TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Projetos

Artigo: Atps De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 8

Evento: Coquetel de Inauguração de uma Livraria.

Risco do Projeto.

Em todos os projetos existe um elemento de risco, em alguns casos eles são mínimos enquanto em outros são vários. A administração dos riscos é um processo contínuo ao longo da vida de um projeto, a começar pelo estágio da viabilidade, quando os riscos previsíveis são identificados e avaliados. Uma ameaça séria pode fazer com que o projeto seja modificado ou abandonado.

Planejamento é uma solução capaz de fornecer mecanismos que evitem os riscos, reduzindo a probabilidade de trauma ou minimizando as consequências. Os fatores de risco mais diretos, prováveis e importantes são normalmente percebidos durante o estudo da viabilidade, que também orienta e alertam o surgimento de problemas.

O primeiro estágio para a gestão de riscos consiste em identificar riscos, consiste em determinar os riscos que podem afetar o projeto e pode documentar suas características.

Os riscos podem ser identificados segundo uma estrutura analítica de riscos, esta estrutura pode variar de acordo com a política da empresa ou de acordo com o tipo de negócio.

Os riscos podem ser técnicos, (requisitos, tecnologia, complexidade e interfaces, desempenho, confiabilidade e qualidade).

Como técnicas de identificação de riscos, podemos citar o brainstorming e checklists relatórios de projetos já concluídos e a análise cuidadosa das premissas básicas que nortearam o planejamento inicial.

A avaliação deve ser feita para as três principais dimensões de riscos de projeto: escopo, (qualidade) prazos e recursos (orçamento).

• Estabelecer e ter em mente os objetivos a serem atendidos.

• Ter conhecimento sobre o assunto principalmente.

• Ter qualidade é fundamental para que o empresário possa gerenciar corretamente seu negócio, pois somente assim vai ter condição de apurar e controlar os custos, conduzindo as negociações com os clientes de forma segura, sem correr o risco de perder dinheiro. Logo, o controle rigoroso da execução de cada etapa, garantindo a qualidade dos serviços, é fator determinante para a sobrevivência e sucesso do negócio.

Neste sentido o empresário deve adotar a postura de registrar tudo que está sendo feito, não somente para controlar, mas principalmente para poder identificar e evitar problemas, assim como promover melhorias.

Outro cuidado importante a ser considerado pelo empresário refere-se à programação da produção e à garantia do abastecimento dos materiais com devida antecedência, o que evita alguns atrasos ou paradas no processo produtivo decorrentes da falta de insumos.

É recomendada a realização de rodízio de atividades entre os funcionários, nas mais diversas funções do processo produtivo, para evitar o desgaste físico das atividades que requerem mais do trabalhador. Além disso, devem-se deixar os processos produtivos corretos para prevenir acidentes e lesões nos funcionários.

Solução do Projeto.

• Obter conhecimento necessário antes da implantação do projeto, através de pesquisas para identificar possíveis problemas.

• Contratar colaboradores eficientes no ramo se possível polivalentes isso reduz custos.

• Divulgação do projeto.

• Buscar inovações e a qualidade sempre.

• Respeitar prazos e entregas dos pedidos.

Podemos afirmar que o objetivo do projeto é obter ou estabelecer algo novo, isso trará riscos mais que com pesquisas e conhecimentos poderemos tomar a decisão certa e garantir o sucesso, tornando-nos responsáveis e participantes diretos na tomada de decisão.

Os 6 Passos do Gerenciamento de Projetos:

.

Um projeto trata-se de um trabalho com data para inicio e fim, com intuito de aprimorar um produto ou serviço, e gerenciar um exige seguir alguns padrões como cronograma e orçamentos, para que se possa atingir o objetivo esperado. A estrutura de projetos tem sido muito adotada pelas empresas atualmente.

1 – ESCOLHA E ADOTE UMA METODOLOGIA.

A metodologia trata-se de um processo de controle adotado no inicio do projeto para gerenciar os recursos utilizados no mesmo, para que o projeto seja executado com maior eficiência.

As exigências de cada mercado em que atua, a disponibilidade de mão-de-obra, e a cultura organizacional são fatores que interferem na escolha pela metodologia a ser utilizada.

Sendo assim, basicamente a metodologia é um conjunto de regras para gerir um projeto com sucesso. A UML (Unified Modeling Language), que se trata de uma linguagem, ou uma forma de documentar o projeto, que faz uso de símbolos gráficos para traduzir processos abstratos. A empresa que criou a UML desenvolveu uma metodologia chamada RUP (Rational Unified Process)

2 - DEFINA O ESCOPO DO PROJETO E DETALHE AS ATIVIDADES.

O escopo do projeto define o que deve ser feito e o que não deve, sem se perderem em discussões intermináveis sobre os recursos do produto final e tentar resolver o que é do momento. Afastando o fantasma da perfeição.

Para não se perder numa lista interminável, devemos listar só o que é absolutamente essencial, pois o tempo é curto e temos de escolher só o que é realmente importante.

Definido e escopo de projeto, detalhar as tarefas, pois o objetivos é medir o custo/horas, tempo de trabalho em uma atividade que deve ocupar entre 4 e 80 horas nem mais, nem menos no projeto.

Para estimativas iniciais, admite-se uma variação de -25% a +75%. Na fase de planejamento, o orçamento deve ter uma variação de -10% a – 25%. Na estimativa final a margem de erro é menor de -5% a + 10%.

Um dos grandes segredos de gerenciamento de projetos é proteger o seu escopo. Projetos que ficam mudando o escopo durante sua execução têm suas dificuldades em cumprir o cronograma e estourar o orçamento. O gerente de projetos deve ter calmo e analisar com cuidado cada demanda, pois o prazo e orçamentos não são “elásticos” quanto às exigências.

Em um projeto devemos tomar algumas precauções:

1. Negociar a forma de remuneração: fixa ou variável. Fixa-se,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com