TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Logistica

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.315 Palavras (10 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Unidade: Manaus- AM

Curso: Tecnologia em Gestão Hospitalar

Disciplina: Administração de Material e logística

Acadêmicos:

Edney Matos de Vasconcelos – RA 427969

Vera Lucia Sousa da Costa – RA 406649

Eva Simara Garcia Laranjeira – RA 414237

Sâmmya de Souza Barbosa – RA 413327

Waldinéia da Silva Lima _ RA 405892

Atividades Práticas Supervisionadas

Professor(a)EAD: Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira

Manaus/AM

Setembro/2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL.................................................3

2. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: DEFINIÇÕES.....................................................4

3. GESTÃO DE ESTOQUE E COMPRAS.............................................................................5

4. ENTREVISTAS DAS EMPRESAS....................................................................................6

5. SUPPLY CHAIN MANAGEMENT...................................................................................8

6. CONCLUSÃO...................................................................................................................10

7. REFERENCIAS.................................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

Dedes as épocas remotas da humanidade a atividade de material se mantinha através das caças e de uso dos utensílios pelo homem e isso vem se mantendo até os dias contemporâneos. O homem sempre necessitou produzir, assim começou a estocar, trocar objetos e mercadorias. Com a Revolução Industrial, nos séculos XIII e XIX, a concorrência de mercado aumentou e o resultado foi a sofisticação das operações de comercialização dos produtos, dando a devida importância as “compras” e aos “estoques”. Foi uma época marcada por modificações profundas do sistema de fabricação e estocagem em maior escala.

O trabalho manual foi substituído pelas máquinas e posteriormente evoluindo para estágios avançados, isso foi causado pelas exigências dos consumidores.

2. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS: DEFINIÇÕES

A Administração de Materiais pode ser definida como: Conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de modo centralizado ou não, que tem como destino suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Estas atividades englobam desde o circuito de reaprovisionamento como as compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques. A Administração de Materiais em como função a garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo que nunca possa faltar nenhum dos itens que o compõem.

A Administração de Materiais moderna deve ser vista como um Sistema Integrado onde diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado. É responsável em administrar os meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento de uma organização, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

O suprimento de materiais no momento certo influenciará no tamanho dos estoques. Portanto, suprir no momento errado acarretará estoques altos, acima das necessidades da organização. Por outro lado, se ocorrer o suprimento após esse momento poderá haver a falta do material necessário ao atendimento de determinada necessidade da administração. As quantidades além do que é preciso pode representar inversões em estoques ociosos, assim como, quantidades aquém do necessário podem levar à insuficiência de estoque, isso prejudica a eficiência operacional da organização.

O tempo oportuno e quantidade necessária influenciam, se mal planejados, além de custos financeiros indesejáveis, lucros cessantes, fatores esses decorrentes de quaisquer das situações assinaladas. Da mesma forma, a obtenção de material sem os atributos da qualidade requerida para o uso a que se destina acarreta custos financeiros maiores, retenções ociosas de capital e oportunidades de lucro não realizadas. A explicação é que materiais nestas condições podem implicar nas funcionalidades das máquinas, defeitos na fabricação ou no serviço, inutilização de material e etc.

De um modo geral, as empresas procuram se defenderem de eventuais faltas de produtos, aumentando seus estoques de segurança seja de produtos acabados, seja de matérias-primas e peças/componentes, aumentando as distorções na propagação da previsão de demanda na cadeia. Para HARLAND (1995) e TOWILL & DEL VECCHIO (1994), esses problemas ocorrem devido à volatilidade da demanda associada à qualidade e a disponibilidade da informação que deve circular em tempo hábil por toda a cadeia de valores.

3. GESTÃO DE ESTOQUE E COMPRAS

No mundo cada vez mais globalizado, o desenvolvimento tecnológico como a informática tem revolucionado os sistemas flexíveis de manufatura. Isso provoca uma competitividade por mercados, resultando em um novo conceito de produção. Antes a produção que seria em massa agora é personalizada, o que gera fenômenos como a redução do ciclo de vida dos produtos.

Devido a essas mudanças ambientais ocorridas veio o processo de melhoria,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com