TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia

Artigo: Atps Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  7.825 Palavras (32 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 32

Campo Grande-MS, maio de 2013

Capítulo 1

Estrutura de mercado

01. Concorrência pura ou perfeita

A concorrência pura ou concorrência perfeita é um tipo de mercado em que há grande numero de vendedores (empresa), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, não afeta a oferta do mercado nem, conseqüentemente, o preço de equilíbrio.

Nesse mercado prevalecer as seguintes premissas:

• Mercado atomizado: grandes números de empresas “átomos”

• Produtos homogêneos: não existe diferença em produtos ofertados.

• Não existem barreiras: para ingresso de empresas no mercado.

• Transparência do mercado: todas as informações sobre lucro, preços etc.

Mercados em concorrência perfeita no longo prazo não existem lucros extras ou extraordinários apenas lucros normais representam a remuneração do empresário.

Concorrência perfeita se existirem lucros extraordinários em curto prazo, isso atrairá novas firmas para o mercado, não existe o mercado tipicamente de concorrência perfeita, sendo talvez o mercado de produtos hortifrutigranjeiros.

02. Monopólio

O mercado monopolista caracteriza – se por apresentar condições diametralmente apostas as da concorrência perfeita. Nele existe um único empresário (empresa) dominando inteiramente oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente.

Nessa estrutura de mercado, a curva da demanda da empresa é a própria curva da demanda do mercado como um todo.

Demanda de mercado (= demanda da firma monopolista)

Sobre elasticidades, quando não existem bens concorrentes ou substitutos, como acontece no mercado monopolista, a demanda de mercado tende a ser inelástica.

Contudo, isso não significa que o monopolista poderá aumentar os preços indefinidamente: se o preço se elevar em demasia, pesará muito no orçamento dos consumidores, que praticamente impeçam a entrada de novas firmas no mercado.

• Monopólio puro ou natural: ocorre quando o mercado, por características próprias exige elevado volume de capital.

• Patentes enquanto a patente não passa para domínio publico, a empresa é a única que detém a tecnologia apropriada para produzir aquele determinado bem.

• Controle de matérias-primas básicas: o controle das minas de bauxita pelas empresas produtoras de alumínio.

• Monopólio institucional ou estatal em setores considerados estratégicos ou de segurança nacional, como ocorre no Brasil e no mundo.

Dada a existência de barreiras à entrada de novas empresas, os lucros extraordinários devem persistir também no longo prazo em mercados monopolizados.

Monopólio do mercado é que a maioria do olho de negócios superior a. Ela pode fazer você ganhar muito dinheiro. Bill Gates, o homem mais rico no mundo é um exemplo de uma pessoa que entendeu e explorou isso. Existem muitas razões pelas quais ele ocorre. Alguns deles são mencionados abaixo:

Quando um empresário adquire recursos para um produto que as pessoas outros colegas não conseguem.

Quando se tem qualificado a tal ponto que os outros não podem tocar o seu nível de habilidade para esse serviço.

O produto dá utilitários excelentes e é o mais user-friendly.

Pode ser o produto ou serviço é recém-inventada e, portanto, a tecnologia disponível reservada com esse fornecedor.

A violação a definição acima de monopólio pode ser quando há concorrentes suficientes, mas o serviço prestado por esta empresa monopolista é única em todos os sentidos para satisfazer os clientes precisam.

O papel do governo também entra em cena em momentos em que proíbe a produção de determinado serviço por parte dos cidadãos de seu país. Ele faz isso através da imposição de multa e registrar o caso de ser contra a lei. Um Governo coloca muita restrição à produção de determinados produtos. Geralmente, o Governo faz isso em casos em que a disponibilidade desse serviço pode causar por exemplo, grave ameaça nacional e internacional armas e munições, dinheiro, armas nucleares etc política de mercado, é freqüentemente chamado de monopólio estatal.

Quando um prestador de serviços obedece todas as regras estabelecidas por esse governo e ainda é capaz de desfrutar a supremacia do mercado, em seguida, tal situação é denominado como o monopólio do governo concedido. O monopólio natural é termo usado para se referir ao monopolista que adquirir todo o mercado para o serviço do seu tipo por causa da quantidade de produção que ele faz comparativo com os outros para atender as demandas do mercado para esse serviço.

Geralmente monopólio é visto como pessoa espera obter do mercado através da implementação de meios desleais, tais como a prestação do serviço a baixo custo muito mais do que outros prestadores de serviços e fazendo com que o concorrente a ter perdas financeiras pesadas. Este resultado na remoção de existência oponente de mercado eo monopolista novamente aumenta o preço do serviço para recuperar as perdas. Isso foi o que a Microsoft fez e casos movidos contra seu presidente.

Existem algumas matérias-primas para por exemplo, óleo, gasolina, etc, cuja disponibilidade e produção é mais em países do Golfo. A disponibilidade destes produtos é limitada, mas a exigência é muito mais consequentemente, os seus preços são elevados. Esse monopólio é lamentável e é difícil de ser controlada desde que esses recursos são fornecidos pela natureza. Daí o homem começou a procurar combustíveis alternativos Às vezes, uma empresa produz mais serviços do que seu principal produto, dando-lhes outros nomes de marcas só para evitar os concorrentes nesse campo. Para por exemplo, dizer que um vendedor de livros vende livro para mesmo assunto, mas com conteúdos diferentes, com outros nomes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com