TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia

Monografias: Atps Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Macroeconomia e seus principais objetivos

Macroeconomia é a parte da teoria econômica que estuda os agentes econômicos em seu conjunto. Tem como objetivo determinar os fatores que interferem no nível total da renda e do produto de uma economia.

-RENDA: é a soma das remunerações feitas aos fatores da produção empregados no processo produtivo durante um certo período de tempo, ou seja, é o total dos salários, aluguéis, juros e lucros.

-PRODUTO: é a soma dos valores monetários de todos os bens e serviços finais produzidos por um país num determinado período de tempo.

PRINCIPAL OBJETIVO DA TEORIA MACROECONÔMICA: é determinar os fatores que influenciam o nível da renda e do produto do sistema econômico. O problema fundamental da economia é a escassez de recursos e as necessidades ilimitadas, tendo em vista que os recursos devem ser empregados de maneira racional, adequada, para conseguir mais quantidade de produtos ou satisfação. Os economistas sentiram a necessidade de criar meios que lhes permitissem medir e avaliar as atividades econômicas desenvolvidas pela sociedade. Com isso surgiu a Contabilidade Social ou CNA- Contabilidade Nacional, que nos dá em termos quantitativos, o desempenho global da economia.

CONTABILIDADE NACIONAL- é o registro contábil da atividade econômica de um país num dado período de tempo (normalmente um ano). É uma técnica que se preocupa com a definição e os métodos de quantificação dos principais agregados macroeconômicos, como produto nacional, consumo global, investimentos, exportações, entre outros.

SISTEMA DE CONTAS NACIONAL ( Sistema ONU ) : trata-se de um sistema baseado em quatro contas relativas à produção , apropriação ( ou utilização da renda ) e acumulação ( ou formação de capital ) dos agentes econômicos ( famílias , firmas ou empresas , setor público e setor externo ) criado pelo inglês Richard Stone : Conta do produto interno bruto ( produção ) ; Conta renda nacional disponível liquida ( apropriação ) ; Conta transações correntes com o resto do mundo; Conta capital ( acumulação ) ; Os lançamentos das transações são efetuados de acordo com o método das partidas dobradas , sem a contrapartida caixa . Apresenta-se também a conta corrente das administrações públicas. Esta conta discrimina as contas do governo, incluindo impostos diretos, contribuições previdenciárias entre outros.

Política Fiscal

É o nome dado às ações do governo destinadas a ajustar seus níveis de gastos, assim monitorando e influenciando a economia de um país. Nos diversos manuais de Economia, a política fiscal está intimamente ligada à política monetária, podendo-se afirmar, em termos bastante simplistas, que as duas políticas econômicas são como irmãs, pois ambas buscam influenciar um aspecto da economia: a política monetária irá modificar o comportamento da moeda, e a política fiscal irá operar frente aos gastos estatais. Todo o governo invariavelmente irá utilizar as duas políticas sob várias combinações e graduações, num esforço para orientar as metas econômicas de um país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com