TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Higiene E Segurança Do Trabalho

Artigo: Atps De Higiene E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  5.052 Palavras (21 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 21

ATPS SAÚDE E SEGURNÇA DO TRABALHO

Introdução

O presente trabalho oferece informações gerais sobre a saúde e segurança no trabalho, a dimensão, importância e variedade dos problemas de saúde e de segurança, explicando o papel do profissional da área.

Para serem bem sucedidas, as medidas de saúde e de segurança no trabalho exigem a colaboração e a participação tanto de empregadores como dos trabalhadores nos programas de saúde e segurança, obrigando a equacionar questões relacionadas com a medicina do trabalho, a higiene no trabalho, a educação, a formação, a engenharia de segurança, a ergonomia, a psicologia, etc.

De forma geral, a saúde e a segurança no local de trabalho melhoraram na maioria dos países industrializados durante os últimos 20 ou 30 anos. No entanto a situação nos países em vias de desenvolvimento é menos clara, em grande parte devido à identificação e informação inadequada dos acidentes e doenças, assim como à falta de atualização de registros e de mecanismos informativos.

ETAPA 1

Definição de Acidente do Trabalho

Acidente do trabalho é aquele que se verifica no local e no tempo de trabalho ou pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente da capacidade para o trabalho.

Os Profissionais da Pizzaria que estão propensos a sofrer acidente de trabalho são os cozinheiros, lavadores de louças, funcionários da limpeza e os entregadores (motoboys).

Para evitar possíveis acidentes de trabalho em seu estabelecimento, o proprietário tem o dever legal e moral de manter o local de trabalho seguro e saudável. Além disso, dispõe de incentivos financeiros: perder um bom trabalhador devido a uma lesão não só pode ser péssimo para a empresa, como o recrutamento e a formação de alguém que o substitua, custa dinheiro.

Ademais, deve investir em prevenção de forma a minimizar ou neutralizar as situações de risco dentro de um ambiente de trabalho. Investir em prevenção e segurança ocupacional sem dúvida reduz a quantidade de acidentes de trabalho. O valor gasto em melhorias no ambiente de trabalho, entre outros aspectos, compensa a perda de uma vida ou lesões provocadas pela atividade profissional.

A maior parte dos acidentes pode ser evitada através de boa gestão e supervisão, aliadas a uma formação eficaz. A prevenção de acidentes é parte integrante da gestão de uma empresa bem-sucedida. A entidade patronal pode evitar a maior parte das lesões e das doenças no local de trabalho, se identificar e, consequentemente, eliminar ou, pelo menos, minimizar os riscos no local de trabalho e, ainda, seguir rigorosamente as normas de segurança do trabalho, inclusive, investir em equipamentos de proteção individual (EPI’S) e coletiva para neutralizar os risco de insalubridade e periculosidade.

ETAPA 2

A incorporação das boas práticas de gestão de saúde e segurança no trabalho contribui para a proteção contra os riscos presentes no ambiente de trabalho, prevenindo e reduzindo acidentes e doenças e diminuindo consideravelmente os custos.

Além de diminuir os custos e prejuízos, torna a empresa mais competitiva, auxiliando na sensibilização de todos para o desenvolvimento de uma consciência coletiva de respeito à integridade física dos trabalhadores e melhoria contínua dos ambientes de trabalho.

A participação do próprio empreendedor e dos trabalhadores na identificação dos riscos assume um papel de extrema importância para o êxito do programa de gestão.

Plano de Ação ligado a Segurança do Trabalho

Segurança em eletricidade

Quando se trata de medidas preventivas de segurança em eletricidade torna-se obrigatória consultar duas normas brasileiras: NBR 5410 da ABNT e a NR 10 da Portaria 3.214. A NBR 5410, intitulada de "Instalações Elétricas de Baixa Tensão". Já a norma regulamentadora NR-10 - Instalações e serviços com eletricidade recomenda condições mínimas para garantir a segurança das pessoas, e estabelece critérios para proteção contra os riscos de contato, incêndio e explosão, dentre outros.

No ambiente de trabalho a responsabilidade dos serviços é do pessoal da manutenção que detém grande experiência profissional no assunto, com isso a grande maioria dos trabalhadores se coloca na condição de usuário

Para evitar acidentes de trabalho com relação às instalações elétricas da pizzaria, o proprietário deverá seguir os seguintes passos:

a) O zelo pela conservação das máquinas e aparelhos operados é fundamental para preservar as condições de segurança;

b) É importante deixar as máquinas ligadas somente o tempo necessário para o uso, além de econômico a possibilidade de acidentes está relacionada com o tempo de funcionamento das máquinas;

c) Não deixar cair pequenos objetos, dentro das máquinas, líquidos e outros materiais que possam provocar curto-circuito;

d) Não improvisar, comunicar ao setor de manutenção qualquer irregularidade verificada nas máquinas e instalações;

e) Utilizar materiais, ferramentas e equipamentos dentro das normas técnicas;

f) Para medição dos circuitos utilizar apenas os instrumentos adequados, como Multímetros, Voltímetros e Amperímetros, evitando as improvisações que costumam ser danosas;

g) Para trabalhar em segurança é necessário primeiro saber a maneira correta de funcionamento da máquina, qual o tipo de serviço a ser realizado, observar bem o local de trabalho levantando as possíveis interferências que poderão causar algum dano;

h) Trabalhar sempre com o circuito elétrico desligado, utilizar placas de sinalização;

i) Ao abrir chaves, não permanecer muito próximo para evitar o efeito do arco voltaico, sempre que realizar manobras em chaves seccionadoras ou disjuntores pelo punho próprio de acionamento, utilizar luvas de PVC com isolamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com