TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Desenvolvimento Motor 1 E 2 Estapa

Monografias: Atps Desenvolvimento Motor 1 E 2 Estapa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS : Desenvolvimento Motor

Professor: Mario

Campinas 2013

Refere-se ao amadurecimento do controle sobre os diferentes músculos do organismo. Este amadurecimento se inicia na idade pré-natal, durante o terceiro mês de gestação, quando o feto apresenta uma forma ainda grosseira de comportamento motor puramente reflexo. A partir do 4º. Mês de gestação a atividade motora do feto, aumenta em intensidade e quantidade, já percebida pela mãe. Mas, somente a partir do primeiro mês após o nascimento, com o amadurecimento da área motora cerebral e com o desenvolvimento dos músculos e ossos é que, a atividade motriz torna-se mais coordenada e diferenciada, será notado o aparecimento de movimentos controlados de partes específicas do corpo.

Quando um estímulo é aplicado em uma determinada zona específica ela irradia-se para todo o organismo. Quando o bebê chora, por exemplo, notamos que todo o seu corpinho se movimenta acompanhando o choro. Isto demonstra que a criança ainda está, neurologicamente, imatura.

Por volta de 1 ano, Já pode caminhar livremente

Têm boa compreensão do que lhe dizem e consegue expressar-se dizendo, por exemplo, papá (comer), au-au (cão)

O cérebro está praticamente pronto na sua macroestrutura para ser usado mais intensamente por volta dos 2 anos de idade da criança. Agora as ondas cerebrais, consequência da formação das estruturas colunares no córtex cerebral, estão prontas para acompanhar o desenvolvimento da linguagem.

Dos 2 aos 12 anos, um grande número de botões sinápticos crescem ou passam a funcionar. A uma gravação de caminhos de memória definitivos no cérebro, pelo aumento da potenciação elétrica e também ocorrem desenvolvimentos de habilidades motoras e de processos mentais e interiorização das estimulações sensoriais.

Na puberdade a plasticidade cerebral e a capacidade de aprendizagem vão continuar por longos anos, mas num ritmo mais lento, dependendo de sua longevidade de fatores genéticos e da preservação da saúde.

Dos 40 aos 60 anos, o indivíduo se encontra na chamada meia idade, onde começa a deixar o vigor da juventude e começa a se aproximar da velhice, ocorre então, uma nova visão da sua existência.

1)- Período sensório-motor (0-24 meses)

Representa a conquista, através da percepção e dos movimentos, de todo universo prático que cerca a criança. Isto é, a formação dos esquemas sensório-motores irá permitir ao bebê a organização inicial dos estímulos ambientais.

No ponto de partida da evolução mental, não existe, certamente, nenhuma diferenciação entre o eu e o mundo exterior, isto é, as impressões vividas e percebidas não são relacionadas nem à consciência pessoal sentida como um "eu", nem a objetos concebidos como exteriores.

Uma das funções da inteligência será, portanto, nesta fase, a diferenciação entre os objetos externos e o próprio corpo.

O período de bebê é sem dúvida bastante complexo do ponto de vista do desenvolvimento, pois nele irá ocorrer a organização psicológica básica em todos os aspectos(perceptivo, motor, intelectual, afetivo, social). Do ponto de vista do autoconhecimento, o bebê irá explorar seu próprio corpo, conhecer os seus vários componentes, sentir emoções, estimular o ambiente social e ser por ele estimulado, e assim irá desenvolver a base do seu autoconceito. Este autoconceito estará alicerçado no esquema corporal, isto é, na ideia que a criança forma de seu próprio corpo.

Começará, portanto, com uns poucos reflexos inatos que irão gradualmente, pelo exercício, se transformando em esquemas sensório-motores. Exemplificando: a criança herda uma tendência instintiva a se nutrir, tendência esta que será atualizada pelo reflexo de sucção. Ora, se observarmos um recém-nascido no momento de seu nascimento e alguns dias depois, veremos que este reflexo já se modificou, incorporando novos elementos, constituindo-se em comportamento mais amplo.

A criança irá conquistar alguns comportamentos que lhe permitam dar uma organização à realidade pela conquista da permanência substancial dos quadros sensoriais, da construção do espaço prático; da causalidade e a objetivação das séries temporais.

Assim ao final do período, a criança terá conseguido atingir uma forma de equilíbrio, isto é, terá desenvolvido recursos pessoais para resolver uma série de situações através de uma inteligência explícita, ou sensório-motora.

2)- Período pré-operacional (2-7 anos)

Ao se aproximar dos 24 meses a criança estará desenvolvendo ativamente a linguagem o que lhe dará possibilidades de, além de se utilizar da inteligência prática decorrente dos esquemas sensoriais-motores formada na fase anterior, iniciar a capacidade de representar uma coisa por outra, ou seja, formar esquemas simbólicos. Isto será conseguido tanto a partir do uso de um objeto como se fosse outro, de uma situação por outra ou ainda de um objeto, pessoa ou situação por uma palavra.

O alcance do pensamento irá aumentar, obviamente, mas lenta e gradualmente, e assim a criança continuará bastante egocêntrica e presa às ações.

Teremos, então, uma criança que a nível comportamental atuará de modo lógico e coerente e que em nível de entendimento da realidade estará desequilibrada (em função da ausência de esquemas conceituais).

O egocentrismo se caracteriza, basicamente, por uma visão da realidade que parte do próprio eu, isto é, a criança não concebe um mundo, uma situação da qual não faça parte, confunde-se com objetos e pessoas, no sentido de atribuir a eles seus próprios pensamentos, sentimentos, etc.. O seu julgamento será altamente dependente da percepção imediata, e sujeito, portanto, a vários erros. Se fizermos duas fileiras de fichas emparelhadas, cada uma com um número diferente de peças, mas começando e acabando no mesmo ponto e se perguntarmos a uma criança de cinco anos se as fileiras são iguais, isto é, se tem a mesma quantidade de fichas, ela, provavelmente, responderá que sim. Se deslocarmos uma das fichas da fila de menor quantidade para além do limite das filas e fizermos a mesma pergunta, responderá que esta fileira tem maior quantidade de fichas.

3)- Período das operações concretas (7-12 anos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com