TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Fisicca 3 Etapa 1

Trabalho Universitário: Atps De Fisicca 3 Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

Essa parte do trabalho é uma pesquisa realizada sobre os tópicos sugeridos sobre explosões em alguns tipos de situações como o estudo de caso: explosão de pó em unidade armazenadoras de produtos agrícolas e seus derivados, explosões e atmosferas explosivas de pós. É todo um contexto que gera um risco explosivo no qual ficamos submetidos e muitas vezes desconhecemos esses riscos, causando um sério perigo a nós e ao ambiente.

Portanto uma atmosfera é explosiva quando a proporção de gás, pó ou vapor no ar é tal que uma faísca proveniente de um circuito elétrico ou aquecimento de um aparelho provoca a explosão. Para que se inicie a explosão são necessários: combustível, oxigênio e faísca = explosão. A combinação acima forma o triangulo do fogo. Hoje é mencionado também o quarto elemento: a reação molecular, formando o tetraedro do fogo.

Tecnicamente falando, uma explosão é uma onda de combustão – ou de deflagração (que também é uma combustão com chama intensa) – que se propaga livremente inicialmente movendo-se a uma velocidade menor que o som (300 m/s); se não confinada essa frente de chamas viaja inicialmente com pouca rapidez, mas a velocidade aumenta logo após a ignição, formando uma onda de alta pressão.

Como os processos industriais geralmente não são projetados para suportar as pressões desenvolvidas em uma explosão, ocorre ruptura(s) no(s) ponto(s) mais fraco(s), liberando a onda de choque geralmente acompanhada de fogo, tudo com efeitos altamente destrutivos.

Para que se produza uma explosão de pós, devem concorrer simultaneamente as seguintes condições:

• Pó combustível em suspensão, com baixo teor de umidade;

• Partículas de tamanho conveniente;

• Ar (oxigênio) presente;

• Fonte de ignição com energia suficiente

• Um espaço Confinado: a maior parte das operações industriais se dá em espaços fechados. Se for eliminado um dos fatores acima, a explosão por pó não ocorrerá.

Sendo assim A grande maioria das substâncias combustíveis em forma de pó é capaz de causar uma explosão se estiverem suspensas, em forma de pó fino ou poeira no ar ou em qualquer outra atmosfera comburente.

Os ambientes mais propícios para o acontecimento do fenômeno são os pólos industriais de produção e armazenamento de cereais, fabricação de rações e secagem e armazenagem de grãos, pois o processo se inicia com a chegada à planta dos caminhões graneleiros que, ao abrir as tampas da carroceria para descarregar seu produto sobre as moegas ou mesmo com a utilização de plataforma de descarga (tombador), produzem uma enorme nuvem de poeira, em condições e concentrações propícias a uma explosão. O fato é que o produto já vem da lavoura com esse excesso de poeira, ou quando vem de outras instalações industriais que não fizeram o serviço correto de limpeza da massa de grãos.

Se na condição de nuvem em suspensão já há grande risco de explosão, quanto mais se estas poeiras estiverem em locais confinados.

Para evitarmos essa explosão é recomendável que cada empresa armazenadora - independente do tipo de silo ou do seu porte - invista em segurança, equipamento e treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com