TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Pesquisa Em Serviço Social

Trabalho Escolar: Atps De Pesquisa Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A violência é tão corriqueira que muitos homens não a identificam. É uma geração que foi criada para não levar desaforo para casa. Fernando Acosta - psicólogo.

O presente trabalho tem como proeminência abordar a pesquisa em serviço social, incidindo no desenvolvimento de uma pesquisa-ação, passando pela constituição do conhecimento sobre o que é pesquisa, seus métodos e técnicas, bem como sua aplicabilidade.

Grande é a relevância deste tema para o Serviço Social, pois propicia ao aluno um conhecimento das técnicas e recursos utilizados no desenvolvimento de uma pesquisa e elaboração e desenvolvimento de projeto.

Para a elaboração desse trabalho foram utilizados textos disponibilizados em sala de aula, PLT, pesquisa de dados, e textos pesquisados na rede.

Na primeira etapa, trabalharemos com o conceito de pesquisa, sua finalidade, os diferentes tipos e a sua relevância para o Serviço Social.

Na segunda etapa daremos inicio ao projeto de pesquisa onde iremos discorrer sobre o tema levantado que é Violência Doméstica Contra a Mulher sua problemática, hipótese e justificativa.

Para finalizar o projeto de pesquisa será feito uma abordagem acerca do referencial teórico do tema focando na origem da violência, causas e conseqüências para as vítimas e as Políticas de enfrentamento a violência doméstica contra a mulher.

1.0 - A Relevância da Pesquisa Social na Atualidade Para o Campo do Serviço Social.

1.1 - Definição

A palavra pesquisa deriva do termo em latim "perquirere", que significa "procurar com perseverança". Uma parte importante de qualquer pesquisa é o recolhimento de dados, e por isso um pesquisador deve buscar por informações com diligência. A pesquisa tem como objetivo descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos.

Pode-se definir pesquisa social segundo Gil, (2011p. 27) como o processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social. Esse conceito e também aplicado no âmbito das demais ciências sociais como: Sociologia, Antropologia, Psicologia, economia, Ciência Política etc.

1.2 - Finalidades da Pesquisa

A pesquisa tem como finalidade descobrir respostas para questões mediante a aplicação de métodos científicos. A pura busca o progresso da ciência, enquanto a aplicada, que depende da pura, apresenta o interesse na aplicação, utilização e conseqüências práticas do conhecimento.

1.3 - Tipos de Pesquisa

Há vários tipos de pesquisa social e cada uma tem uma finalidade diferente. Selltiz (1967) classifica as pesquisas em três grupos: Estudos exploratórios, estudos descritivos e estudos que verificam hipóteses casuais.

As pesquisas exploratórias segundo Gil (2002 p.27) têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores.

A Descritiva têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Já a explicativa se preocupa com a identificação dos fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos.

1.4 - Relevância para o Serviço Social

A produção de conhecimentos na área do Serviço Social acelerou a partir de 1970, momento em que iniciaram os primeiros cursos de pós-graduação na área de ciências sociais e, especificamente, em Serviço Social. Desde então, a produção bibliográfica teve um aumento considerável, sendo alimentada pelas dissertações de mestrado e teses de doutorado. Mas, foi somente a partir dos anos de 1980 que o Serviço Social obteve reconhecimento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como uma área específica de pesquisa.

"A incorporação da pesquisa na prática profissional da área é um fenômeno relativamente recente, posto que tinha havido esforços orientados para consolidar uma política geral de capacitação e investigação, no campo do Serviço Social, por parte dos organismos profissionais". Ammann (1984, p. 147)

Em todas as profissões a pesquisa é um elemento fundamental e não é diferente no caso do assistente social. É através da pesquisa que novas decisões são tomadas em prol de uma comunidade, visando melhorias da condição de vida daquela população. Para tanto o espírito investigativo do Assistente Social deve estar presente, ele deve ter – na sua essência – a curiosidade, a vontade de ir além, de saber mais de descobrir novos horizontes.

O Serviço Social enquanto profissão que intervém nas expressões da questão social, tem como desafio a realização da pesquisa, o que leva a um entendimento de que é este o instrumento mais eficiente para uma atuação profissional adequada (Paiva, 2013 p 2).

O Profissional do Serviço Social precisa estar antenado quanto a importância da pesquisa para sua profissão e se utilizar desse instrumental para que o seu trabalho tenha mais qualidade e eficiência.

...

Baixar como  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »