TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia

Artigos Científicos: Atps Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  3.950 Palavras (16 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 16

Faculdade Anhanguera Educacional

Unidade 01 – Joinville | SC

Curso de Administração

Teorias da Administração

Profª. Mônica Satolan

Tutora: Vanessa Pereira Mendonça Freires

Acadêmicos:

Janine Ferreira do Valle RA: 7123528632

Marcelo Antônio Peixer RA: 6950464257

Marcos Gomes Felizardo RA: 6788471731

Osmar Kleinowski RA: 6748363919

Thaís Pabst RA: 6947471772

Joinville, 08 de outubro de 2013.

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2

INTRODUÇÃO 2

ETAPA 1 3

ETAPA 2 5

Introdução 5

DESENVOLVIMENTO 6

ETAPA 3 9

Como Conseguir Sucesso Em Uma Negociação? 9

Planejamento na negociação 10

Papel do Negociador 11

ETAPA 4 12

Roteiro de Preparação para Negociações Salariais 12

1- Preparação 12

2 - Planejamento na negociação 13

2.1- Importâncias do planejamento da negociação 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

Com base nas pesquisas realizadas sobre as sete teorias propostas, a saber: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia, teoria neoclássica, teoria das relações humanas, teoria comportamental e teoria da contingência, abordaremos duas questões fundamentais no estudo da administração moderna das empresas.

Uma questão proposta é o estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração moderna das empresas, que serão estudadas no desenvolvimento deste trabalho. A outra questão surge da constatação de que ainda existem empresas que aplicam conceitos antigos por falta de conhecimento e porque não dizer, por falta de uma política empresarial de gestão do conhecimento.

Vamos, portanto, dentro das nossas limitações acadêmicas, estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias, para compreender os processos administrativos e exemplificar alguns casos.

PENSAMENTO SISTÊMICO

O biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy elaborou uma teoria interdisciplinar capaz de transcender aos problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais (sejam físicos, biológicos, sociológicos, químicos etc.) e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cada ciência pudessem ser utilizadas pelas demais.

O pensamento sistêmico contrapõe o cartesianismo é uma forma de abordagem da realidade que surgiu no século XX, em contraposição ao pensamento reducionista, ou cartesiano, que visava a fragmentação. É visto como componente do paradigma emergente, que tem como representantes cientistas, pesquisadores, filósofos e intelectuais de vários campos. Por definição, o pensamento sistêmico inclui a interdisciplinaridade. Atualmente temos um modelo de ciência cujo princípio é a racionalidade, a experiência, a comprovação, porem questiona-se se este mesmo modelo, principio serve para a educação, pois na educação o produto não é um simples objeto como na ciência e na tecnologia, na educação o objeto é a pessoa humana. O pensamento sistêmico, de uma forma geral, pode ser definido como uma nova forma de percepção da realidade. Segundo Capra (1996) quanto mais são estudados os problemas de nossa época, mais se percebe que eles não podem ser entendidos isoladamente. São problemas sistêmicos, o que significa que estão interligados e são interdependentes. Deve-se sempre partir do princípio de que o todo e mais que a soma das partes, tendo desta forma o sistema como um todo integrado cujas propriedades essenciais surgem das inter-relações entre suas partes. Entender a realidade sistemicamente significa, literalmente, colocá-la dentro de um contexto e estabelecer a natureza de suas relações.

Ajuda-nos a enxergar as coisas como um todo e não como partes isoladas, assim como a criar e mudar a realidade. É a capacidade de entender como os elementos estruturais interagem para produzir os diversos fenômenos com os quais se deparam.

Métodos de resolução de problemas em equipe- A Visão Sistêmica: esse método foi desenvolvido por uma empresa automotiva com o objetivo de verificar as causas e resolver os problemas existentes na empresa, para isso foi utilizado o método 8 D que será explicado a seguir:

1- Criar uma equipe e trabalhar com ela: unir um grupo de pessoas com conhecimento do processo, atribuir tempo, responsabilidades e conhecimentos técnicos para resolução de problemas;

2- Descrever o problema: especificar o problema para o cliente interno/externo, identificando-o, estabelecer grau de importância;

3- Programar e verificar as ações intermediárias de contenção: Definir e programar planos de ações de contenção para atenuar o efeito dos problemas antes do final dos trabalhos.

4- Definir e verificar a causa raiz: identificar e Isolar todas as causas possíveis que poderão explicar a ocorrência do problema;

5- Escolher e verificar as ações corretivas permanentes: Confirmar se as ações corretivas irão resolver o problema de forma quantitativa;

6-Programar as ações corretivas permanentes: monitorizar os efeitos de longo prazo e, se necessário, programar ações de reação, assegurar que as ações corretivas estão sendo eliminadas;

7- Prevenir a recorrência:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com