TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Economia

Trabalho Universitário: Atps De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2012  •  5.100 Palavras (21 Páginas)  •  927 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP – PÓLO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EAD

ATPS ECONOMIA

Profº Ma. Renata Machado Garcia Dalpaiz

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

SUMÁRIO

1- Conceito de custos de oportunidade.................................................................03

2- A curva de possibilidade de produção.............................................................03

3- Conceitos de produtos elásticos e inelásticos...................................................04

4- Microeconomia...................................................................................................05

5- Conceito de custos de oportunidades...............................................................09

6- Formação de preços...........................................................................................12

7- Mercado Concorrencial....................................................................................13

8- Bibliografia.........................................................................................................17

1- CONCEITO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE

O custo de oportunidade foi definido com uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha".

É a escassez que nos obriga a efetuar escolhas, o que implica prescindirmos de determinados bens quando optamos por outros. Deixar de produzir um bem A para produzir um bem B.

Exemplo: Imagine uma fabrica que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto mesas.

Porem ao colocar recursos para tal descobriu que teria de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade esta no valor perdido na venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.

Outro exemplo, se uma empresa optar por aquisição de uma maquina, o custo de oportunidade seria o quanto ela deixou de ganhar se tivesse aplicado seus recursos em outra forma de investimentos mais rentáveis. Geralmente,essa análise comparativa sobre os benefícios não é muito fácil, pois as aplicações envolvem graus de riscos diferentes.

Custo de oportunidade pode também ser visível numa situação de escolha entre consumo presente e consumo futuro (isto é, poupança): consumo futuro implica necessariamente sacrifício de consumo presente, isto é, o custo de oportunidade da poupança é não mais do que a melhor opção em termos de consumo presente. Além disso, quando consumidores, os seres humanos buscam sempre a maior satisfação; quando empresários entre outros objetivos buscam maximização dos lucros.

2- A CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO

Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre opções de produção. A curva representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes. Devido a limitação de recursos, a produção total, de um país por exemplo, tem um limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva. Para fins de simplificação, imagine a decisão sobre uma escolha e suas possíveis soluções num empreendimento de plantio: um sítio com um tamanho fixo, uma base de instalações, insumos agrícolas e um número fixo de trabalhadores. Análise concomitante de tais problemas é bastante complicada, vamos supor que, nesse sítio, os ruralistas estão concentrados em produzir dois tipos de bens: Feijão Tarumã e Milho Tarumã da nossa região .Se o ruralista utilizar toda a terra para cultivar milho, não haverá área disponível para o plantio de . Por outro l Tarumã ado, se ele quiser se dedicar somente à cultura de Tarumã, utilizando-se de todo o sítio para este fim, não poderá plantar milho.

Existirão é claro, alternativas intermediárias, como a utilização de parte das terras para o plantio de Tarumã, ficando a fração restante para a cultura de milho. As várias possibilidades de produção podem ser ilustradas através de um exemplo numérico.

Possibilidades Feijão (Tarumã) MILHO ( KG )

A 0 8000

B 1500 7000

C 2500 6000

D 3500 5500

E 4500 3500

3- CONCEITOS DE PRODUTOS ELÁSTICOS E INELÁSTICOS

Elasticidade significa, pois, sensibilidade. O que acontece com a demanda (ou consumo) quando o nível de preços aumenta? Veja as possíveis possibilidades

Demanda ELÁSTICA : a variação da quantidade demandada supera a variação.

Os consumidores estão sempre observando o comportamento dos preços dos produtos. Assim, para cada bem, eles demonstram ser pouco ou muito sensíveis às mudanças de preços. Essa sensibilidade vai depender do quão importante é aquele produto para ele.

Se o bem for elástico, os consumidores diminuirão o seu consumo consideravelmente: Ex. suponha que o preço da manteiga tenha seu preço elevado em 10% e a demanda diminua em 30% (15/50 = 0,30 ou 30%).

Neste caso, pode-se dizer que o bem: manteiga é elástico (ou sensível) às variações de preços. Quanto maior o nível de preços, menor será o seu consumo. E, quanto menor o preço, o consumo tende a se elevar.

Gêneros supérfluos: a diminuição no preço de jóias, roupas de marca, etc. tendem a aumentar o seu consumo.

Se o bem for INELÁSTICO, os consumidores não reduzirão tanto o consumo. Ex. suponha que o preço do sal tenha seu preço elevado em 10%, levando a uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com