TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Eletronica E Instrumentação

Artigo: Atps Eletronica E Instrumentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  3.814 Palavras (16 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 16

ELEVAÇÃO DO TEMPO NOS REPAROS DE MOLDE DE INJEÇÃO DE POLICLORETO DE VINILA (PVC)

O presente projeto apresentado como pré-requisito para o trabalho de conclusão de curso de Engenharia Mecânica.

JOINVILLE, SC

2014

“A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre aquilo que todo mundo vê.”

Arthur Schopenhauer

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Ciclo de Moldagem por injeção ......................................................................... 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 3

2.1 EMPRESA 3

2.1.1 Produtos 4

2.1.2 Sustentabilidade 4

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 6

3.1 MOLDAGEM, CICLO E ETAPAS DE MOLDAGEM 8

3.1.1 Moldagem de plásticos por injeção 8

3.1.2 Ciclo de moldagem por injeção 8

3.1.3 Máquinas de moldagem por injeção 9

3.2 MANUTENÇÃO DOS MOLDES 11

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é um momento importante na complementação dos conceitos aprendidos em sala de aula, no curso de graduação em Engenharia Mecânica, para relacionar de forma funcional as disciplinas com a prática no dia a dia no ambiente de trabalho.

Ele permite a ligação entre o mundo acadêmico e o mundo profissional, proporcionando oportunidades a ambas as partes. Para a empresa o conhecimento aprendido em sala de aula pelos estagiários pode fornecer uma nova visão, mais produtiva para os processos atualmente gerenciados, e para o estagiário fornece o conhecimento técnico necessário para seu desenvolvimento. Para o curso de Engenharia Mecânica o Estágio Obrigatório foi essencial para aprimorar os conhecimentos e fortificar a relação entre Empresa, Aluno e Faculdade.

A empresa escolhida para vivenciar o estágio foi a Mexichem que é líder na indústria química e petroquímica latino-americana. O objetivo no estágio será conhecer as causas de elevação do tempo nos reparos de molde de injeção de policloreto de vinila (PVC), através da identificação de falhas que causam a elevação nos tempos de reparos dos moldes de injeção de policloreto de vinil e descrever de forma detalhada como são feito os reparos dos moldes que quebram durante o processo produtivo.

Atualmente como os custos de produção para as empresas são elevados, para manterem-se competitivas no mercado buscam dar ênfase na produtividade, quanto menor é o tempo perdido no processo produtivo, maior é a produtividade. Atualmente nas empresas existe uma preocupação com o setor ambiental e a responsabilidade social, isso faz com que as empresas busquem uma melhora continua em seus processos.

2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Aqui caracterizare-se o perfil da empresa em que foi realizado o Estágio Obrigatório Curricular, a Mexichem, assim como seu sistema de gerenciamento de moldes de policloreto de vinila (PVC).

2.1 EMPRESA

A Mexichem é uma empresa líder na indústria química e petroquímica latino-americana, com mais de cinquenta anos de trajetória na região e trinta na Bolsa de Valores do México. Sua produção é comercializada em todo o mundo com vendas que superam os US$ 3 bilhões.

A Mexichem emprega, atualmente, mais de 16 mil funcionários, com plantas em praticamente todo o Continente Americano, na Europa e na Ásia, que contribuem ativamente com o desenvolvimento nos países onde atua, e exporta para cerca de 50 países.

Os produtos da Mexichem têm impacto decisivo na qualidade de vida das pessoas e respondem à crescente demanda em setores de aplicação tão dinâmicos como construção civil e infraestrutura urbana, geração e fornecimento de energia, além de transportes, comunicações, saúde, entre outros.

Considerada uma das cinco produtoras de maior eficiência do mundo no seu setor, a Mexichem tem como prioridade o desenvolvimento e a utilização de tecnologias de vanguarda que garantam a competitividade internacional dos seus produtos e serviços.

Sua visão é baseada em ser respeitada e admirada mundialmente como companhia líder no setor químico, focada na produção de resultados, na contribuição ao progresso e na melhoria de vida das pessoas. E sua missão é transformar químicos em produtos, serviços e soluções inovadoras para os diversos setores industriais, por meio da excelência operacional e do enfoque nas necessidades do mercado, a fim de gerar valor contínuo para nossos clientes, colaboradores, sócios, acionistas e comunidade e contribuir com a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

2.1.1 Produtos

Em Joinville, os produtos da Mexichem são da marca AMANCO, a marca pertence a Mexichem, grupo de empresas químicas e petroquímicas líderes no mercado latino americano. Com sede em São Paulo, a Mexichem Brasil conta com cerca de 3000 colaboradores e dispõe de 9 fábricas no Brasil. Traz ao mercado tecnologia de ponta, a empresa conquistou ao longo dos anos a preferência do consumidor e de profissionais da construção civil, do setor de infraestrutura e da agropecuária.

O Grupo Mexichem é o maior produtor de resinas de PVC na América Latina e o principal produtor de tubos e conexões desta região. A Mexichem detém a liderança mundial na produção de ácido fluorídrico, é o único produtor integrado na América. Além disso, é líder também na produção de cloro.

Com exportações para mais de 50 países e respaldo de mais de 50 anos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com