TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia

Exames: Atps Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CEAD – Centro de educação a distancia de Tangará da Serra

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ECONOMIA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Prof.ª: Maria Renata Machado Garcia Dalpiaz

Tangará da Serra, 26 de setembro de 2013

ANÁLISE ECONÔMICA DA CONSTRUÇÃO DE UM AVIÁRIO

Lista de Gráficos

Gráfico 1 – Consumo per capita de carne de frango no Brasil

Lista de Quadros

Quadro 1 – Valores estimados para a construção de um aviário de 100mx12m

Sumário

1. Introdução

2. Avicultura

2.1. Informações do mercado consumidor

2.2. Influência da economia

2.3. Comportamento do consumidor

2.4. Quanto se compra

2.5. Histórico da evolução do mercado consumidor

2.6. Empresas participantes do mercado

3. Custo médio de produção

3.1. Montando a estrutura de um aviário de 1200m²

3.2. Concorrência

3.3. Localização

3.4. Analises de informações macroeconômicas da cidade de Tangará da Serra

3.4.1. Particularidades da cidade

4. A inflação e cargas Tributarias

5. Bibliografia

1. Introdução

Boas oportunidades para a iniciação de um empreendimento não surgem ao acaso.

Requer o pleno domínio da atividade proposta. Tão importante quanto o conhecimento do ambiente econômico no qual está a adentrar, sua capacidade gerencial é fundamental para o bom desempenho do negócio. Ela pode ser buscada ou mesmo melhorada a partir de informações levantadas e conhecimentos adquiridos com o tempo. Porém é de vital importância à saúde financeira do seu negócio, que antes de qualquer passo, seja realizada uma breve pesquisa, a fim de lhe mostrar um caminho, uma direção a seguir e o principal, se será financeiramente viável, e futuramente rentável. Este trabalho apresentará uma analise de mercado identificando potencialidades e dificuldades no ambiente interno e externo ao ramo escolhido.

2. Avicultura

Nos últimos trinta anos, a avicultura brasileira apresentou altos índices de crescimento. O frango conquistou os mais exigentes mercados. O Brasil tornou- se o terceiro produtor mundial e líder em exportação.

Presente em todo território nacional, a carne de frango tem destaque na região Sul, sendo os estados do Paraná e Rio Grande do Sul os principais fornecedores. A região Centro-Oeste, por ser grande produtora de grãos, vem crescendo no setor e recebendo novos investimentos.

Fatores como qualidade, sanidade e preço contribuíram para aperfeiçoar a produtividade no setor. O Brasil buscou modernização e empregou instrumentos como o manejo adequado do aviário, sanidade, alimentação balanceada, melhoramento genético e produção integrada. A parceria entre indústria e avicultores também contribuiu para a excelência técnica em todas as etapas da cadeia produtiva, resultando em reduzidos custos de transação e na qualidade, que atende às demandas de todo o mundo.

A taxa de crescimento de produção da carne de frango, por exemplo, deve alcançar 4,22%, anualmente, nas exportações, com expansão prevista em 5,62% ao ano, o Brasil deverá continuar na liderança mundial.

2.1. Informações do mercado consumidor

O frango industrializado destina- se primeiramente às redes de supermercados, voltados a um consumidor fundamentalmente classe média, porém com o passar dos anos foi inserida no consumo popular, considerando que tanto a carne quanto os ovos mantem preços bastante acessíveis, mantendo- os no topo do ranking nacional de consumo da carne de frango, posição alcançada devido ao grande consumo das classes mais baixas.

2.2. Influências da economia

A economia influencia diretamente no ramo, a variação no preço dos grãos para ser mais específico, pois, o milho e a soja são matéria- prima da ração das aves.

2.3 Comportamentos do consumidor

O aumento do consumo da carne de frango deve- se ao seu baixo preço em relação aos preços de outras carnes. Ressaltando também sua representação de uma carne bem mais magra e saudável, maior aceitação pelas diversas culturas e religiões existente no nosso país, e uma enorme variedade de produtos à base de frango, sejam pratos prontos congelados ou fast- foods.

2.4. Quanto se compra

O consumo per capita da carne de frango no país aumentou 7,48% em 2011, para 47,4 quilos/ano. Do total de 13,058 milhões de toneladas produzidas no ano passado, 69,8% foram destinados ao mercado interno, de acordo com a União Brasileira de Avicultura (Ubabef). No ranking mundial, o Brasil é o sétimo país que mais consome a proteína. Em primeiro lugar estão os Emirados Árabes Unidos, com 67,2 quilos/ano, seguidos do Kuwait, com 64,1 quilos/ano, e do Bahrein, com 61,6 quilos/ano. Os Estados Unidos, maior produtor mundial da proteína, ficaram no nono lugar, com 44,4 quilos per capita/ano. (INHESTA, Suzana. Agência do Estado, 2012)

Sendo assim, a partir da quantidade de carne consumida no ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com