TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatistica

Dissertações: Atps Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução.

Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento, a coleta qualificada, a interferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações, assim ela tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, com situações sujeitas a incertezas.

Nosso objetivo neste trabalho é mostrar que a estatística é de extrema importância para a organização, por isto é necessário que o profissional desta área entenda seus conceitos para aplicar na sua gestão.

Para entender seus conceitos iremos analisar textos, e utilizar conhecimentos adquiridos em sala de aula assim seremos supostos supervisores do departamento de controle de qualidade da fábrica, e estaremos verificando o processo de controle de empacotamento de pacotes de café da marca Canecão.

Iremos colher amostras predeterminadas de pacotes de café para efetuar os procedimentos estatísticos para determinar a aprovação ou reprovação de um lote para comercialização, tudo isso após analisar os resultados da pesquisa de estatística e de controle de qualidade do produto em questão.

Conceitos.

Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.

 Estatística Descritiva: é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

 Estatística Inferencial: é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra.

 Dados: Consistem em informações provenientes de observações, contagens, médias ou respostas. Existem dois tipos de dados de conjuntos de dados usados em estatística chamados: populações e amostras. População: conjunto de tos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.

 Amostra: é um subconjunto de uma população.

 Parâmetro: é uma descrição numérica de uma característica de população.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção de analises de informações permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos, e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.

A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos racionalmente com situações sujeitas a incertezas.

Apesar de ser uma ciência relativamente recente na área de pesquisar, ela já era usada na idade media para medir poderio militar, riquezas e habitantes. Hoje os dados são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético.

Na pratica a estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em varias outras ciências. A estatística permite identificar situações criticas e consequentemente, atuar em seu controle desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidências.

Organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependente de dados estatísticos para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre uma conjuntura econômica e social.

Aplicação da Estatística

Aplicações da Estatística em varias áreas da administração, sendo elas na:

 Indústria: na implantação de uma fabrica até avaliação das necessidades de expansão.

 Recursos Humanos: pesquisas de compatibilização entre os conhecimentos e as habilidades dos funcionários e as atividades desenvolvidas por eles.

 Universidades e Instituições de Ensino: pesquisa e desenvolve novas metodologias de analise estatísticas para os mais variados problemas práticos e teóricos.

 Área de demografia: estuda a evolução e as características da população.

 Marketing e analise de mercado: monitoração de mercado, nos sistemas de informações de marketing, na prospecção e avaliação de oportunidades.

 Área financeira e bancária: pode atuar no departamento de seguros e analises atuarial, na avaliação e seleção de investimentos, no estudo e desenvolvimento de modelos financeiros.

Estatística na área de Administração, temos um exemplo prático na Indústria de fundição de blocos. É um produto considerado como estratégico, por já estar consolidado no mercado. O processo de avaliação de qualidade das unidades produzidas requer um teste destrutivo do corpo da prova. O bloco deve ser cortado para que se retirem os corpos de prova que serão utilizados no ensaio. O processo de inspeção se da sempre com o primeiro bloco do lote que é produzido, se sua propriedade de dureza respeitar o valor critica o lote é aceito, caso contrario o lote é descartado.

Para a coleta de dados, vamos seguir os seguintes passos:

1. Coletar o primeiro bloco do lote;

2. Extrair o corpo de prova;

3. Usinar o corpo de prova;

4. Realizar ensaio de tração;

5. Comparar resultado do ensaio;

6. Aceita ou rejeita o lote;

7. Se rejeitada, coletar o segundo e o terceiro bloco do lote.

Amostras (planilha)

Passo 2 etapas 3 e 4 - Café Canecão - bairro São Bernardo - Campinas

Amostra Peso Amostra Peso Amostra Peso Amostra Peso

01 0,503 26 0,503 51 0,504 76 0,502

02 0,504 27 0,504 52 0,507 77 0,504

03 0,502 28 0,500 53 0,505 78 0,505

04 0,504 29 0,502 54 0,503 79 0,500

05 0,502 30 0,507 55 0,502 80 0,507

06 0,503 31 0,503 56 0,507 81 0,503

07 0,503 32 0,502 57 0,503 82 0,504

08 0,501 33 0,504

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com