TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Desenvolvimento Economico

Dissertações: Atps Desenvolvimento Economico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO AQUIDAUANA

SERVIÇO SOCIAL – 4º SEMESTRE

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

ATPS

Aquidauana – MS

Setembro-2013

ANÁLISE DO FILME TROPA DE ELITE

PROFESSORA EAD: HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO

TUTORA PRESENCIAL: LEANDRA CAUNETO

Aquidauana – MS

Setembro-2013

INTRODUÇÃO

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade adaptação aos diferentes tipos de culturas. Em outras palavras, cultura é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideais e crenças. Além disso, é também todo comportamento aprendido, de modo independente da questão biológica. Em todo universo cultural, há regras que possibilitam aos indivíduos viver em sociedade, nessa perspectiva, cultura envolve todo o cotidiano dos indivíduos. Assim, os seres humanos só vivem em sociedade devido à cultura., toda relação humana possui cultura. A função da cultura, dessa forma, é, entre outras coisas, permitir a adaptação do indivíduo ao meio social e natural em que vive. E é por meio da herança cultural que os indivíduos podem se comunicar uns com os outros, não apenas por meio da linguagem, mas também por formas de comportamento. Isso significa que as pessoas compreendem quais os sentimentos e as intenções das outras porque conhecem as regras culturais de comportamento em sua sociedade. Gestos como rir, falar mal, cumprimentar, assim como os modos de vestir ou comer indicam, para outras pessoas do grupo tanto a posição social de um indivíduo quanto seus sentimentos, mas apenas porque quem interpreta seus gestos e sua fala possui os mesmos códigos culturais. É por isso que, ao depararmos com uma pessoa de cultura diferente, podem acontecer confusões e mal-entendidos, como um cumprimento ser considerado rude ou uma roupa ser considerada imprópria. O desentendimento provém do choque cultural, do contato entre duas culturas distintas. Isso pode acontecer entre indivíduos ou entre sociedades inteiras, nesse caso provocando transformações em ambas as sociedades.

O filme Tropa de Elite despertou o senso de justiça no sentido de abrir os olhos para uma outra possibilidade de segurança pública que desestimule as corrupções policiais, que construa uma nova relação do cidadão comum com a polícia, que, independente de ser favorável à descriminalização das drogas, a sociedade precisa encarar esse debate. Desde os anos de 1980, quando se iniciou o processo de democratização do país, os sucessivos governos não conseguiram definir uma política de segurança que pudesse dar conta da ‘‘criminalidade nova’’ que assolou os Estados. O filme expõe essa problemática e mostra o que está no mundo real: que as ‘‘políticas’’ de segurança não prescindem da violência policial no combate à criminalidade, que a corrupção está profundamente enraizada nas instituições, que existe uma forte relação entre violência e corrupção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com