TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Educação Ludica

Trabalho Universitário: Atps Educação Ludica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 3

Atps: educação lúdica

ETAPA 4

PASSO 3:

• PÚBLICO-ALVO: Jardim I

• PERFIL DA TURMA: É uma turma de 11 meninas e 3 meninos, eles são um pouco agitados e não ficam por muito tempo realizando uma atividade, mas mostram ser expertos, inteligentes e carinhosos.

• TEMA: Verduras, legumes e frutas.

• JUSTIFICATIVA:Minha turminha é formada por 14 crianças sendo que são 11 meninas e 3 meninos, quase todos são alunos da escolinha desde pequenos. São filhos de famílias de classe media profissionais, autônomos, empresários, etc. É uma turma muito dinâmica, gosta de conversar e estar todo momento querendo descobrir coisas novas, mas porem é uma turma que não aceita frutas, verduras e legumes por esse motivo que irei trabalhar com esse tema assim aproveito que estão nessa fase de querer descobrir coisas novas para trabalhar a importância de uma alimentação saudável.

O desenvolvimento das crianças na educação infantil depende das oportunidades e aprendizagens oferecidas pelo mundo que as cerca. Oferecer diferentes matérias as crianças é uma maneira de ampliar sua capacidade de expressão e contemplar as inúmeras possibilidades que se apresentam diante das atividades que são desenvolvidas. Pois a escola é um espaço educativo e formador, alem de alfabetizar tem como objetivo formar cidadão capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é formação de valores e hábitos e entre eles esta a consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir a firmar estes hábitos sendo que para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário das refeições na escola a qual deve permitir a ela o contato com uma alimentação diversificada e saudável pois os cuidados com a alimentação da criança devem ser temas recorrentes dentro do ambiente escolar, afinal são esses hábitos tão importantes que irão garantir a ela um crescimento saudável, que inclua dentre outros, o desenvolvimento motor e intelectual.

E é por meio da ação continua e gradual deste projeto pretende fazer com que os alunos descubram o valor de uma alimentação saudável, a importância da plantação para a raça humana, e a necessidade de plantarmos para colhermos, ou seja, não fazer de ato de se alimentar uma obrigação e sim um hábito prazeroso, saudável e nutritivo de uma forma atraente, lúdica e educativa.

• OBJETIVOS:

 Identificar diferentes tipos de alimentos;

 Estimular a criatividade e a imaginação;

 Desenvolver a consciência da necessidade de uma boa alimentação;

 Adquirir cuidados com a saúde e higiene;

 Levar o aluno a encarar a necessidade de comer legumes, verduras e frutas como uma opção de saúde;

 Classificar e diferenciar os legumes, frutas e verduras;

 Ampliar a capacidade de atenção e concentração;

 Estabelecer as diferenças entre doce, salgado e azedo;

 Estimular hábitos alimentares saudáveis;

 Adquirir habilidades motoras finas através da colagem, recorte, dobradura,etc.

• CONTEÚDOS:

 Expressão oral;

 Formas e tamanhos;

 Cor;

 Classificação dos alimentos;

 Natureza e sociedade;

 Artes visuais;

 Movimento;

 Musica;

• PROCEDIMENTOS DE ENSINO:

 Discutir com os alunos o que eles entendem por alimentação saudável e sua função no organismo;

 Apresentar a pirâmide alimentar aos alunos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com