TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia

Casos: Atps Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 11

Custo de Oportunidade

O Custo de Oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida. Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor que atribuímos à melhor alternativa de que prescindimos quando efetuamos a nossa escolha.

O custo de oportunidade está desta forma, diretamente relacionado com o fato de vivermos num mundo de escassez. De fato, é a escassez que nos obriga a efetuar escolhas o que implica prescindirmos de determinados bens quando optamos por outros e, portanto, implica a existência de um custo de oportunidade sempre que tomamos uma decisão. O custo de oportunidade pode ser também visível numa situação de escolha entre consumo presente e consumo futuro (isto é, poupança): consumo futuro implica necessariamente sacrifício de consumo presente, isto é, o custo de oportunidade da poupança é não mais do que a melhor opção em termos de consumo presente.

Exemplo de caso Real:

Construtores precisam adiar obras: Município registra um déficit de 50 % na Mao de obra especializada, o que ameaça a capacidade de expansão imobiliária.

Na pratica, as construtoras de Taubaté já sentem os reflexos do bom do mercado imobiliário.

Órgãos ligados a recolocação de profissionais no mercado de trabalho também apontam oferta de vagas maior que numero de candidatos.

De acordo com o João Luis Rimoli, proprietário da Rimoli Construção e Engenharia, a falta de mão de obra o obrigou a readequar o cronograma de duas obras que ele pretendia entregar no inicio neste ano.

“Não tem gente para contratar, vou esperar terminar as obras que estou conduzindo e transferir o efetivo. Só no ano que vem começo”, disse.

Ele ainda apontou que para evitar desgaste, tem optado por contratar empreiteira.

A opinião é compartilhada por Carlos Eduardo Severo, da Ergplan Construções.

“O que tenho percebido é que ao contratar empreiteiras, as construtoras apenas transferem o problema. A falta de Mão de obra é geral”, disse.

Vale do Paraíba – Economia // Taubaté

Curva de Possibilidade de Produção

Curva de Possibilidade de Produção também conhecida como Fronteira de Possibilidade de Produção expressa graficamente o limite máximo que uma determinada economia pode produzir através da combinação de dois recursos, por exemplo, capital e terra. Pode também ser expressa para demonstrar o quanto a economia pode produzir de dois bens e a relação entre estes. Para produzir mais de uma unidade do bem A, por exemplo, é necessário abrir mão de uma determinada quantidade do bem B, essa determinada quantidade é dada pela Taxa Marginal de Substituição (TMS).

Com relação a tecnologia vale lembrar que caso haja um avanço tecnológico a possibilidade de produção da economia é expandida, logo há um deslocamento da CPP para a direita. Caso haja uma guerra, por exemplo, e grande parte da capacidade instalada for destruída há uma retração da CPP pois agora a economia pode produzir menos do que anteriormente.

Exemplo de caso Real:

RIO - As regras que determinam que os equipamentos utilizados na exploração e produção de petróleo tenham um percentual mínimo de produção no Brasil poderão desacelerar o crescimento de produção de petróleo no país, acredita o diretor de Upstream da Shell Brasil, Antonio Guimarães. Isso se deve, segundo ele, à indisponibilidade de equipamentos em quantidade, qualidade e preço existente no país atualmente. Com isso, a empresa não está conseguindo atingir o nível determinado pelo governo.

O fato de a decisão de relacionar o nível de conteúdo local ao momento da licitação dos blocos de petróleo vai gerar tensões ao longo do processo de produção, acredita Guimarães. "O operador vai estar exposto a pagar multas, porque no processo de conteúdo local, uma vez que você se compromete (a entregar um percentual mínimo) e não entrega, há penalidade. Ou então o operador vai tentar repassar essa obrigação, mesmo que de forma ineficiente, ao seu supridor, que estará sob pressão do operador", disse o diretor, que participou do Rio Oil Gas, no Rio de Janeiro.

A sugestão da companhia para que o processo seja mais eficiente seria fazer com que o comprometimento do nível de conteúdo local da parte de exploração fosse entregue à Agência Nacional do Petróleo, Gás e Bicombustíveis (ANP) no momento em que as empresas forem apresentar o programa exploratório mínimo. Além disso, o ideal seria que o protocolo de compromisso, para a fase de desenvolvimento, fosse entregue no momento em que fosse feita a seleção dos fornecedores ou no momento da entrega do plano de desenvolvimento dos blocos.

Guimarães lembrou que, em função de o operador do bloco ser o único responsável por entregar o conteúdo local, e pelo fato de o operador estar sujeito às penalidades, que podem variar entre 0,5 e 2 vezes do valor não entregue, isso poderá ter um impacto na curva de produção. "O conteúdo local, como é colocado hoje, de forma punitiva, pode se tornar impeditivo para novos projetos. E uma das possibilidades que pode acontecer é que o crescimento da produção vai ser desacelerado", disse o diretor da Shell Brasil.

O executivo ressaltou que o cenário em que a obrigação de conteúdo local se tornaria um impeditivo para a produção de petróleo ainda não foi verificado. No entanto, ele afirmou haver uma diferença grande entre o que a indústria brasileira é capaz de suprir, de forma competitiva, e o que é exigido.

A regulamentação da ANP a partir da 7ª Rodada de Licitações determina que o conteúdo local dos equipamentos utilizados na exploração de petróleo seja de 55% a 65%. Segundo Guimarães, no projeto mais recente da Shell, no Parque das Conchas, a companhia entregou 35% de conteúdo local.

"Se a gente atuar de forma preventiva, a gente evita que aqueles limitadores ocorram. Se a gente não atuar, possivelmente eles venham a se materializar", disse.

Na manhã desta segunda-feira, o secretário de Minas e Energia, Marco Antonio Almeida, disse que o governo pretende elevar ainda mais o conteúdo local necessário para as próximas rodadas de licitação. O executivo da Shell disse que o "papel do governo é sempre buscar maximizar o conteúdo local" e que as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com