TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Planejamento E Gestao

Dissertações: Atps De Planejamento E Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

VIOLENCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Foi estabelecida uma relação entre violência doméstica e abuso infantil. As próprias crianças podem ser agredidas, abusadas, ou correrem o risco de serem feridas acidentalmente e podem também sofrer indiretamente mesmo quando o abuso não lhes é dirigido: elas apercebem-se mais do abuso do que os pais pensam.

Alguns agressores ameaçam o parceiro que se eles abandonarem a relação ou falarem com alguém sobre a violência, os filhos serão levados pelos serviços sociais. Os seus filhos não serão tirados do seu cuidado por esse motivo. O departamento da polícia para a violência doméstica ou os serviços de ajuda à criança podem aconselhá-la sobre este assunto.

O que posso fazer?

• Reconheça o que está acontecendo

• Aceite que a culpa não é sua

• Procure ajuda e apoio

Não é fácil aceitar que a pessoa amada possa comportar-se tão agressivamente. Porque as vítimas não podem compreender o comportamento agressivo do parceiro, elas assumem que são as culpadas. Mas não são. Ninguém merece ser agredido, abusado, ou humilhado, muito menos por um parceiro numa relação supostamente carinhosa. É o comportamento abusivo do parceiro que necessita ser mudado. Não há desculpa.

Pedir ajuda:

O mais importante a fazer é dizer a alguém e quebrar o silêncio. Para algumas vítimas a decisão de procurar ajuda é rápida e relativamente fácil de tomar. Para outras, o processo será longo e doloroso enquanto tentam que a relação resulte e a violência cesse.

A idéia de abandonar a relação agressiva pode ser tão assustadora quanto a idéia de ficar. Muitas pessoas procuram ajuda inúmera vez até encontrarem o apoio que necessitam e podem ainda estar em risco depois de deixarem a relação. Não receie pedir ajuda novamente.

PASSO 04

Questões para iniciar a elaboração de um marco referencial

A apresentação de questões aos participantes de uma instituição tem sido um começo muito eficiente na preparação de um plano global de médio prazo. O atual estágio da pratica do planejamento, com a consciência que hoje se tem, indica este procedimento. Primeiro porque as pessoas esperam que administração encaminhe processo e, por isso, recebem bem as questões. Depois, porque a falta de conhecimento sobre um processo de planejamento e da participação dificulta outros começos, como seria, por exemplo, partir de idéias- forças dos participantes. Em terceiro lugar, porque as questões dão um direcionamento muito firme ao trabalho, evitando idas e vindas e perdas de tempo. Finalmente, porque, simplificando a tarefa, a apresentação de questões favorece a participação de todos.

O marco referencial expressa a posição das instituições que planeja em relação a sua identidade, visão do mundo, utopia, valores, objetivos, compromissos. Indica o rumo, horizonte, a direção que a instituição escolhe, fundamentado em elementos teóricos na filosofia, das ciências, apoia- se em crenças, na cultura da coletividade.

A função maior do marco referencial é tencionar a realidade no sentido da sua superação/transformação e, em termos metodológicos, fornecem parâmetros, critérios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com