TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Economia

Exames: Atps De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho será apresentado a analise de mercado e custos do mercado fitness de forma prática e simples. Onde desenvolvemos de forma breve os estudos de consumo desse segmento. Devem ser analisados os riscos e assim prever os resultados, é forma mais segura para a obtenção de sucesso.

O Planejamento se faz muito importante para tomada de decisões quando o assunto é um negócio. Em tempos que as crises econômicas cercam o mundo inteiro estudos como esses são alicerces fundamentais.

2 INTRODUÇÃO Á ECONOMIA

2.1 Análise de mercado

A Análise de mercado é o alicerce fundamental para o planejamento e gestão de qualquer empreendimento, desde que se faça a projeção de resultados de forma concreta e consciente. O mercado em questão é o chamado “mercado fitness” no ramo de serviços, uma academia. Os consumidores deste serviço se ampliam a cada ano, já que a preocupação e cuidados o corpo são cada vez mais priorizados, o Brasil atualmente é o segundo país com mais academias no mundo. Antes serviço utilizado apenas por jovens da classe A e B, agora atinge até idosos da classe C que procuram melhoria na qualidade de vida, importante ressaltar que a expectativa de vida aumenta a cada ano.

Então com essa gama diversificada e ampla de clientes para analisar o mercado nos baseamos aos que recebam um salário mínimo atual valor (R$678,00) a mensalidade dos serviços simples não passa de 10% dessa quantia, o preço é variável, pois depende da necessidade e da escolha do cliente. Outras formas e maneiras de pagamento diminuem a porcentagem do valor comprometido ao serviço já que são aceitas compra de pacotes, diárias e até parcerias com empresas, que geram descontos expressivos se os serviços forem comprados em pacotes trimestral e semestral, plano que também visa a obtenção de novos clientes e a fidelização dos antigos.

O histórico que envolve os clientes de academias era muito restrito, pois era considerada regalia para consumidores da classe C, mais em geral já era utilizado expressivamente pela classe A e B. Com o crescimento acelerado da economia, os brasileiros aumentaram muito o poder de compra fazendo com que serviços e produtos pouco utilizados pudessem se propagar a todas as classes. Serviços como os de academias, estéticos, dentários que antigamente se já faziam necessários, mais algo difícil de obter agora fazem parte da vida de mais pessoas.

As empresas administradores e gestores de todos os setores perceberam a defasagem no foco dos clientes, já que alguns serviços eram preferenciais aos que ganhavam mais, com as novas classes sociais que se formavam, novas empresas se adequaram, ao novo cenário econômico do Brasil, e se criaram para atender não só a uma classe, mais a todas. Coisa que parecia impossível acontecer a décadas atrás. Aos empresários e empreendedores que tiveram essa visão de mercado e sustentaram essa ideia, obtiveram mais lucro e mais sucesso, dos demais, pois saíram na frente na corrida empresarial.

Como todo empreendimento atualmente precisa de diferencias para se manter de pé, já que os competidores e concorrentes se equipam cada vez mais, para a obtenção de novos clientes. É muito importante para uma nova academia, novos conceitos e novos produtos. Que sejam bem atrativos aos clientes. Novas ideias são sempre bem vindas nesse mercado tão amplo e diversificado. Nesse caso, serviços aquáticos, serviços voltado a idosos e crianças, acompanhamento médico, e oficinas são diferenciais muito atrativos e decisivos para a decisão de escolha dos clientes. Investimentos em propaganda e marketing são fundamentais para a propagação dessas informações, é preciso expor todas as qualidades do negocio para que se torne referencia no mercado.

Questões como preço e praça devem ser analisadas atentamente para a obtenção de sucesso, do empreendimento, tais questões devem ser planejadas e estudadas criteriosamente. Visando sempre a satisfação dos consumidores, Essas projeções econômicas são fundamentais a todo o negocio, é assim que se planeja e se calcula a viabilidade de um negócio.

A análise de mercado da maior segurança quanto a oferecer o que falta para consumidores, só assim é possível fazer o levantamento de informações e identificar as defasagens e fazer melhorias para nos diferir do grande núcleo de empresas que oferecem a mesma coisa.

3 ANÁLISE DE CUSTO

3.1 Formação de Preço

O preço é composto pela equação ( Custo + Lucro+ despesas variáveis = Preço de venda) isso é uma simples base para se ter o preço final do produto e/ou serviço oferecido. Para se ter preço final e necessário saber quanto se está gastando desde a matéria –prima até as despensas mensais fixas ou não. E muito importante também conhecer o tipo de cliente o qual se está oferecendo o produto ou serviço e conhecer o seu concorrente, se informar, pesquisar,observar o que está oferecendo para se ter através do seu preço um referencial.

Formar preço e preciso saber o volume de venda,ou seja,se a demanda do produto ou serviço oferecido é grande, médio ou pequeno .O preço de venda representa todo o planejamento de uma empresa e isso irá gera o lucro, o lucro vem de toda uma estratégia competitiva e mercadológica.

Abaixo mostramos uma tabela com alguns custos fixos e variáveis que há dentro da academia;

Custos Fixos

Aluguel

IPTU

Água

Luz

Telefone

Propagandas

Vale- transporte

Vale-refeição

Ticket car

Manutenções

Pagamento a fornecedores

Pro- labores

Custos Variáveis

Impostos

Comissões

Fretes

3.2 Custo Médio

Para se ter uma academia e preciso desembolsar em média um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com