TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Desenvolvimento Economico

Artigo: Atps Desenvolvimento Economico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  3.110 Palavras (13 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

1 CONCEITOS DE ECONOMIA 04

1.1CONCORRÊNCIAS PURA OU PERFEITA 04

1.1.1 Mercado Atomizado 04

1.1.2 Produtos homogêneos 04

1.1.3 Não existem barreiras 04

1.1.4 Transparência do mercado 04

1.2 MONOPÓLIO 05

1.2.1 Monopólio puro ou natural 06

1.2.2 Patentes 06

1.2.3 Controles de matérias primas básicas 06

1.3 OLIGOPÓLIO 06

1.4 CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA 07

1.4.1 Número relativamente grande de empresas 08

1.4.2 Margem de manobra para fixação dos preços não muito ampla 08

1.5 ESTRUTURAS DE MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO 08

1.5.1 Concorrência perfeita no mercado de fatores 08

1.5.2 Monopsônio 08

1.5.3 Oligopsônio 09

1.5.4 Monopólio bilateral 09

1.6 GRAU DE CONCENTRAÇÃO ECONÔMICA NO BRASIL 09

1.7 A AÇÃO GOVERNAMENTAL E OS ABUSOS DO PODER ECONÔMICO NOS MERCADOS 10

2 APRESENTAÇÃO DE DADOS 10

2.1 CONCORRÊNCIA PURA OU PERFEITA 10

2.2 MONOPÓLIO 10

2.3 OLIGOPÓLIO 11

2.4 CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA 11

2.5 MONOPSÔNIO 11

2.6 OLIGOPSÔNIO 13

3 CONCLUSÃO 13

4 REFERÊNCIAS BIBILIGRÁFICAS 14

INTRODUÇÃO

O preço e a quantidade de equilíbrio nos mercados é resultado da ação da oferta e da demanda. Entretanto, a oferta e a demanda interagem de modo a apresentar resultados muito distintos em cada mercado, pois cada um tem características específicas. O objetivo deste trabalho é expor as estruturas de mercado mais comuns, explicando o conceito de cada estrutura e, exemplificando com empresas reais e atuantes na economia, através da apresentação e análise de dados.

1CONCEITOS

1.1CONCORRÊNCIA PURA OU PERFEITA

A concorrência pura ou concorrência perfeita é um tipo de mercado em que há grande número de vendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta os níveis de oferta do mercado e, conseqüentemente, o preço de equilíbrio. As empresas são apenas tomadoras de preços, ou price-takers.

Nesse tipo de mercado, devem prevalecer as seguintes premissas:

1.1.1MERCADO ATOMIZADO, composto de grande número de empresas, como se fossem átomos;

1.1.2PRODUTOS HOMOGÊNEOS, não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes;

1.1.3NÃO EXISTEM BARREIRAS para o ingresso de empresas no mercado;

1.1.4TRANSPARÊNCIA DO MERCADO, todas as informações sobre lucros, preços etc. São conhecidas por todos os participantes do mercado.

Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários (em que as receitas superam os custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade).

Assim, no longo prazo, quando a receita total se iguala ao custo total, o lucro extraordinário é zero, embora existam lucros normais, pois nos custos totais, estão compreendidos os custos implícitos (que não envolvem desembolso), o que inclui os lucros normais.

Em concorrência perfeita, como o

mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários, isso atrairá novas firmas para o mercado, pois também não há barreiras ao acesso. Com o aumento da oferta de mercado (devido ao aumento no número de empresas), os preços de mercado tenderão a cair, e conseqüentemente também os lucros extras, até chegar-se a uma situação em que só existirão lucros normais, cessando o ingresso de novas empresas nesse mercado.

Deve-se salientar que, na realidade, não existe o mercado tipicamente de concorrência perfeita, sendo talvez o mercado de produtos hortifrutigranjeiros o exemplo mais próximo a esse modelo.

A curva de demanda, do ponto de vista da empresa perfeitamente competitiva, tem a configuração de uma reta, mostrando o preço estabelecido pelas forças de mercado, e todas as firmas componentes desse mercado tornam-se tomadoras de preço. Nenhuma firma isoladamente tem condições de alterar o preço ou praticar preço superior ao estabelecido no mercado. Ela possui uma pequena participação no mercado e sua atuação não influenciará o preço de mercado por não dispor da quantidade suficiente para tanto. Contudo, a esse preço dado pelo mercado, ela poderá vender quanto puder, limitada apenas por sua estrutura de custos.

1.2MONOPÓLIO

O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita. Nele existem um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há portanto, concorrência, nem

produto substituto ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto. A palavra grega mono significa “único”, e a palavra pólio significa “vender”.

Nessa estrutura de mercado, a curva de demanda da empresa é a própria curva da demanda do mercado como um todo. Ao ser exclusiva no mercado, a empresa monopolista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com