TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatistica

Tese: Atps Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Tese  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Teórico:

Estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões. Existem dois tipos conjuntos de dados usados em estatística, chamados de população e amostra. Define-se população como uma coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse. E amostra é um subgrupo de uma população.

Através de técnicas estatísticas é possível a obtenção e análise de informações que permitem o controle e o estudo adequado dos fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. O objetivo da estatística consiste em fornecer métodos e técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incertezas.

O estudo de estatística divide-se em duas áreas: estatística descritiva e estatística inferencial. Estatística descritiva envolve a organização, o resumo e a representação dos dados. Estatística inferencial envolve o uso de uma amostra para chegar a conclusões sobre uma população, utilizando para isso a probabilidade. A estatística tem aplicação em diversas áreas como nas ciências exatas, economia, engenharia, sociologia, educação, entre outros.

A fim de saber qual procedimento estatístico a ser utilizado é importante saber o tipo e a natureza de dados envolvidos. O conjunto de dados podem ser do tipo qualitativo que consiste de atributos, rótulos, ou entradas não numéricos e quantitativo que consistem de medidas numéricas ou contagens. Outra característica de dados é o nível de mensuração que determina quais cálculos estatístico são significantes. Os quatros níveis de medida são nominal, ordinal, intervalar e racional.

Por meio do planejamento de um estudo estatístico é possível identificar as variáveis de interesse e a população de estudo; desenvolver um plano detalhado para coletas de dados; coletar os dados; descrevê-los; interpretá-los e identificar quaisquer possíveis erros. Existem várias maneiras de se coletar dados, por meio de um estudo observacional, através de um experimento, uma simulação ou por meio de um levantamento ou pesquisa de mercado.

Nos estudos estatísticos é comum o uso da técnica de amostragem que consiste em uma contagem ou medição de parte de uma população. Essa técnica é muito usada para substituir o censo, visto que o mesmo é caro e difícil de realizar pois consiste na contagem ou medição de uma população inteira.

Lista de aplicações da Estatísticas na Administração

Para a empresa o conhecimento estatístico fornecerá a vantagem competitiva contra organizações que não compreendem seus dados internos e externos de mercado. Na administração a estatista está presente em diversas áreas, como contabilidade, finanças, recursos humanos, marketing, sistema de informações e controle de operações.

Vejamos alguns exemplos do uso da estatística numa empresa:

Auditoria: Uma grande empresa realiza pagamentos de mais de 12 mil faturas a fornecedores todo mês. A companhia sabe que algumas destas faturas são pagas de modo incorreto, mas desconhece a profundidade do problema. Os auditores não podem chegar todas as faturas, então eles decidem tomar uma amostra para estimar a proporção de faturas pagas incorretamente, utilizando o método estatístico.

Garantia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com