TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Historia Da Educação

Casos: Atps De Historia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  2.889 Palavras (12 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDATICA E PRATICAS DE ENSINO

FERNANDA PAULA NASCIMENTO DE MELO RA: 2307327140

FERNANDA PAULINE FRANCISCO RA: 2307321010

MILENE KIYOMI MARUYA JULIÃO RA: 2309320144

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e práticas de ensino”, sob orientação do professor-tutor a distância ANA PAULA BARRAMANSA

JACAREÍ

2012

Resumo

Traremos nesse nosso projeto educacional métodos de ensino, formas de aplicação de avaliação, o despertar pela uma determinada matéria, descobrir momentos importantes na vida de cada aluno, fazer saber e o porquê do saber. Teremos como base alunos da 3 serio do ensino fundamental em pleno auge do saber e do porque saber?, duvidas são essenciais para um conhecimento literário e dinâmico com os outros alunos, teremos um assunto de uma determinada matéria fora do que já se foi dado ate hoje na rede publica de ensino, é um projeto de curta duração mas de grande valia, para nós futuros professores e els, pequenos alunos mas grandes pessoas amanha.

Vale ressaltar que levamos nossa ideia para a sala de aula e tivemos que passar por momentos de reflexão, observação, ideias momentâneas e condições difíceis quanto á alguns alunos, que para nós todo desafio deve ser vencido e usado como exemplo, sempre.

INTRODUÇÃO

O presente estudo apresentado é resultado das reflexões obtidas através de pesquisas relacionadas ao tema “Dificuldades de Aprendizagem”. Por ser um tema que ainda apesar de tantas pesquisas envolve, dificuldades, emoções, valores, conflitos e muitas discussões e por esse motivo torna-se um dos maiores desafios do professor ao realizar as práticas de ensino, entender, ter a percepção da necessidade e da dificuldade da criança envolve uma série de desafios, torna-se uma rotina a ser enfrentada a cada dia de uma maneira diferente, é um “Olhar diferente”, um olhar mais cuidadoso, mais atencioso é aprender não só a ensinar mas sim a encantar de maneira que as dificuldades passam a ser vistas em segundo plano. As dificuldades de aprendizagem quando são analisadas por especialistas elas tem explicações científicas, muitas vezes tratadas como distúrbios que realmente são coerentes e fazem parte desse processo, mas aos olhos do professor toda criança dever ser igual e deve ter os mesmos direitos de aprender, apenas como já dito antes o olhar para essas crianças deve ser diferente, a percepção e a forma de abordar deve ser muitas vezes mais lente e cautelosa para que se obtenha resultados. Através das pesquisas foi possível encontrar uma série de relatos sobre a prática pedagógica e entender qual seria o melhor caminho a tomar para que através dessas práticas seja possível trazer esses alunos com dificuldades para dentro do tema, dentro da sala de aula não apenas fisicamente mas participar da aula, fazer parte mesmo que seja a sua maneira com maiores dificuldades do que outros mas perceber que é importante, que faz parte de um grupo e sua participação é essencial. Ao longo da elaboração desta ATPS, foi possível entender e acreditar que é possível fazer tudo isso de uma maneira simples, saudável e pedagógica, utilizando uma linguagem acessível a todos, encantadora por ser tratar da literatura, fazendo com que a criança não só supere suas dificuldades, mas aprenda a ter o gosto pela leitura.

ENSINAR: DIFICULDADES X OPORTUNIDADES

Várias pesquisas sobre o assunto foram encontradas sugerindo o termo “Dificuldades de Aprendizagem”, esse termo começou a ser usado na década de 60 e até hoje, na maioria das vezes é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula. Na verdade esse assunto vai muito além, a dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio, que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais, podendo afetar qualquer área do desempenho escolar. Geralmente crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam desmotivação e incômodo com as tarefas escolares, gerado por um sentimento de incapacidade, levando muitas vezes a frustração. Geralmente o professor é o primeiro a identificar que a criança está com dificuldades, porém essa tarefa cabe também aos pais e não somente à escola, deve-se estar sempre atentos ao desenvolvimento e ao comportamento da criança. “Segundo alguns especialistas, as crianças com dificuldades de aprendizagem podem apresentar desde cedo um maior atraso no desenvolvimento da fala e dos movimentos do que o considerado “normal”, psicólogos afirmam que “ toda criança tem um processo diferente de desenvolvimento”, umas aprendem a andar mais cedo, outras a falar mais cedo e isso é absolutamente normal, não existe exatamente um padrão de desenvolvimento. O importante é valorizar o que a criança sabe para fortalecer sua auto-estima, mostrar o quanto ela é boa em tarefas na qual ela tem habilidade e incentivá-la a desenvolver outras tarefas nos quais ela não é tão boa, isso é fundamental.

Para obter resultados concretos é preciso ser feito um trabalho em conjuntos entre pais, psicólogos, escolas e professores, que deverão estar envolvidos com um único objetivo: ajudar a criança. É imprescindível que os pais conheçam seus filhos e conversem frequentemente com eles para que possam detectar quando algo não vai bem.

A aprendizagem e a construção do conhecimento são processos naturais e espontâneos do ser humano que desde muito cedo aprende a mamar, falar, andar, pensar, garantindo assim, a sua sobrevivência. Com aproximadamente três anos, as crianças são capazes de construir as primeiras hipóteses e já começam a questionar sobre a sua existência. A aprendizagem escolar também é considerada um processo natural, que resulta de uma complexa atividade mental, na qual o pensamento, a percepção, as emoções, a memória, a motricidade e os conhecimentos prévios estão envolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com