TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatistica

Ensaios: Atps Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Administração

4º SEMESTRE

ATIVIDADE AVALIATIVA

ESTATÍSTICA

PROFESSORA EAD: IVONETE MELO DE CARVALHO

Professor Tutor Presencial: Carlos Arcanjo

Alex Sandro Gonçalves RA: 4598913031

Cristina Alessandra Gonçalves RA: 3829712614

Jaqueline Diane Romão RA: 4929931444

Manoela Barbosa Paiva RA: 4928597764

Rogério Faria Vilela RA: 4930925840

São José dos Campos

26/09/2013

SUMÁRIO

Introdução------------------------------------------------------------------------------------- 03

ETAPA 1--------------------------------------------------------------------------------------- 04

ETAPA 2 ---------------------------------------------------------------------------------------07

ETAPA 3 ---------------------------------------------------------------------------------------13

ETAPA 4 ---------------------------------------------------------------------------------------14

Referência Bibliográficas-----------------------------------------------------------------------22

INTRODUÇÃO

Através do método de ensino ATPS, trabalharemos os temas das aulas de Estatística onde foram aplicadas a todos os níveis. Será abordada uma pesquisa de peso em 100 pacotes de café de 500 gramas realizado em um Supermercado onde serão abordados os resultados da pesquisa através de um relatório final contendo o valor médio de peso dos pacotes, o valor mediano, a moda, amplitude e o desvio padrão. Por fim serão mostrados através de gráficos de colunas representando a frequência absoluta e a frequência relativa das pesagens.

ETAPA 1

A Estatística nos dias de hoje é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que necessita analisar informações em suas tomadas de decisões diárias, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal. Pode-se até pensar que suas técnicas nasceram neste mundo contemporâneo em que se valoriza cada vez mais a rapidez e a agilidade das informações, de um mundo onde o avanço tecnológico (através da criação de computadores que processam uma imensa quantidade de dados em um "piscar de olhos") é constante. Porém a utilização da estatística como suporte para a tomada de decisões é verificada também no mundo antigo, e indícios de sua utilização são encontrados até na Era antes de Cristo. Este artigo tem por objetivo destacar os principais eventos relacionados com a história da Estatística, bem como procura discutir os aspectos importantes para o futuro desta ciência.

A palavra estatística tem origem na palavra em latim status, traduzida como o estudo do Estado e significava, originalmente, uma coleção de informação de interesse para o estado sobre população e economia. Essas informações eram coletadas objetivando o resumo de informações indispensáveis para os governantes conhecerem suas nações e para a construção de programas de governo.

No fim do século XVIII estatística foi definida como sendo "o estudo quantitativo de certos fenômenos sociais, destinados à informação dos homens de Estado", desde então esta definição tem agregado uma série de outras funções além, é claro, a de fornecer informações a nossos governantes.

Seja qual for a área ou o objeto de estudo do pesquisador, este poderá vir a utilizar conceitos de Estatística. É indispensável para qualquer profissional o domínio das informações pertinentes ao seu trabalho: um médico deve conhecer profundamente a eficácia de medicamentos, bem como o comportamento de determinada patologia; um administrador não pode deixar de lançar mão de conhecer o seu mercado de atuação, ou ainda sobre o comportamento do seu cliente; um engenheiro precisa acompanhar com grande precisão o controle de qualidade de sua produção estando atento para ocorrência de falhas, identificando suas causas; um biólogo precisa estar atento à diversidade da flora de uma região procurando identificar padrões de desenvolvimento das plantas. Todos estes exemplos são casos em que a Estatística torna-se indispensável como uma ferramenta capaz de auxiliar estes profissionais na busca de soluções para seus problemas de pesquisa. Alguns acontecimentos podem ser destacados como fatos importantes na formação da estatística:

No mundo:

- Em 620 surgiu em Constantinopla o Primeiro Bureau de Estatística.

- No ano de 1654, Blaise Pascal e Pierre de Fermat estabelecem os princípios do cálculo de probabilidades.

- Somente em 1708, houve a criação do Primeiro Curso de Estatística, criado na Universidade de IENA, na Alemanha.

- A palavra estatística surge em 1752 pelo alemão Gottfried Achenwall que deriva da palavra latina STATU, que significa estado, pelo aproveitamento que os políticos e o estado tiravam dela.

Enquanto isso no Brasil:

- No ano de 1872, houve o primeiro senso geral da população brasileira feito por José Maria

da Silva Paranhos, conhecido como Visconde do Rio Branco (1819-1880)

- Em 1936 temos a Criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 1953 duas escolas iniciaram o Ensino de Estatística no Brasil: uma no Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Ciências Estatística (ENCE) e a outra conhecida como Escola de Estatística da Bahia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com