TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Leitura E Produção De Textos

Ensaios: Atps De Leitura E Produção De Textos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  3.642 Palavras (15 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera – Uniderp Interativa

Curso: Serviço Social

Leitura e Produção de textos

• Ana Kalinne da Silva Florentino – Ra 437624

• Elane Alves da Silva Santos – Ra 435026

• Juliana Carla de Araújo – Ra 439148

• Nádia C. Ferraz N. Barros – Ra 411748

• Solange Pereira Leite – Ra 425595

Atividade Prática Supervisionada

Professor: Dr. Luiz Roberto Wagner

Serra Talhada – PE

12/06/2013

Concepção de leitura

Depende diretamente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se aplique na leitura. É uma atividade de produção de sentido, que pode ser desenvolvida de três formas como o foco do autor, com o foco no texto ou com o foco na interação autor-texto-leitor, sendo a última a mais eficaz, visto que a compreensão do texto depende da relação que se estabelece com o mesmo. Desta forma o autor escreve o texto e o leitor com seu conhecimento intelectual e experiência vivida compreende e interpreta o texto.

Estratégias de leitura

Na interação autor-texto-leitor é fundamental que o leitor critique, contradiga, avalie a informação que está obtendo durante a leitura, que concorde, que apoie, sendo de extrema importância reagir diante do que está sendo lido. Para que essa “reação” possa ocorrer o mesmo se utiliza de estratégias de leitura. Essas estratégias são compostas pelas antecipações e hipóteses que assumimos com base no conhecimento adquirido ao longo da vida sobre o assunto do texto. Passando assim a leitura a ser processada, criticada, contestada e avaliada, produzindo o sentido de lermos e nos mantermos informados.

Leitura e os sentidos do texto

A leitura é vista por toda sociedade como uma necessidade muito importante e indispensável em nosso cotidiano, e é entendida como captação do leitor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do mesmo. Os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que dialogicamente se constroem e são construídos no texto. O leitor lê e constrói o sentido do texto com o que lhe é mostrado e no momento da leitura do texto, ele vai analisando, questionando e criando uma curiosidade que vai sendo saciada ao longo da leitura, ou seja, ele vai criando estratégias de leitura.

É variável o sentido do texto dado pelo leitor, pois ele dará o sentido que entende a partir dos seus conhecimentos, valores, cultura e outros fatores. O mesmo pode ter vários sentidos uma vez que os conhecimentos, vivências e valores são diferentes de um leitor para outro. Desse leitor, espera-se que processe, critique, contradiga, ou avalie o que tem diante de si, que a desfrute, que dê sentido e significado do que lê.

A capacidade central do ser humano de dar direção às coisas do mundo permite a ele fazer sentido do que ouve ou ler indo muito além do que está explicito ou prontamente acessível, pois o sentido não reside apenas no texto, mas depende sempre de um interpretador. Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, que certas respostas podem ser encontradas na escrita que todos podemos ter acesso a ler e que podemos construir uma resposta que integra cada parte das novas informações ao que já se é.

Gêneros Textuais

Sabe-se que não é de hoje que o homem sempre sentiu a necessidade de se comunicar com os seus semelhantes. Esta inter-relação entre povos e culturas faz-se necessária partindo do pressuposto de que o homem é um ser social, por isso, foram surgindo, desde a invenção da escrita alfabética, por volta do século VII a.C., diversas práticas comunicativas, que foram denominadas, ao longo do tempo pelos estudiosos do ramo, de gêneros textuais.

Gêneros textuais: são as variadas formas que as pessoas e as organizações utilizam para se comunicar, para orientar, e interagir. Os gêneros são narrativos, descritos, dissertativos ou argumentativos, caracterizados como eventos textuais altamente maleáveis e dinâmicos.

Lista de gêneros textuais

São incontáveis os gêneros textuais e todo tempo usamos diversos deles para diversas práticas sociais, dependendo da necessidade temática, a relação entre os interlocutores e a vontade enunciativa. Enquadram-se nesse rol de práticas comunicativas: diálogo face a face, bilhete, carta (pessoal, comercial etc.), receita culinária, horóscopo, artigo, romance, conto, novela, cardápio de restaurante, lista de compras, aula virtual, piada, resenha, inquérito policial, ofício, requerimento, ata, relatório etc.

Hoje com a “cultura eletrônica”, surgem novos gêneros textuais e novas formas de comunicação (oral ou escrita) como o bate papo on-line MSN, Badoo,blog, twiter, micro blog, Orkut, facebook, mensagens SMS, celular, tablete, notebook, netbook, ultrabook, etc.

Cinco gêneros textuais

Revista veja

Em entrevista, Xuxa diz que sofreu abuso sexual, a apresentadora também afirma que Ayrton Senna foi o grande amor de sua vida. Xuxa Meneghel, de 50 anos, revelou em entrevista ao fantástico, que sofreu abusos sexuais na adolescência, os responsáveis pelo crime foram um melhor amigo de seu pai, o noivo de sua avó e um professor, Os abusos terminaram quando Xuxa tinha 13 anos e para apresentadora podem estar relacionados com a sua dificuldade em encontrar um par ideal para constituir uma família.

Durante a entrevista, Xuxa também falou sobre a sua amorosa, ela lembrou a época em que namorou Pelé e afirmou ter aprendido muito com o jogador. “Ele foi uma pessoa muito importante pra mim. Passamos seis anos juntos” disse. O grande amor da apresentadora, contudo, foi o piloto Ayrton Senna, morto em um acidente em 1994. “Completávamo-nos, ele foi a única pessoa com quem pensei em casar”, afirmou. Um dia antes do acidente, Xuxa pensou em se declarar para sua alma gêmea, mais quando se deu conta já era tarde demais.

“Eu sei que vamos nos encontrar de novo”, disse a apresentadora.

Ao longo da conversa, a artista ressaltou que nunca teve privacidade e que sempre seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com