TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Desenvolvimento Economico

Ensaios: Atps Desenvolvimento Economico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  5.531 Palavras (23 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 23

Sumário

Introdução 4

Definição de P.I.B (Produto Interno Bruto). 5

Alguns outros conceitos derivados do PIB: 6

A Comparação do P.I.B entre países 7

Índice de Gini. 8

A Curva de Lorenz 10

IDH - Índice de Desenvolvimento Humano 10

Uma breve explanação Sobre o Desenvolvimento Econômico no Brasil. 11

Análise comparativa de indicadores econômicos dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China ). 14

Indicadores de crescimento: 14

Indicadores de crescimento populacional: 15

Rússia: decréscimo no crescimento populacional. 15

Características comuns dos países que compõem o BRIC’S: 16

Características particulares para o desenvolvimento econômico de cada país integrante do BRIC’s: 17

Brasil 17

Rússia 17

Índia 18

China 18

África do Sul 19

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município de Tucuruí. 20

Lista de municípios do Pará por IDH 20

Sobre o I.D.H (índice de desenvolvimento humano). 20

Análise da evolução dos Indicadores Econômicos nos Países do BRICS 21

Brasil 22

Fatores Econômicos 22

Fatores geográficos 23

China 23

Fatores Econômicos 23

Militares 24

Índia 24

Rússia 25

Fatores Econômicos 25

Conclusão 26

Referências Bibliográficas 27

Introdução

Esta ATPS (Atividade Prática Supervisionada) de Desenvolvimento Econômico, tem como objetivo nos fazer analisar (dentro do contexto econômico) de diferentes ângulos o nível de desenvolvimento econômico dos países, para isso, serão aplicados conceitos como o P.I.B (Produto Interno Bruto) que é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país, e outras formas de mensurar o desenvolvimento econômico (aqui entram as diferentes perspectivas), que são: a Curva de Lorenz, o Índice de Gini e o I.D.H (Índice de Desenvolvimento Humano). Usaremos dessas ferramentas para se fazer uma análise do grupo de países cujas solidez econômica vem se destacando no nosso atual ambiente de crises e incertezas, os países integrantes do BRIC (Brasil, China, Índia e Rússia), e para finalizar usaremos da ferramenta I.D.H para demonstrar o índice de desenvolvimento humano da cidade de Cristalina-GO, local onde o mesmo estudo está sendo elaborado.

Definição de P.I.B (Produto Interno Bruto).

P.I.B ou Produto Interno Bruto pode ser definido como a soma de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território econômico (um país), independentemente da nacionalidade dos proprietários dessas unidades produtoras. É importante ressaltar que por bens e serviços finais compreende-se que não são consideradas as transações intermediárias. Toda a produção é medida a preços de mercado e o P.I.B pode ser calculado sob três aspectos, a saber:

1) Pela visão da produção, o P.I.B corresponde à soma dos valores agregados líquidos, ou seja, corresponde ao valor da soma de toda a produção dos bens e serviços, subtraído dos custos de todos os insumos utilizados para determinado fim, dos setores primário, secundário e terciário da economia, a isso somam-se os impostos indiretos, a depreciação do capital, e subtraem-se os subsídios governamentais.

2) Pela visão da renda, o PIB é calculado a partir das remunerações pagas dentro do território econômico de um país, sob a forma de salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos; somam-se a isso os lucros não distribuídos, os impostos indiretos e a depreciação do capital e, finalmente, subtraem-se os subsídios.

3) Pela ótica da saída, resulta da soma dos gastos em consumo das unidades familiares e do governo, mais as variações de estoques, subtraídas as importações de mercadorias e serviços e mais as exportações. Sob essa ótica, o PIB é também denominado Despesa Interna Bruta.

O PIB de uma maneira geral é a forma de mensurar a riqueza de um país, apesar de ser um indicador muito questionado, ainda possui um forte caráter de referência na mensuração da economia de um território, podendo ser este um país, estado ou município.

O valor do Produto Interno Bruto pode ser denominado real ou nominal. Nominal se refere ao valor a preços correntes, ou seja, quando não é descontada a inflação. A variação do PIB nominal não permite uma análise do que de fato se alterou, podendo os preços dos bens ou a quantidade produzida. Por isso, que nessas análises se utiliza o conceito de PIB Real, quando a inflação é descontada, a variação do PIB real representa a alteração da quantidade de bens e serviços produzidos na economia.

O valor do Produto Interno Bruto quando é considerado pela ótica do dispêndio pode ser representada como nos manuais de macroeconomia:

Onde C é o consumo das famílias, I é o investimento das empresas (a soma formação bruta de capital fixo (FBKF) e a variação dos estoques) G é o valor do gasto do governo, X é a exportação e M a importação. Onde a fórmula X – M representa o saldo da balança comercial.

Algumas derivações da definição de PIB:

PIL ou Produto Interno Líquido é o valor do PIB deduzido o valor das depreciações.

PNB ou Produto Nacional Bruto é o valor do PIB descontado o valor da Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLEE).

RLEE representa a diferença entre recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com