TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia

Ensaios: Atps Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.570 Palavras (15 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03

2. CAPITULO 1- A ideia do negócio 04

3. CAPITULO 2- Custos totais de produção ............... 08

4. CAPITULO 3- Informações macroeconômicas Rio Grande do Sul ............... 09

5. CAPITULO 4- Os conceitos de Monopólio e Oligopólio 12

6. CONCLUSÃO 14

7. ANEXOS 15

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

LISTA DE FIGURAS

Figura 1............................................................................................................................15

Figura 2............................................................................................................................16

Figura 3............................................................................................................................17

Figura 4............................................................................................................................18

1. INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é compreendermos o Sistema Econômico, ou seja, a forma como a sociedade está organizada para desenvolver as atividades econômicas de produção, circulação, distribuição, e consumo de bens e serviços. O resultado se materializa em uma ferramenta de gestão para otimizar os processos de tomada de decisões.

Também é possível a comparação dos processos tidos como tradicionais e dos custos dos processos que passaram por inovações organizacionais ou tecnológicas.

As necessidades humanas são infinitas e ilimitadas. Isto porque, o ser humano pela

sua própria natureza, nunca está satisfeito com que possui e sempre deseja mais coisas.

Por outro lado, os recursos produtivos que a sociedade conta para efetuar a fabricação de bens e serviços, tem caráter finito ou limitado. Porém, existe uma contradição: os desejos e a necessidade da sociedade são ilimitados e os recursos para efetivar a produção dos bens e serviços que devem atendê-los são limitados.

Portanto: por mais rica que a sociedade seja, os fatores de produção serão sempre escassos para efetivar a fabricação de todos os bens e serviços que essa mesma sociedade deseja. Ela terá que efetuar escolhas sobre quais os bens e serviços deverão ser produzidos, da mesma forma que a população, contanto com os salários de determinado valor, não pode naturalmente consumir todos os bens e serviços que deseja, devendo escolher entre eles quais poderão adquirir e que estejam ao alcance de sua renda.

Para estes fins, nos aprofundaremos nos seguintes temas: microeconomia, produção e o mercado monopolista e oligopolista.

2. CAPÍTULO 1

Ideia do Negocio

Um site onde interessados por transportes aéreos promocionais, poderiam se cadastrar para receber tais oportunidades. Utilizando-se dos assentos ociosos (ou também passagens “no-show”) das companhias aéreas.

A ideia do cadastro é importante para que o usuário receba a oportunidade que seja interessante no tempo correto. Pois a maioria das oportunidades teria tempo curto para aproveitá-la.

A divulgação das oportunidades será feita dentro do próprio portal, usando mídias sociais (facebook e a twitter), newsletter e móbile.

Citando um artigo sobre Compra Coletiva (“Compra Coletiva, uma grande oportunidade para os novos consumidores”), sobre o ponto de vista dos novos consumidores:

“Estes novos consumidores ou players como são chamados já cresceram nesta fase da web 2.0 e já esperam que o mercado ofereça mais do que eles precisam, como descontos e vantagens. Por isso as compras coletivas são uma ótima forma de este novo consumidor comprar coisas que antes nem pensassem em ter, mas por estar com um ótimo desconto acabam comprando.” (...)

“Normalmente realizam pelo menos uma compra por mês, estes são motivados para a compra pelo fato da novidade, do produto novo e pela facilidade do um custo baixo, pois se fosse para comprar algo que pudesse não o agradar 100% este não compraria em condições reais, sem os descontos dos sites.”

São estes consumidores que são uma oportunidade. Que buscam uma novidade, com custo baixo e de fácil acesso. É nesse contexto que o portal pretende entrar. Oferecendo passagens para diversos locais (novidade), a preços promocionais (custo baixo) e indicando para o cliente certo a oportunidade certa (fácil acesso).

O tamanho deste mercado de novos consumidores?

- 45% da população da Internet já acessou a Internet (82,7 milhões): o mercado é grande para a toda a população brasileira (mas como o produto é especifico para um público será mais restrito, mais informações no decorrer do sumário).

- 58% acessam diariamente (47,9 milhões): informação importante, pois as informações das promoções serão diárias e com curto prazo de tempo.

- 67% participam das redes sociais (55,4 milhões): Além do uso do portal, newsletter e móbile, nosso principal meio de comunicação entre as companhias aéreas e os consumidores potencialmente interessados será a Internet;

Os dados são da Fonte Cetic.br – Set/Out 2009

O crescimento da Internet no Brasil, tanto para as classes sociais mais baixas:

hoje no Brasil, quase metade da população já possui acesso a Internet, e segundo o diretor executivo da Drimio, Salomão Casas Neto, informa que “Hoje em dia, o comportamento do usuário de internet e, consequentemente, das redes 2.0, não são mais polarizados conforme as classes sociais: 51% dos internautas brasileiros são das classes C, D e E e 48% das classes A e B”;

A “bolha” das redes sociais e seus acessos diários e a criação dessa comunicação instantânea, entre cliente e empresa. (Diminuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com