TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Dministraçao Logistica

Ensaios: Atps Dministraçao Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  3.374 Palavras (14 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 14

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Dentro das empresas entrevistadas, percebemos que a Administração de Materiais pode representar funções diferentes, dependendo de quem é o responsável pela definição de suas funções.

Se observada a partir do ponto de vista da distribuição física, que considera

o fluxo de produtos de dentro para fora da empresa, esta considera a Administração de Materiais como a responsável pelo fluxo de materiais defora para dentro da empresa, ou seja, como compradora.

Nesse cenário, consideraremos o fluxo de produtos para a firma e não a partir dela. Adotaremos a visão que a enxerga como gerenciadora da movimentação de bens e estoques, para abastecimento (suprimento) da empresa.

Nesse caso, a Administração de Materiais reúne todas as atividades que movimentam bens para o abastecimento da empresa, incluindo o movimento de retorno de eventuais materiais aos fornecedores, no caso de serem não satisfatórios à organização.

A Administração de Materiais trata, então, do fluxo de produtos para a empresa. Com essa visão, pode-se afirmar que: “A distribuição de uma empresa é o suprimento da outra”.

Olhando mais de perto percemos que a Administração de Materiais tem uma frande importancia também nas Bridgestone, bem como na Pirelli para a Logística

Lendo recentimente um artigo de Marcos Valle Verlangieri1, retirado do site www.guiadelogistica. com.br, caracteriza, de maneira brilhante, a importância da Administração de Materiais para o sucesso logístico de uma organização.

Na década de setenta, as empresas não davam muita atenção para as compras de matérias-primas e sua administração. Tinham valores relativamente baixos, considerando todo o processo industrial e, portanto, achavam sem muita importância no contexto geral.

Foi nesta época que os compradores ganharam fama de serem corruptíveis, pois muitos denegriram a imagem da categoria, obtendo ganhos pessoais de fornecedores, para facilitar fechamentos, já que havia pouca fiscalização e auditoria no setor.

Naquele tempo, os compradores,

de uma maneira geral, não tinham uma formação de nível superior e conseqüentemente não tinham um salário considerado bom. Talvez por isso, muitos ficavam tentados em tirar proveito da situação e obter ganhos extras, devido a terem todo o controle

da situação.

No final dos anos setenta e começo dos anos oitenta, a situação modificou.

Acabou aquela fase de vamos produzir à vontade, fazer altos estoques e depois deixar para o departamento de Vendas se incumbir de desovar tudo.

Começava uma crise violenta no Brasil.

Foi nesta época que o conceito da logística começou a surgir lentamente nas empresas por aqui, pois necessitavam ter um diferencial da situação vigente.

Nesta fase, em que qualquer ganho conseguido com economia dos custos era importante, comprar e administrar os materiais passou a ser tão importante como as vendas da empresa.

Foi uma época de “limpeza” nos departamentos de Compras. Muitos funcionários foram dispensados e até o departamento inteiro, em muitas empresas.

Começou a se formar uma nova mentalidade em Compras, que nitidamete notamos nas empresas entrevistadas, elas começaram a adotar um padrão para os seus compradores, como :

• Profissionais de nível superior;

• Boa fluência verbal, para argumentar/negociar;

• Boa apresentação para representar a empresa;

• Muitos com formação técnica, conforme os materiais comprados;

• Bom salário, que representava sua importância para a empresa.

Quem assumiu Compras nesta fase verificou que os antigos compradores:

• Abarrotavam os estoques com matérias-primas, para não ter o risco

de faltar material para produção e serem cobrados;

• Não tinham controles

históricos das aquisições (fornecedor, preço,

condição de pagamento, prazo de entrega etc.);

• Não tinham critérios técnicos para escolha de fornecedores

consultados;

• Não tinham um follow-up confiável (os fornecedores entregavam

com atrasos, com erros de materiais, com quantidades a mais

propositalmente e muitas vezes com preços diferentes do

pedido);

• Não havia uma verificação mais apurada e constante do padrão de

qualidade dos materiais dos fornecedores.

Desta época para os dias atuais, a administração de materiais só evoluiu e passou a ser um elo super importante na cadeia logística, porque:

• Atende ao cliente interno (manufatura);

• É responsável pela não interrupção da produção por falta de

material;

• Tem que ter um estoque mínimo, devido ao custo de manutenção de

estoque;

• Tem que adquirir sempre prontamente novas compras, conforme

oscilação na demanda.

Os profissionais desta área são considerados de várias maneiras nas empresas, em termos de cargo. Antes todos eram compradores. Depois foram denominados analistas de suprimentos, analistas de materiais, compradores, entre outros. Cada empresa designa o cargo, conforme a

abrangência da atividade.

A administração de materiais, pela sua importância, vai além do papel que executa em uma indústria e ganha o papel principal em vários negócios, entre eles os mercados, os super/hiper mercados e as grandes empresas de varejo, como os mega magazines. Estas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com