TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gestao De Pessoas

Monografias: Atps De Gestao De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso de Tecnologias de Recursos Humanos

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Manaus – AM

Abril/2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso de Tecnologias de Recursos Humanos

GESTÃO DE PESSOAS

Projeto apresentado como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Tecnologias de Gestão do Curso Superior de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera - Uniderp, do 3º semestre, turma , orientado pela Prof. Dante Bonetti de Freitas e sob tutoria presencial da Profª Ligiane Corrêa.

Manaus – AM

Abril/2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Recrutamento de Pessoas

Recrutamento é o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da Organização. Esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento, que constitui uma sequência de três fazes, a saber:

1. O que a organização precisa em termos de pessoas.

2. O que o mercado de RH oferece.

3. Quais as técnicas de recrutamento a aplicar.

O recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização. Em muitas organizações, o inicio de processo de recrutamento depende de decisão da linha por ser uma função de staff, que é oficializada através de uma espécie de ordem de serviço denominada requisição de empregado ou requisição de pessoal.

A primeira decisão em um processo de recrutamento é definir a estratégica de atração a ser utilizada, se externa ou interna, e depois selecionar os meios de atração que serão adotadas. O recrutamento externo aborda candidatos reais ou potenciais, disponíveis ou aplicados em outras empresas, tendo como consequência uma entrada de RH. O recrutamento interno aborda candidatos reais e potencial aplicado na própria empresa, e sua consequência é o processamento interno de recursos humanos.

Recrutamento Interno

O recrutamento interno ocorre quando a empresa procura preencher determinada vaga através do remanejamento de seus funcionários. Ao adotar o recrutamento, é necessário que os gestores e a área de gestão de pessoas da organização trabalhem integrados.

Segundo Chiavenato (3º Ed. 2009, p.114) o recrutamento interno tem vantagens e desvantagem, como pontos positivos: o melhor aproveitamento do potencial humano da organização, motivação e encorajamento do desenvolvimento profissional dos atuais funcionários, não requer socialização organizacional de novos membros e custas financeiras menos do que fazer recrutamento externo. Como pontos negativos: do poder bloquear a entrada de novas ideias, experiências e expectativas, facilita o conservantismo e favorece a rotina atual, manter quase inalterada o atual patrimônio humano da organização e funciona como um sistema fechado de reciclagem contínua.

Recrutamento Externo

O recrutamento externo funciona com candidatos vindos de fora. Havendo vaga a organização procura preenchê-la com pessoas estranhas, ou seja, com candidatos externo. Para funcionar bem, o recrutamento externo precisa ser eficaz, no sentido de alcançar e atrair os candidatos que desejam buscar.

Segundo Chiavenato (3º Ed, p.116) o recrutamento externo também tem suas vantagens e desvantagens, os pontos positivos são: é a introdução de sangue novo na organização, enriquece o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades, aumenta o capital intelectual do incluir novos conhecimentos e destrezas, incentiva a interação da organização o MRH, enriquece mais intensa e rapidamente o capital intelectual. Como pontos negativos: afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários, reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidades a estranhos, exige esquemas de socialização organizacional para os novos funcionários e é mais custoso, oneroso, demorado e inseguro que o recrutamento interno.

Meios de recrutamento

Os meios de recrutamento são todos os veículos utilizados pela empresa para divulgar suas vagas dentro ou fora da organização.

Algumas organizações possuem equipes especializadas, dedicadas exclusivamente a essa atividade, tamanha a sua importância estratégica.

Entre os meios de atração mais utilizados pelas organizações, figuram os seguintes:

• Sites corporativos ou de empregos ¬─ é a preferência de muitas organizações para atrair candidatos. Interagem como uma agência de recrutamento eletrônica utilizada para recrutar talentos.

• Anúncios em jornais e em revistas especializadas ─ meio muito utilizados pelas organizações para atração de candidatos para os níveis operacionais, técnica e gerencial. Anúncios em jornais é uma boa opção dependendo do cargo a ser preenchido. Para cargos mais específicos, o ideal é o anuncio em revistas especializadas.

• Programa de indicação pelos empregados ─ esse programa consiste em tornar os empregados da empresa parceiros na atividade de atrair talentos para dentro da organização. O programa se apoia na rede e relacionamento profissional que as pessoas mantêm e que vem constituindo em uma estratégia de marketing pessoal.

• Consultoria na área de recursos humanos ─ as organizações contratam consultorias de RH para que possam desempenhar a função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com