TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE DIDÁTICA PLANO DE AULA

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE DIDÁTICA

PLANO DE AULA

Ribeirão Preto

2012

  1. Publico alvo: Alunos da pré escola.

  1. Perfil da turma para a qual a aula será preparada:

A turma 01 é a turma de Educação Infantil no período da tarde sendo composta por 20 alunos de ambos os sexos (mista). Fica numa sala de aula ampla e bem arejada. As janelas são todas em vidro proporcionando uma melhor luminosidade. Existe um pátio reservado para o desenvolvimento de tarefas ao ar livre. A sala está decorada com alfabeto em caixa alta e um painel com o nome de cada componente da turma.

Os alunos tem idade entre 4 a 5 anos, são bastante participativos e curiosos, mostravam-se bastante interessados nas atividades propostas pela professora.

As carteiras são dispostas espaçosamente pela sala contendo quatro cadeiras por mesa. Essas carteiras teem tamanho e encostos apropriados para o tamanho dos alunos.

A interação entre professor e aluno é efetiva, o espaço favorece a locomoção. No agrupamento de alunos em atividades de confecções de cartazes, por exemplo, esse ambiente promove a circulação do professor para ajudar seus alunos com maior agilidade.

 Quanto aos recursos de ensino disponíveis na sala, pode-se contar com lousa, grande mural, parede branca para projeção de vídeo. Os recursos de áudio e vídeo podem ser solicitados pelo professor quando necessários,  assim como os materiais para confecção de trabalhos. Já os jornais, revistas e livros, os alunos os teem disponíveis dentro da sala de aula. Quanto a utilização da sala de informática é de pelo menos uma vez por semana. E passeios externos são planejados e programados no início do ano letivo e incluídos no calendário escolar.

  1. Tempo de duração: De três dias a uma semana.

  1. Tema da aula: ÁGUA –A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA EM NOSSA VIDA E COMO MANTER ESSE BEM PRECIOSO.
  1. Justificativa: Para que as crianças tenham em mente que tudo o que fazemos causa impacto na natureza. O ideal é aumentar os impactos positivos e tentar reduzir ao máximo os negativos. É importante ter essa consciência, até para saber mudar o errado.
  1. Objetivos: Conscientizar a classe que a água é um bem precioso, mas é um recurso escasso no planeta e ensinar que o seu uso irresponsável pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.
  1. Conteúdos: Água: ciclo da água, como usar, como economizar e o seu desperdício.
  1. Procedimentos de ensino e metodo: Individualizante – aula expositiva e socializante - trabalho em grupo.
  1. Recursos de ensino:
  • Visuais:  Cartazes, Gravuras, jornais e revistas.
  • Auditivos: CD  de músicas.
  • Audiovisuais:  Televisão e DVD.
  1. Avaliação: Verifique junto as crianças se todas assimilaram a atividade proposta. Se ela compreenderam que certas atitudes humanas provocam o desperdício da água e que essa perda nós podemos evitar. Estimular a criança contar como ela e sua família está evitando desperdício em sua casa. Observar como a criança está evitando o desperdício na escola ( se fecham a torneira ao escovar o dente, não deixar a água escoando ao lavar as mãos e corrigindo o seu amiguinho(a) se presenciar algum tipo de desperdício).
  1. Recursos materiais: Cartolina para confecção de cartazes, copos plásticos pequenos, cola, recortes de jornais e revistas que mostre economia e desperdício de água e  DVD = O ciclo da água com a turma da Clarinha e Canção da Turma  das Mônica sobre a Poupança da Água.

Desenvolvimento - Introdução:

Você consegue imaginar como seria a sua vida sem água? Difícil, não? Na verdade é impossível. Ela está presente em toda a forma de vida do planeta. Sem a água não existiriam animaizinhos, planta, flores e nós mesmos, seres humanos. E já que ela é tão importante assim para nós, vamos mergulhar nesta matéria e conhecer todos os seus segredos e curiosidades!

Vocês sabiam que o nosso planeta Terra apesar de ter esse nome ele é composto por 70% de água?  E como ele tem tanta água que é, na sua maior parte azul. Por isso é que ele é chamado de Planeta Azul.  Mas, apesar do nosso planeta ter bastante água, só 2,5% dela é potável,  boa para beber, é bem pouquinha e ela está sendo contaminada, poluída e desperdiçada.

Neste momento pode-se mostrar uma figura ilustrativa do planeta Terra ou até mesmo desenha-la  na lousa.

Vamos assistir agora um filme que mostra como é o ciclo da água.

1ª etapa

Após assistir o filme sobre o ciclo da água, devemos mostrar as crianças a importância do tema. Propomos à elas dialogarem sobre o uso da água e recortarem jornais e revistas onde tem figuras das situações em que usamos a água:  em casa,  na escola, ou qualquer outro lugar. As crianças deverão recortar essas figuras e colarem no papel cartolina. Estimular a criança a lembrar de todas as situações onde usamos água, lavagem de roupas, de louça, de quintal e calçadas,  de mãos, banho, escovação de dentes, inclusive as brincadeiras com água..

2ª etapa.

Após a reflexão e a colagem, é importante também que as crianças conversem sobre o uso do recurso na escola. Reserve um momento da aula para levar as crianças até uma pia de uso comum. Peça à cada um que lavem as mãos com apenas um copo de água ou seja 200 ml. Oriente-os a não desperdiçar, pois não será permitido emprestar a água de um colega, caso alguém fique sem.

Ao final da atividade, questiona-los como foi essa tarefa de lavar as mãos só com um copo de água. Deu para lavar as mãos  direito? Saiu todo sabão? A mão ficou limpa de fato?  Depois da devida colocação de cada criança, argumente com eles que em determinados locais do mundo (inclusive no Brasil), essa é a quantidade de água disponível para uma semana inteira e  para todas as ações do cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com