante

População 2010 – 43.890 habitantes

Estimativa 2012 – 45.141 habitantes

Área: 838.513 (Km2)

Densidade: 52.34 (hab./ Km2)

Código: 2312403

Gentílico: Gonçalense

Financeiro:

Receitas: 73.563.359

Despesas: 57.275.333

PIB Serviços: 128.380 mil reais

PIB Indústria: 53.896 mil reais

Agropecuária: 28.889 mil reais

PIB a preços correntes – 659.916 mil reais

PIB per capita a preços correntes – 15.360.46 reais

Cadastro Central de Empresas 2010:

Salários e outras remunerações: 95.437 mil reais

Números de unidades locais: 576 unidades

Pessoal ocupado total: 7.394 pessoas

Pessoal ocupado assalariado: 6.840 pessoas

Salários médio mensal: 2,5 salários mínimos

Números de empresa atuantes: 563 unidades

Escolas no Município:

Ensino Fundamental: 26 unidades / Pré - Escola: 25 unidades / Ensino Médio: 5 unidades.

Estabelecimentos de Saúde:

Unidades Municipais: 22

Pirâmide Etária: (População)

Homens: 0 a 4 anos - 2074 habitantes

Mulheres: 0 a 4 anos - 2024 habitantes

Homens: 80 a 84 anos - 99 habitantes

Mulheres: 80 a 84 anos - 114 habitantes

Setor Externo

Alpargatas uma das ações que ganharam da inflação na última década

Beneficiada com o crescimento da renda na classe C e D, Alpargatas também está presente na lista do ranking na última década. Sobre o assunto temos o relato de Clodoir Vieira (economista-chefe da corretora Souza Cruz), onde cita Alpargatas e outras ações que tiveram rentabilidade na última década, para ele devem continuar se destacando nos próximos anos, segundo a economia que deve continuar crescendo.

Abaixo na Tabela aparece Alpargatas como uma das ações que tiveram rentabilidade acima do IGP-M nesses últimos 5 e 10 anos:

Em 5 anos

Empresa Classe Setor Retorno vs. IGPM (%)* Prêmio vs. IGPM (pontos percentuais)* Volume médio diário (1.000 reais)**

Alpargatas PN Têxtil 74,1 102,7 2.684

(*) 5 anos (de 31/10/2007 a 31/10/2012)

(**) 5 anos (de 01/11/2007 a 31/10/2012)

Fonte: Economática

Em 10 anos

Empresa Classe Setor Retorno vs. IGPM (%)* Prêmio vs. IGPM (pontos percentuais)* Volume médio diário (1.000 reais)**

Alpargatas PN Têxtil 2.354,5 4.808,7 1.805

(*) 10 anos (de 31/10/2002 até 31/10/2012)

(**) 10 anos (de 01/11/2002 a 31/10/2012)

Fonte: Economática

Crise da Economia Norte-Americana

O aumento da inflação durante o primeiro semestre de 2008 foi um dos assuntos que mais se destacou em relação à economia, pois levou o consumidor a repensar seus gastos ao adquirir produtos semiduráveis no período de crise. Apesar do aumento da inflação o mercado brasileiro de calçados continua a apresentar um alto crescimento porque o consumo per capita ainda é muito baixo, além disso, a Alpargatas mantém posição de liderança no segmento de sandálias com as vendas de Havaianas e Dupé.

A Alpargatas investe muito no Marketing para garantir o fortalecimento das marcas e chegar ao aumento de preços. Mas as ferramentas utilizadas para chegar aos resultados são:qualidade,inovação e a diferenciação dos produtos,a fim de manter os consumidores fiéis aos produtos,levando a manter a liderança de mercado e ao crescimento de vendas.

As empresas quando estão mediante as crises procuram adotar medidas, para driblar esse momento de paralisação da renda. Uma delas é a crise da economia que levou a Alpargatas no período de 2012 a aumentar o preço das Havaianas no Brasil e cortar o custo para que a margem bruta volte a subir uma atitude tomada em momentos difíceis, pois reduz definitivamente o custo independente do câmbio. É fato a empresa ter que traçar novas diretrizes no orçamento e manter um controle nas despesas, pois em abril a tonelada da borracha era US$ 4,3 mil e desde o mês passado o preço caiu 10%.

E essa crise faz com que as Havaianas vendessem mais na Europa e nos EUA, pelo fator das sandálias de borracha se adequar no orçamento dos europeus e americanos, onde estes desde o período de 2011 – 2012 respondem pelos 53% nas vendas da marca. A empresa mediante tais crises se dispõe a tomar certas medidas para se sobressair dos momentos de dificuldades visando a que te traz mais lucro.

Como qualquer outra empresa Alpargatas está submetida a sofrer com os altos e baixos das crises em determinados períodos, e com o aumento da borracha isso causa um balanço no financeiro da empresa. Porém é vista pelo mercado como uma companhia sólida que não está endividada, e mesmo assim teve seus balanços nos últimos dias afetados pela alta no preço referente à matéria-prima. O ideal é que todas as empresas tenham mais de um fornecedor, para que possa negociar preços, mas isso é fácil de ser conseguido em companhias como a Alpargatas onde sua matéria-prima está sujeita a oscilações de mercado, é essas são mundiais. O que influencia esses preços é diversos fatores, um deles, por exemplo, é se a China começa a comprar demais certo produto para sua indústria, o preço dele vai subir; se o país que é maior produtor dessa matéria enfrentar algum desastre ambiental e tiver que diminuir a fabricação, o preço do produto vai subir; ocorrendo o contrário havendo um excesso na oferta, o preço cai. A dificuldade que Alpargatas teve em alguns meses com a alta do preço da borracha foi um movimento global que veio através da crise econômica.

Porque a borracha subiu? Porque o petróleo subiu. Na bolsa de Londres o barril está cotado em US$ 120, isso ocorre, pois se trata de um produto substituto ao petróleo, e em momentos como esse aumenta a demanda do produto. O dinheiro está sobrando no mundo, mas as pessoas estão com medo de emprestar para os bancos, logo estes estão quebrando. Atitudes precisam e já estão sendo tomados pelos governos, os bancos devem reassumir a posição de emprestar dinheiro uns aos outros até que o mercado volte a se tranquilizar.

Mesmo com o aumento da borracha, considerado um baque referente ao preço atual para algumas empresas, sabe-se que um aumento desproporcional do custo ao lucro do produto, não leva nenhuma empresa a aguentar por muito tempo essa situação, embora estando frente a frente com a crise este não seja o caso de Alpargatas, que encara a situação como um momento passageiro. Trata-se de uma empresa líder no mercado brasileiro e com grande presença no exterior, marca presença em 82 países e possui 2 mil pontos de vendas nos EUA.

Sua superioridade no mercado é alcançada por causa da matéria-prima, a borracha é uma das mais caras que o PVC (derivado do petróleo), hoje as sandálias Havaianas está voltada não somente para o público das classes C e D, mas também pela classe A e B, tornando verdadeiro o seu slogan “Havaianas todo mundo usa”.

Conclusão

Ao longo do trabalho aprendemos um pouco mais sobre a marca Havaianas, e a empresa que fabrica as sandálias feitas de borracha, Alpargatas.

Analisamos sua oferta, sua demanda, seu custo de produção, a evolução do produto a cada década. Pesquisamos também sobre uma das empresas concorrentes “Grendene”, também analisamos sua demanda, seu custo de produção.

Aprendemos sobre o mercado financeiro, entendemos como as empresas (empresários), devem agir para conquistar seus lucros, e ao mesmo tempo agradar seu cliente.

Também analisamos dados fornecidos pelo IBGE (quem fornece dados sobre as regiões do Brasil, identificando o território, a população, a economia, entre outros).

Como isso pesquisamos alguns munícipios de Fortaleza, podendo ver que a desigualdade existe mesmo que os municípios sejam da mesma região. Podemos concluir isso quando observamos os salários médios pagos aos trabalhadores, a quantidade de estabelecimentos de ensino e saúde existente, também vem à diferença do PIB que é a soma todos os bens e serviços produzidos, ele que nos mostra o crescimento econômico de cada município.

Referências:

A evolução

Disponível <http://br.havaianas.com>, acesso em 21 set.2012

Chinelos são 2 de cada 4 pares de calçados vendidos no país

Disponível <http://noticias.r7.com/>, acesso em 21 set.2012

Cidades IBGE.

Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat>. Acesso em: 23 nov.2012

Havaianas completam 50 anos; relembre a história das sandálias

Disponível <http://economia.uol.com.br/>acesso em 21 set.2012

Havaianas, corpinho de 50 e apostas que vão de sandálias a itens high-tech

Disponível <http://oglobo.globo.com/>, acesso em 24 set.2012.

Havaiana Produz sandálias utilizando restos de borrachas,

Disponível em:<www.nopatio.com.br>, acesso em 21 set.2012.

Parceria Havaianas e IPÊ apresentam: A sandália que é o Bicho!

Disponível <http://www.ipe.org.br>,acesso em 21 set.2012.

Vasconcelos, Marco Antonio S. & Garcia, Manuel Enriquez. Economia, Edição Especial, São Paulo, Saraiva. 2011.

Exame, (Alpargatas uma das ações que ganharam da inflação na última década).

Disponível em:< http://www.exame.abril.com.br> acesso em 05 nov.2012.

...

Baixar como  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »