TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatistica

Pesquisas Acadêmicas: Atps Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  3.509 Palavras (15 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 15

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................................4

2. DEFINIÇÃO DE ESTATÍSTICA..........................................................................................5

2.1 ESTATÍSTICA E SUAS APLICAÇÕES............................................................................5

2.2 NÍVEIS DE MEDIDAS.......................................................................................................6

3. COLETAS DE DADOS.........................................................................................................6

4. TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM........................................................................................6

5. APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO..............................................7

5.1 APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NAS EMPRESAS.......................................................7

6. AMOSTRAS...........................................................................................................................7

7. MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL...........................................................................11

8. DESVIO PADRÃO..............................................................................................................12

9. FREQUÊNCIA ABSOLUTA...............................................................................................14

10. CONCLUSÃO....................................................................................................................15

11. REFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................................................16

1. INTRODUÇÃO

A estatística trouxe uma enorme contribuição para a administração nos permitindo novas técnicas de planejamento e controle no emprego de recursos materiais, financeiros e humanos.

O uso da estatística incentiva a reagir de modo inteligente às informações que lê ou escuta, passando a refletir analisar e questionar as informações encontradas, facilitando, assim, o trabalho dos administradores de organizar, dirigir e controlar as organizações.

No presente trabalho iremos atuar como supervisores do departamento de controle de qualidade de uma fábrica, onde teremos que verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de café que têm marcado nas embalagens “1 kg”, onde determinaremos a aprovação ou reprovação do lote.

2. DEFINIÇÕES DE ESTATÍSTICA

Estática é uma ciência que através de métodos de pesquisa, coleta informações para o processamento e analise de informações. A estatística nos ajuda a lidar de maneira racional com diversas situações sujeitas a incerteza.

Ela vem atuando de maneira muito importante na administração, que está presente em diversas áreas, e com o tempo ambas vem sofrendo grande evolução e cada vez mais a estatística auxilia nos assuntos organizacionais.

2.1 ESTATÍSTICA E SUAS APLICAÇÕES

A ciência da estatística é um estudo relativamente novo na área de pesquisa, porém ela já era utilizada na antiguidade para a coleta de informações sobre habitantes, riquezas e poder militar dos povos. O grande passo para estas áreas se deu na sua importante colaboração na área de qualidade, onde ajudou em um melhor controle de qualidade melhorando o sistema de qualidade melhorando o sistema de produção.

A grande maioria dos dados apresentados pela mídia na atualidade vem dos estudos e pesquisas estatísticas, índices de emprego, desemprego, fome, populacional entre diversos outros é um exemplo de que a estatística está cada vez mais presente no dia a dia.

Na pratica ela pode nos ajudar em diversas áreas, um exemplo claro é área da medicina que fornece uma metodologia adequada para decidir, sobre a aplicação de um novo tipo de tratamento no combate de determinada doença.

Um conjunto de ferramentas importantes no controle de qualidade é o CEP (controle de estatística de processo) que através de uma metodologia estatística ajuda os processos de trabalho. Elas são especificas e eficazes ajudando efetivamente nas tomadas de decisão.

A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade, alguns dados são importantes na definição da estatística, são eles; qualitativos, quantitativos, que se definem assim:

Dados qualitativos: consistem em atributos classificações ou registros não numéricos;

Dados quantitativos: consistem em medidas ou contagens numéricas;

2.2 NÍVEIS DE MEDIDAS

Uma das características dos dados é o seu nível de medida, onde determina quais cálculos estatísticos são significativos, nos quais são nominal, ordinal, intervalar e racional.

Os dados podem ser ordenados e é possível calcular diferenças entre os registros de dados.

3. COLETAS DE DADOS

Há varias maneiras de coletar dados, o foco do estudo determina a melhor maneira de coletá-los. Fazendo um censo realiza a contagem ou a medição de toda uma população. O censo fornece informações completas, mas é freqüentemente dispendioso e difícil de ser realizado.

Usando uma amostra, é uma contagem ou medição de parte de uma população. As estatísticas calculadas a partir da amostra são usadas para predizer vários parâmetros populacionais, uma é o uso do modelo matemático ou físico para reproduzir as condições de uma situação ou de um processo.

4. TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM

Para coletar dados não tendenciosos, é importante que a amostra seja representativa da população. Técnicas de amostragem devem ser usadas para garantir que as inferências sobre a população sejam validas.

Amostra aleatória: é aquela quais todos os membros da população tem chances de serem solucionada.

Amostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com