TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia

Monografias: Atps Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

Ramos de negócios – Cursos Livres online

Nossa equipe observando a etapa 1 solicitada percebemos vários ramos de atividades que poderíamos estar utilizando como base de nossa ATPS e elegemos o ramo de negócios que tem crescido muito atualmente.

O ramo de ensino a distância vem revolucionando a forma de aprendizado. A velocidade com que novas tecnologias surgem e a grande oferta de conteúdo fazem deste ramo de negócios um projeto interessante e lucrativo.

Na medida em que avançam as tecnologias de comunicação virtual (que conectam pessoas que estão distantes fisicamente como a Internet, telecomunicações, videoconferência, redes de alta velocidade) o conceito de presencialidade também se altera. Poderemos ter professores externos compartilhando determinadas aulas, um professor de fora "entrando" com sua imagem e voz, na aula de outro professor... Haverá, assim, um intercâmbio maior de saberes, possibilitando que cada professor colabore, com seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento, muitas vezes a distância.

O crescimento do ensino EAD

É uma opção prática e interessante para as pessoas que não conseguem frequentar uma universidade, devido a falta de tempo, recurso ou dificuldade de acesso; ou seja, é um modelo educacional em que a aprendizagem não tem limitações espaciais ou temporais.

Os primeiros cursos dentro dessa modalidade surgiram nos Estados Unidos, e eram feitos por correspondência. No Brasil, há registros a respeito desde os primeiros anos do século XX, mas em graduação a primeira experiência foi da Universidade Federal de Mato Grosso, em 1995, oferecendo cursos a distância aos professores da rede de ensino.

No início, esses cursos não eram bem aceitos pelas empresas e até mesmo as pessoas tinham certo receio em testá-los pela ausência do contato presencial. O conteúdo online não transmitia confiança e credibilidade, e essa nova forma de aprendizado ainda era muito recente, portanto não existiam resultados que comprovassem sua eficiência. No entanto, em apenas cinco anos, o número de alunos que concluiu o curso superior por meio do EAD cresceu de 131 para 25.804, assim como o número de modalidades oferecidas, que subiu de 10 para 349.

Cursos Livres segundo a legislação Brasileira

A legislação brasileira regulamentou a categoria Curso Livre, que atende público a partir do nível fundamental, com objetivo de oferecer profissionalização rápida para o mercado de trabalho (ex: informática, atendimento, secretariado, etc).

Existe no Congresso Nacional há anos um projeto de lei para regulamentar os cursos livres no MEC, mas não existe consenso, pois existem diferentes métodos, currículos e material didático; é mesmo muito difícil criar um padrão pelo MEC. Agora o Profissional terá certificado pelo conhecimento prático, basta apenas fazer uma prova sem a necessidade de estudar qualquer livro.

Lembrando que Curso livre não tem vínculo nem reconhecimento pelo MEC/CAPES. Esses cursos tem validade legal para diversos fins, porém não podem ser convalidados, validados ou chancelados por escolas reconhecidas pelo MEC/CAPES.

Mercado de Cursos Livres Ead x Presencial

O mercado EAD que escolhemos para atuar nesta ATPS será o mercado de “Cursos Livres” conhecidos popularmente como Cursos Profissionalizantes Livres.

Optamos por escolher o setor de Cursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com