TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gestao De Desempenho

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Gestao De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  3.629 Palavras (15 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

POLO MANAUS

ADEILTON MOREIRA GUEDES RA: 432417

SANDRO BLEIDES COELHO RA: 405391

WALÉRIA MARIA PONCIANO DE SÁ RA: 430791

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: GESTÃO DE DESEMPENHO

MANAUS-AM

2014

ADEILTON MOREIRA GUEDES RA: 432417

SANDRO BLEIDES COELHO RA: 405391

WALÉRIA MARIA PONCIANO DE SÁ RA: 430791

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: GESTÃO DE DESEMPENHO

Trabalho de Atividade Prática Supervisionada,

apresentado a (o) tutor (a) à distância da Universidade

Anhanguera Educacional, como requisito a

obtenção de nota parcial da disciplina: Gestão de Desempenho

do 2º semestre, sob a orientação do Professor

Aurami Cardoso da Silva.

MANAUS-AM

2014

SUMÁRIO

1 . INTRODUÇÃO...................................................................................................................4

2. INFORMAÇOES DA EMPRESA.......................................................................................5

3. QUADRO DE COMPETENCIAS.......................................................................................7

4. PROGRAMA DE IDENTIFICAÇÃO DE TALENTOS...................................................8

5. GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO E MODELO DE GESTÃO POR COMPETENCIAS....................................................................................................................9

6. AVALIAÇÃO DE COMPETENCIA E MODELO DE COMPETENCIA...................10

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................12

8. BIBLIOGRAFIA.................................................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

Para elaboração de um sistema de Gestão do Desempenho Humano com base em um modelo de competências, devemos entender os vários fatores de sucesso da organização que contribuem de maneira significativa para a construção da vantagem competitiva da organização. Deste modo é de fundamental importância que haja um planejamento estratégico da organização e seus reais objetivos. Baseado em seus objetivos estratégicos serão derivadas suas competências essenciais que consequentemente construirão suas demais competências organizacionais.

Para se escolher um programa de Gestão por Competências deve-se ver que a Gestão de Recursos Humanos está com um olhar mais ampliado e sistêmico e que com esta prática muitos benefícios serão conseguidos, como: maior produtividade, ambiente participativo e motivado, comprometimento dos colaboradores, gerencias e equipes fortalecidas, foco em resultados, aumento de competitividade e diferencial de mercado.

Algumas empresas até reconhecem o valor da Gestão por Competências, mas não demonstram interesse em implantá-lo, pois acham este processo difícil de implantar e que não se adequam a sua realidade e necessidades. Porém algumas empresas apostam neste processo com otimismo. Este programa de Gestão por Competência prima pela excelência na gestão de pessoas, saindo um pouco da subjetividade, para uma visão mais objetiva e mensurável, isto é, tornando o gerenciamento mais imparcial, para poder acompanhar as necessidades e o desenvolvimento dos colaboradores.

O objetivo deste programa é determinar quais as competências que a organização necessita e identificar aquelas que já existem, tornando-as mensuráveis, a partir disto será possível fazer uso dessas informações para desenvolver e capacitar o capital humano da organização, permitindo ainda a identificação de talentos, para que assim a empresa possa posicioná-los em cargos compatíveis com as exigências da organização, bem como a potencialidade de cada profissional.

Quando a empresa passa a conhecer quais as competências necessárias para o melhor desempenho de cada função e qual o grau de exigência de cada uma, fica mais fácil adequar um colaborador a um cargo adequado. Observando o comportamento de seus colaboradores através da aplicação de ferramentas como dinâmicas, jogos e também pela utilização da avaliação 360 graus, consegue-se adotar um treinamento especifico focalizado nas deficiências, bem como a demonstração dos que estão além das expectativas, ou seja, os talentos.

Todos os colaboradores e possíveis candidatos a um cargo em uma determinada empresa fazem parte do público-alvo do programa de Gestão por Competência, sendo assim o processo de sensibilização do processo junto aos colaboradores será gradativo, visando à estrutura administrativa, passando pelos supervisores, gerentes de loja até chegarem aos vendedores.

O setor de RH é encarregado de planejar e executar o projeto de Gestão por Competências,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com