TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia Etpa 1 E 2

Artigos Científicos: Atps Economia Etpa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

O ramo escolhido pelo grupo foi o alimentício: restaurantes

O setor de alimentação está crescendo e apresentando números impressionantes, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), no ano de 2012, este mercado faturou R$ 426,7 bilhões com industrias, restaurantes, bares e lanchonetes, e criaram cerca de 59 mil novos empregos no pais.

a) Os consumidores são integrantes de todas as classes sociais, mas, principalmente da classe c, pois a maioria das pessoas desta classe trabalha fora de casa e acabam almoçando em restaurantes ou comendo marmitex, por morarem longe de casa ou ter pouco tempo de intervalo para o almoço. Alem disso, saem, em média, uma ou duas vezes na semana para realizar uma refeição em família como lazer. Esta classe ganha de 3 a 10 salários mínimos e, segundo o IBGE, estão gastando, em média, cerca de 30% da renda mensal nesse segmento. http://www.smzto.com.br/donnas/mercado.html

b) A classe c é a que mais cresce no Brasil, portanto, ela está cada vez mais consumindo. Além disso, os integrantes das famílias desta classe, geralmente trabalham fora de casa, e por uma questão de logística ou de tempo acabam por almoçar fora de casa.

c) O principal motivo pelo crescimento desse mercado é o aumento da renda dos brasileiros, que, por sua vez, consomem mais, principalmente a classe c. alem desse crescimento, a mudança dos hábitos de consumo, aliada à praticidade e a falta de tempo levam cada vez mais os consumidores a utilizar esse setor. http://www.smzto.com.br/donnas/mercado.html

d) Aproveitando o crescimento desse setor, as redes de franquias alimentícias (franchising) tem aumentado sua rentabilidade. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), franquias da área de alimentação faturaram mais de R$ 20,5 bilhões em 2012. O crescimento foi de 17,6%, chegando a 573 redes e deve avançar ainda mais neste ano.

Etapa 2

Vídeo 1: Custos e formação do preço de venda

Clientes bem informados, que tem um grau mais elevado de cultura, pagam mais por um produto de boa qualidade e diferenciado. Deve-se levar em conta o mercado para agregar valor ao produto, além de verificar os custos e despesas, não só os custos diretos da produção, mas também os custos fixos, como luz, aluguel, entre outros, a estrutura, os preços praticados pela concorrência, no intuito de diminuir os gastos para a produção e, consequentemente, o preço do produto. Oferecer um produto de alta qualidade com preço baixo e gerar lucro em grande escala, ou seja, trabalhar muito por um preço baixo e gerar valor na quantidade.

Vídeo 2: Custos e formação do preço de venda

A empresa deve considerar o valor de aluguel mesmo que o espaço seja próprio, pois se a empresa ocupa o espaço, este está sendo impedido de gerar lucro direto para a empresa, ou seja, se estivesse sendo alugada para outra empresa, geraria lucro direto. Calcular as despesas e custos em um período de 12 meses para calcular o preço do produto oferecido. Os gastos com entrega, comissões, impostos, taxas e, principalmente, o pró labore também devem ser levadas em consideração na hora de estabelecer o preço, além de considerar o volume de venda e o lucro, que é o principal enfoque da produção ou prestação de serviço.

Como administras os custos de sua empresa

O objetivo do gestor financeiro é maximizar os lucros da empresa, o lucro líquido é decorrente das vendas, menos os custos e despesas da empresa.

O administrador financeiro deve conhecer e administrar os custos de sua empresa, para tomar as decisões corretas e maximizar os lucros, utilizando os conhecimentos de equilíbrio, margem de contribuição e formação do preço de venda para realizar uma gestão financeira eficiente.

O custo direto variável é o custo das mercadorias, produtos ou serviços vendidos. Na área de comércio é o custo da aquisição de mercadorias para revenda, na área industrial é o custo de fabricação do produto a ser vendido, ou seja, a aquisição de matéria prima para a produção, mais o custo da mão-de-obra utilizada na produção, e na área de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com