TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Tecnicas De Administração De Pessoal

Trabalho Universitário: Atps De Tecnicas De Administração De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  6.999 Palavras (28 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 28

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO........................................................................................................

1.1 Principais atividades da Administração de Pessoal...........................................

1.2 Demonstrativos de Pagamentos........................................................................

1.3 Rescisões.........................................................................................................

1.4 Documentos para Homologação......................................................................

1.5 Prazo para Pagamento de Verbas Rescisórias..................................................

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES.................................................

3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................

4. ANEXOS........................................................................................................

4.1 ETAPA 1 – Relação de documentos..............................................................

4.2 ETAPA 2 – Tabelas (INSS, IRRF, INCIDÊNCIAS E CONVERSÃO)..........

4.3 ETAPA 3 – Cálculos 13º e Férias..................................................................

• INTRODUÇÃO

Com a execução desse trabalho, o grupo terá um contato direto com as rotinas de trabalho desenvolvidos pelos gestores de RH e/ou de Pessoas, tornando, assim, apto a desenvolver as tarefas necessárias para atuar no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios.

O grupo estará em contato com os principais tipos de contrato existentes e suas formas de aplicação nas organizações. Durante a execução, da etapa 1, o grupo terá a oportunidade de conhecer os procedimentos realizados em um processo de admissão e os principais documentos necessários para esse fim.

Na etapa 2, conheceremos as principais tabelas incidentes no processo de pagamento e desconto aplicáveis aos vencimentos dos trabalhadores, teremos a oportunidade de trabalhar com essas tabelas na elaboração de cálculos relativos às jornadas de trabalho relacionadas em hora de relógio e hora centesimal.

Principais atividades da Administração de Pessoal

O trabalho de um profissional na área de recursos humanos inicia na contratação de pessoal. Recrutar e selecionar pessoas capacitadas para determinado cargo, solicitar exame médico admissional e documentos necessários para a admissão, efetuar a admissão do candidato e confeccionar os contratos legais, preencher a carteira de trabalho e o livro/ficha de registro de empregados, é o passo inicial.

Cálculo de férias e 13º salário no período adquirido pelo funcionário é outra rotina fixa deste setor. E eventuais situações tais como auxílio doença e acidente de trabalho, onde deve ser elaborado o CAT (comunicado de acidente de trabalho).

E por fim a rescisão de contrato de trabalho, onde é efetuado o cálculo das verbas rescisórias, dependendo da situação que pode ser desde término da experiência, pedido de demissão, demissão sem justa causa, demissão por justa causa, abandono de emprego, entre outros.

O Setor de Administração de pessoal é parte integrante da estrutura organizacional de praticamente todas as empresas, excetuando-se apenas aquelas de porte muito pequeno. Nesses casos, quase sempre a rotina do setor de administração de pessoal é executada pelo escritório de contabilidade contratado pela firma. Em todos os outros casos, o setor de administração de pessoal é imprescindível para o bom funcionamento dos negócios.

O setor de Administração de pessoal executa algumas funções básicas para o andamento das atividades de uma empresa: admissão de funcionários, controle de presença, treinamento e orientação, compensação, e desligamento.

A atividade de admissão executada pelo setor de administração de pessoal envolve todo o processo de avaliação de necessidade (abertura de vagas), desenvolvimento junto ao setor envolvido do perfil de trabalhador procurado, formas de divulgação da vaga, recepção, avaliação e seleção de candidatos.

O setor de administração de pessoal também é o responsável pela contratação, dentro das normas trabalhistas vigentes no país. A admissão é, portanto uma rotina do setor de administração de pessoal. Mas o papel do setor de administração de pessoal não se encerra com a admissão, cabendo a ele integrar o novo funcionário à empresa e a sua nova função, treinando, acompanhando e supervisionando.

Outra rotina do setor de administração de pessoal é a relativa ao controle de frequência, chamado usualmente de compensação de pessoal. Cabe ao setor efetuar o controle de frequência, calcular os salários, impostos, benefícios e outros adicionais previstos em contrato e legislação e efetuar o pagamento desses valores. Essa atividade está intrinsecamente ligada ao setor de administração financeiro ou contábil da empresa. Envolve contínua atualização quanto as leis trabalhistas e outras específicas. A administração de pessoal necessita estar constantemente a par das modificações ocorridas na área e informar e efetuar as mudanças necessárias com agilidade e precisão.

O setor de administração de pessoal também é o responsável pelo desligamento de funcionários da empresa. A rotina de administração de pessoal envolvida nessa atividade inclui os procedimentos estabelecidos em lei, incluindo cálculo de valores, representação da empresa junto aos vários órgãos da Justiça do Trabalho ou a sindicatos, entre outros.

Podemos observar que neste setor chamado departamento pessoal / recursos humanos o foco é justamente a pessoa, o trabalhador e seu desempenho.

Tanto o profissional de recursos humanos, seja o gestor ou o auxiliar na área administrativa, até o pessoal da área de produção é de suma importância para a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com