TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Economia

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  5.437 Palavras (22 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO

O chocolate é o principal alimento consumido nos período da pascoa, não tem quem resista ao bom e velho chocolate neste período do ano e sem duvida alguma o produto já é um dos doces mais preferidos de nós brasileiros.

Segundo a ABICAB (Associação Brasileira da Industria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) o consumo do produto cresce cada vez mais de ano a ano no pais, fazendo assim o brasil o terceiro maior produtor e o quarto maior consumidor do produto do mundo.

Em Brasília o consumo de chocolate tem aumentado e muito conforme os anos, através da elaboração deste trabalho pode se chegar a um resultado sobre como anda o mercado de chocolate nesta região. O autor procurou buscar estudos mais recentes da demanda e de oferta de chocolate no mercado atualmente.

1. A Historia do Chocolate

Consumido no mundo inteiro o chocolate, um produto derivado da semente torrada do cacau é um importante alimento produzido rico em, além de ter um importante papel para a economia do país. O lar original docacaueiro, planta típica de clima tropical, ficava na região do amazonas, ou na região de Orinoco, na Venezuela também pode ser encontrado nas regiõesdo espirito santo e no sul da Bahia, em ilhéus. O Brasil éum dos maiores produtores de chocolate da América latina.

Por volta de 1500 a.C. foram os membros da civilização olmeca, habitantes atualmente do México e da Guatemala, foram os primeiros a consumir o chocolate, mais tarde, os maias e astecas povos da mesma área do olmecas, passaram também a consumir o chocolate, produto considerado sagrado. O chocolate era consumido nas cerimonias religiosas como bebida, que era preparado da seguinte forma: as sementes de cacau eram torradas e misturada a diversas iguarias como, pimenta, uma base de milho fermentado, mel e especiarias, o resultado final desta mistura era uma bebida com um sabor muito diferente do que se conhece hoje.

2. O Mercado de chocolate em Brasília

Em Brasília o consumo de chocolate tem aumentado a cada ano, segundo pesquisa realizada pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), o distrito federal é a cidade que mais consome chocolate no Brasil num total de 73% dos habitantes consomem chocolate pelo menos uma vez na semana. Vindo logo atrás no ranking está São Paulo, Recife e Salvador onde o consumo no ranking é de 71% dos habitantes em cada uma.

O aumento no consumo de chocolate a cada ano, neste ano o consumo de chocolate aumentou cerca de 5,4% (tanto na produção como também no consumo), em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a ABICAB (). A produção da guloseima passou de 181,2 mil para 190,9mil toneladas, enquanto o consumo passou de 171,6 mil para 180,8 mil toneladas a cada seis meses (dados nacionais). As vendas crescem mais principalmentena pascoa, no dia das Mães e no dias dos namorados quanto a procura pelo produto é cada vez maior. O aumento do poder aquisitivo da classe C também tem contribuído e muito para o crescimento das vendas do chocolate, com um consumidor cada vez mais exigente as empresas apostam em novos produtos para suprir a demanda pelo doce.

2.1 Quanto se Compra e Vende

Segundo pesquisa da ABICAB o consumo de chocolate tem aumentado muito nos últimos anos, o gráfico mais atual mostra a produção, o consumo, a exportação e a importação de chocolate nos últimos anos.

Gráfico: Consumo, Produção e vendas de chocolate.

Fonte: UHY MOREIRA – Auditores Elaborado pelo setor de economia e estatística ABICAB – SICAB

2.1.1 Consumidor Homens x Mulheres

Entre os consumidores que mais consomem o produto na cidade, destacam se os jovens e pessoas desocupadas de 12 a 24 anos, os separados ou solteiros, dos quais 81% consumiu o produto nos últimos sete dias. E isolando os grupos por estado civil pode se notar que as mulheres solteiras, cerca de 79% consumiram o produto nos últimos sete dias.

Tabela: Consumidor de Chocolate de acordo com o estado civil.

Estado Civil

Elementos

Total Chocolates consumidos-últimos 7 dias

Amostra total % horz 100% 68%

Solteiro/a % horz 100% 75%

Homem – Solteiro % horz 100% 70%

Mulher – Solteira % horz 100% 79%

Homem casado/vive com companheiro % horz 100% 60%

Mulher casada/vive com companheiro % horz 100% 69%

Separado/Divorciado % horz 100% 64%

Homem – separado/divorciado % horz 100% 59%

Mulher – separada/divorciada % horz 100% 68%

Viúvo/a % horz 100% 54%

Homem – viúvo % horz 100% 32%

Casado/vive com companheiro % horz 100% 64%

Mulher – viúva % horz 100% 58%

Fonte: Tanget group index – ago10 – ago11.

2.1.2. Consumo entre Faixas Etárias

Ao verificar o consumo de chocolate na região segundo a faixa etária, o estudo não mostra diferença entre a tabela de consumo entre consumidores homens e mulheres.Portanto pode se perceber que o nível de consumo entre os jovens representa cercada de 17% do total de 20% do total da população consumidora de chocolate. Pode se perceber que o consumo de chocolate diminui conforme idade.

Tabela: Consumo de Chocolate de acordo com a faixa etária.

Perfil

Elementos

Total Chocolate: consumidores últimos 7 dias

Total % vert 100% 100%

12 – 19 anos % vert 17% 20%

20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com